Pergunta
Olá amigos do automoveldicas, boa tarde !
Estou montando um lava rápido e gostaria de obter ajuda para duas questões:
1) Gostaria de dicas sobre custos e margem de trabalho e se isto da retorno,
2) Gostaria de dicas para limpeza automotiva.
Desde de já muito obrigado e tudo de bom para vocês,
José de A. Silva
Resposta
Caro Colega,
Infelizmente não vamos poder te atender pois o negócio lava rápido não é muito o nosso foco.
Sabemos que o negócio de serviços será o grande negócio daqui em diante, pois você passa a ofertar a sua competência. Lavar carros merece uma total competência e com certeza você irá cativar seus clientes e fidelizar os mesmos com esta competência:
# Por favor não deixe os carros nas mãos dos lavadores. Eleja um responsável para esta tarefa.
# Não deixe que os lavadores troquem as estações de rádio, ouçam o rádio durante a lavagem e façam alterações em ajustes de bancos, retrovisores, etc,etc. O carro fica muito pouco tempo no estabelecimento, anda menos ainda, ou seja nada justifica este tipo de alterações.
# No mínimo a secagem do veículo deve ser executada a sombra. Se for possível todo o processo, seria a melhor opção.
# Converse muito com seus funcionários sobre a segurança e confiança dos Clientes em deixar pertences dentro dos veículos (moedas, óculos, CDs, fitas, etc,etc). De maneira nenhuma poder ocorrer indícios de perda destes objetos.
# Faça um check list rigoroso no veículo no momento da chegada. Existem clientes que são loucos para culpar os outros de batidas ou riscos já existentes.
# A lavagem é muito importante, mas o secagem e o acabamento completam o serviço.
# Ofereça algo para os Clientes enquanto esperam pelo término do trabalho. Revistas, jornais do dia, televisão, etc,etc são boas opções.
# Não esqueça de considerar um recibo para entrega do veículo. Deixar carros em lugares sem passar um documento de retirada é correr muito risco.
# De maneira nenhuma pense num lava rápido com aquelas escovas que ficam girando. Aquilo é o maior “espanta clientes” que existe.
# Escolha um lugar próximo a prédios de edifícios (comerciais e residenciais) para abrir o seu negócio. Em bairros residenciais o maior número de lavagens ocorre durante os finais de semana.
Você precisa criar serviços alternativos para encher o tempo da moçada, pois lava rápido funciona bem as segundas feiras, sextas feiras e dependendo do local, melhor ainda durante os finais de semana.
# Se existir espaço comece a pensar em alternativas de serviços (troca de óleo, escapamentos, polimento, etc,etc). É a melhor maneira de se tornar conhecido e depreciar os custos fixos do negócio (contador, aluguel, telefone, luz, segurança, etc,etc).
Prezado Colega,
Com certeza você já pensou e resolveu muitos dos problemas apontados acima. As considerações são de um Cliente de lava rápido que sempre fica chateado com os serviços prestados ou os fatos ocorridos.
Vamos anexar duas ou três consultorias realizadas por nosso site, pois não poderíamos perder a oportunidade de estar apresentando o objetivo principal de nosso trabalho.
Desejamos a você boa sorte e com certeza o sucesso do mesmo só irá depender de você.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Caro Nelson, Bom dia !
Primeiramente muito obrigado pela resposta!
Vejo que você é uma pessoa muito sensível a questões automobilísticas e de atendimento a clientes, este perfil de cliente que quero atingir, um público que foca não somente preço mas também qualidade no serviço e no atendimento.
Muito obrigado e continue assim uma pessoa com RESPOSTAS RÁPIDAS
Anexo estou lhe enviando uma matéria que recebi de um amigo, espero que lhe seja tão útil como seu e-mail foi para mim.
Um abraço,
José de Alencar