Pergunta

Em que ano mudou o modelo do Toyota Camry,

Grato,

Amilton S. Lima

Resposta

Prezado Amilton,

Hoje completamos 287 consultorias respondidas e com certeza esta será uma das poucas que não vamos conseguir responder de bate pronto. Precisaremos de algum tempo na pesquisa, mas vamos tentar obter esta informação.

A mudança é bem recente, quando o fabricante trocou as grandes lanternas traseiras, por lanternas mais estreitas. O interessante é que a mudança representou um retrocesso, na avaliação da midia especializada, pois o design das lanternas anteriores representava uma maior modernidade, para os padrões da indústria automobilística, naquele momento.

Vamos procurar a data exata das mudanças, bem como os outros itens incluídos neste momento.

As diferenças de lanternas foram bem pequenas e como o modelo de carro nunca chegou a decolar em nosso mercado o mesmo não chega a criar situações de maior desvalorização entre os modelos, por motivos estéticos ou de design.

É de se estranhar que o modelo não tenha decolado, pois no mercado americano, onde as exigências são bem maiores e a disputa muita mais acirrada o fabricante tem um relativo sucesso. Talvez o sucesso do modelo Camry seja decorrente do sucesso do Toyota Corolla (carro mais vendido no mundo) e não podemos esquecer que ainda compete com um outro concorrente japonês de peso (Honda Accord).

(Complemento):

Prezado Hamilton,

Conforme prometido aqui vai a informação desejada.

Achamos uma nota na Revista Mecânica (ano 13 número 164) que diz:

Toyota Camry 2000:

O Toyota Carmry foi reestilizado . O modelo 2000 ganhou novos parachoques, faróis mais altos com lentes transparentes, além de faróis de neblina com superfície complexa. A grade do radiador tem novo desenho e as molduras laterais possuem detalhes cromados. Na traseira as lanternas foram redesenhadas, com lentes mais largas. O Camry 2000 XLE é equipado com motor 3.0 V6 de 24 válvulas de 191 CV “.

Ainda complementando e confirmando as informações passadas no email anterior, veja o números de vendas registrado pelo modelo, em 2001 no mercado norte americano.

O Honda Accord foi o veículo mais vendiido nos EUA em 2001 com 414.718 unidades. Em segundo lugar ficou o Toyota Camry com 399.449 e em terceiro figura o Ford Taurus cujas vendas foram de 353.560 unidades. A quarta posição também fica com um modelo Honda (uma das marcas que mais cresce nos EUA) com o Civic que fechou o ano de 2001 com 331.780 unidades comercializadas.

Outro grande feito da Honda no Brasil, com seu modelo Civic, foi superar em 2001, as vendas do modelo Vectra da GM.

São os japoneses fazendo veículos (excelentes veículos…………..).

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento