Pergunta

O que vocês acham do Linha Marea da Fiat?

Marcos Scolari

Resposta

Prezado Marcos,

Com certeza a linha Fiat Marea é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do fabricante em nosso mercado, que em 2001 chegou a vender mais veículos do que a VW. Esta posição é muito mais justificada por dois produtos que a Fiat vende muito bem (Palio = segundo lugar e Uno = terceiro lugar).

Num mercado onde 80% dos novos veículos possuem motorização 1.0, este é um excelente resultado.

Linha Marea: parte do sucesso da Fiat é justificada pelo portifólio de produtos que o fabricante disponibiliza em nosso mercado. Enquanto outros fabricantes disponibilizam veículos do tipo “disponíveis somente no Brasil” a Fiat sempre trabalhou com seus produtos mundiais e isto acaba se traduzindo em um excelente produto, com qualidades, durabilidade, design, etc,etc.

A linha Fiat Marea aqui comercializada é a mesma que é vendida na Europa o segundo mercado automobilística mundial. Nossa linha Palio, fabricada em Betim também é exportada para a Europa é só isto já seria um passaporte para a qualidade do produto.

Um dos grandes atributos da linha Fiat Marea sempre foi a potência de seus motores. Com 142 CV a linha já batia de longe a concorrência. Assim que a concorrência começou a chegar perto a Fiat logo tratou de lançar um novo motor com 160CV, disponibilizando inclusive recursos tecnológicos bem modernos. Este motor 2.4 é um dos primeiros motores a utilizar o conceito de coletor de admissão variável. Normalmente motores de 16V só disponibilizam suas potências em altas rotações. Com este recurso, a potência já é percebida também em baixas rotações. Isto se traduz numa melhor dirigibilidade, em regime de trânsito urbano.

A linha atual é disponibilizada com três motorizações:

# 1.8 (132CV)
# 2.4 (160CV)
# 2.0 Turbo (182CV)

É evidente que a versão turbo seria a melhor opção, chegou a ser o carro nacional de série mais rápido (perdeu a posição para o Audi A3 1.8 Turbo – 180CV) mas os custos associados de seguro e investimento inicial não justificam sua aquisição.

Se você puder escolher, a motorização 2.4 seria uma ótima opção.

Fiat Marea Weekend:

Não existem considerações negativas para o veículo. Com certeza uma excelente station wagon, com uma excelente relação custo / benefício. O modelo atual já foi lançado há alguns anos, mas ainda se mantém bem atualizada frente a concorrência. As lanternas traseiras na coluna são copiadas pela concorrência. Uma excelente opção para um carro família.

Fiat Marea Sedan:

Talvez o que mais prejudicava as vendas do modelo, eram sua lanternas traseiras. O mesmo ocorria com o modelo Siena e após um sucesso na troca de lanternas deste Siena a Fiat resolveu apostar na mesma estratégia para o Marea Sedan. A lanterna traseira foi trocada, mas tiveram que utilizar uma solução já existente. Trocar um componente de um veículo representa meses e um investimento muito alto. Como o volume de vendas do modelo não depreciaria este investimento considerou-se utilizar uma lanterna e/ou solução já existente.

Pensaram na lanterna e tampa do porta malas do carro Lancia, marca italiana que pertence ao Grupo Fiat. Ficou melhor mais ainda existem considerações sobre a solução. Não são todas as pessoas que aprovaram tal solução.

Ressalva importante:

Na Europa a linha Brava foi substituída pala linha Stillo (novo modelo Fiat que deve chegar em nosso mercado ainda em 2002). O Brava é a versão Hatch da família Marea. A Fiat atesta que irá manter Brava e Stillo convivendo em conjunto em nosso mercado. Posterior a este lançamento já especula-se uma versão Stillo Station Wagon, ou seja seria um substituto para a Marea Weekend, no mercado Europeu. São apenas especulações, mas com certeza o Fabricante italiano tem uma estratégia de vender produtos a nível mundial, ou seja, considerar menor opções de veículos, mas com altos regimes de produção. Merece uma atenção.

Vamos anexar uma tabela que mostra algumas informações sobre a linha Marea. Consideramos as versões SX com motor 1.8 e versão ELX com motor 2.4. Ainda existem as versões HLX, mais luxuosa quando comparada a versão ELX e a versão Turbo, topo de linha da família Marea.

Não poderia expor este cenário, mas tenho que informar que sou proprietário de uma Marea Week HLX 2.4 com 25.000 km e até o momento o carro tem demonstrado um excelente veículo. Não apresentou nenhum tipo de defeito, possui uma excelente dirigibilidade, a motorização é uma das melhores em seu segmento, ou seja um excelente produto. A Fiat colhe os frutos de uma estratégia correta. Excelente produto, moderno, durabilidade, bons serviços de pós venda, etc,etc. A tendência é de melhorar ainda mais sua posição em nosso mercado.

Com certeza a linha Fiat Marea é um excelente produto.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento