Pergunta

Como meu carro deve ser digirido? (motor 1.0 Zetec Rocam).

Devo esticar as marchas?

Devo pisar fundo no acelerador ou não?

Qual a maneira mais eficaz de dirigi-lo para melhor desempenho, durabilidade e consumo?

Henrique Mendonça

Resposta

Prezado Henrique,

Vejamos as perguntas aos seus questionamentos:

Esticar as marchas:

Com certeza esta é uma prática que deve ser ao máximo evitada. Se você observar em seu manual do proprietário, o fabricante irá recomendar as trocas das marchas no correto tempo, ou seja colocar uma terceira marcha, no exato momento em que a segunda marcha já começa sair de sua faixa de operação e assim por diante..

Pisar fundo no acelerador:

Isto só irá representar uma maior consumo de combustível. O ideal é utilizar o acelerador em conjunto com as trocas de marcha, e você irá perceber que esta combinação representará um melhor desempenho.

Maneira mais correta de dirigir para o melhor desempenho, durabilidade e consumo:

Não devemos confundir desempenho e consumo. A princípio parecem que não podem conviver juntos, mas acreditamos num melhor desempenho associado a alto consumo. Em parte é verdade, pois se você forçar (esticar as marchas) o carro irá ter uma melhor desempenho, mas com certeza o consumo será inversamente proporcional a este desempenho.

Você também pode conseguir um razoável desempenho dirigindo de maneira mais devagar e com certeza com uma ótima relação de consumo.

Durabilidade:

Você é que será o único responsável pela durabilidade. Um motor deste pode rodar mais de 150.000 km sem nenhum tipo de reparo, exceto as manutenções normais (troca de óleos, filtros, etc) mas também pode sofrer a necessidade de uma retífica com até 50.000 km. A maneira de dirigir irá influenciar diretamente no período deste tipo de manutenção. Com certeza uma direção mais civilizada, irá representar um vida mais longa ao seu motor.

Só depende de você e com certeza nossa recomendação é para uma troca de marchas no tempo correto, sempre que possível utilizar-se das marchas mais altas, pois desta maneira o motor acaba trabalhando em menores regimes de rotação, representando uma maior durabilidade.

Vamos anexar uma outra consultoria já respondida para o modelo Ford KA, pois seria uma oportunidade de apresentarmos o objetivo maior de nosso trabalho.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caro Nelson,

Fiquei surpreso com o nível da resposta que vocês me deram. Foi bem completa, técnica, e não deixou escapar nenhum dos itens que perguntei.

Tive conhecimento da Automoveldicas.com.br através de um sistema de busca. Eu não esperava tanto do site, visto que era bem enxuto. Mas a prontidão e nível da resposta me mostraram que trata-se de um site sério.

Mas para pôr em prática as dicas dadas, eu precisaria de um conta-giros em meio carro, instrumento indispensável mas ausente em quase todos os carros populares, que possuem 70% da fatia do mercado. Como suprir a falta do conta-giros?

Obs: Todas as consultas são respondidas por você? Você é formado em que? Pretende cobrar futuramente pelas consultas?  Há quanto tempo tem este site?  Eu pensava que este era um site antigo que não era atualizado há tempos.

Um abraço,

H e n r i q u e M e n d o n ç a