Pergunta

Bom dia! estou ainda processando para decidir-me em que carro comprar, gosto de carros grandes, rústicos e de preferência 4X4, estou pensando em comprar a Envemo Camper,

Gostaria de saber a opinião de vcs e tudo o que puderem informar sobre o veiculo, qual a mecânica, se ela varia, disponibilidade de peças e serviço, qualidade, valores, mercado e etc…

No aguardo, obrigado.

Paulo Davi Batista Jr

Resposta

Prezado Paulo,

Vejamos se conseguimos atender as suas considerações:

Pouco sabemos sobre o modelo pretendido e como o nosso projeto é bem recente não possímos muito material relacionado com o veículo. Até mesmo porque o veículo erma meio que “fora de série” são carros que a midia não costuma focar muito. O modelo Camper foi fabricado pela Envemo, uma empresa dedicada a carros especiais.

Se você perceber o modelo é muito parecido com a Cherokee Sport, excetuando-se o fato de nossa Cherokee ter sido importada somente na versão de quatro portas e o Camper era fabricado com duas portas. Com certeza a modelo é uma cópia da Cherokee Sport Americana, fabricada num esquema de transferência de processo (design, espeficifações, medidas, etc,etc).

Outro exemplo clássico é o nosso Jeep Troller. Nitidamente o modelo Cearense é igual a versão do Jeep Wrangler até 97, quando ainda tinha a frente com faróis retangulares.

O Camper foi vendido com motorização de 6 cilindros GM (Opala 4.1) mas desconheço se chegou a ser oferecido com motorização a diesel. Sempre foi um carro caro, para os padrões de mercado (baixa escala de produção = altos custos) e acabou sofrendo em muito com a chegada dos modelos importados.

Serviços de pós vendas:

Talvez este seja um dos grandes impeditivos da compra do modelo. Como foi comercializado em baixos volumes, com certeza a dificuldade na obtenção de peças, mão de obra qualificada, altos custos, oficinas credenciadas, etc,etc, podem inviabilizar sua compra.

Se você gosta de veículos 4 x 4, talvez a melhor opção seria por um modelo Land Rover linha Defender. É evidente que os custos associados estão diretamente relacionados, mas os veículos sempre foram considerados o “Estado da Arte” no segmento dos 4 x 4. São várias opções mas todas elas com considerações. Vejamos alguns exemplos:

Land Rover Discovery:

Pode ir sem pensar, considerando somente a questão do investimento. Possui três modelo 90, 110 e 130. Os números significam a distância entre eixos em polagadas. O Defender 90 é mais apropriado para o off road, mas tem problemas de espaços internos.

Troller:

Nasceu com mecânica VW AP 2000 e era vendido com valores muito próximos do Jeep Wrangler (R$ 33.000,00 x R$ 37.000,00). Neste cenário o Wrangler dava de 10 a 0, mas com a alta do dolar o modelo americano deixou de ser competivo, trazendo espaço ao modelo do Ceará. A Troller vem evoluindo a cada ano, atualmente já é ofertado com motorização Diesel, capota de fibra, etc,etc. Vem conquistando público local e já existem planos de exportação do modelo. É um exemplo da indústria nacional e oportunismo do mercado.

Toyota Bandeirantes:

Se você conhecer a versão americana de nosso Bandeirante (Toyota Land Cruiser) verá que o nosso modelo parou no espaço e tempo. O Land Cruiser é superior ao modelo 4Runner, que seria o nosso Toyota Hilux SW4. Pelo baixo volume de produção, o motorização japonesa do não atender os programas atuais de controle de poluição, o nosso Bandeirante deixou de ser fabricado. Já era caro e com o fim da produção, poucos modelos disponíveis, alta procura pelo mesmo, acabou tendo um ágio nas cotações de mercado. O momento atual é o pior momento para considerar a compra do modelo. Supostamente a decisão da Toyota é focar no segmento das picapes (Hilix), considerando inclusive a transferência da fábrica da Argentina para o Brasil.

Jeep Wrangler:

Nos EUA é ainda um dos grande mitos, vende muito (+/- 80.000 unidades / ano) que é um excelente número, considerando que o modelo é ofertado por volta dos US$ 18,000.00. No Brasil os últimos modelos foram ofertados por R$ 80.000,00 e subsidiados por R$ 65.000,00, posterior ao anúncio do fim das importações do modelo. Parecia caro, mas hoje um Troller, equipado nos níveis do Wrangler já é ofertado por volta dos R$ 60.000,00. O que não faz a falta de concorrência. Você pode achar um modelo usado por volta dos R$ 35.000,00, mas os problemas de pós venda (altos custos, dificuldades de peças, etc,etc) também podem se aplicar ao modelo.

Engesa:

Muita gente pergunta sobre o modelo e com certeza é um bom veículo. Existe uma versão II que supostamente seria uma evolução do primeiro modelo de veículo. Também representa riscos nos serviços de pós venda.

JPX:

Chegou a ser comercializado com relativo sucesso, pois o projeto era trazido da França, utilizava motorização Diesel Peugeot, mas a importação de outros modelos acabou prejudicando suas vendas. Não seria uma boa escolha.

Vamos anexar algumas consultorias já respondidas sobre veículos 4 x 4 que poderão contibuir em sua decição. Uma vez escolhido o modelo pretendido, podemos focar mais nos negócio, considerando especificações, comparativos, preços de mercado, etc,etc. Somente como referência, vejamos quanto vale o seu Camper pretendido baseado em algumas publicações especializadas:

Revista Carro:

Os preços variam de R$ 13.395 para um modelo Gasolina tração 4 x 2 ano 92 até R$ 31.790,00 para uma modelo a diesel tração 4 x 4 ano 95. Nesta mesma publicação aparece um modelo Envemo Master ano 96 4.0 Diesel cotado a R$ 41.340,00. É muito dinheiro para um modelo fora de linha e com as considerações acima apontadas.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento