Pergunta

Gostaria de informações sobre Tarifa Externa Comum(TEC), para o mercosul(Argentina).

Pretendo adquirir um cherokee – diesel e não me conformo com o preço interno(Brasil).

1) Como posso importar este veículo, legalmente, do vizinho portenho a um preço menor ???

2) Parece haver uma cartelização das concessionárias(brasil), que ditam um elevado preço???

3) Sobre o referido automóvel – grand cherokee diesel – existem duas motorizações(141 e 163 CV)???

4) Gostaria de entender melhor a diferença entre os dois motores, etc, qual seu tipo, visto que a carroceria e demais iten são idênticos ??????

Joaquim Pereira da Costa Junior

Resposta

Prezado Joaquim,

Não vamos poder te ajudar muito pois não temos este tipo de informação. Sabemos que existem concessões para os veículos importados de alguns países da América Latina e estas concessões são traduzidas em menores taxas de impostos de importação.

Muitos fabricantes resolveram montar suas fábricas em países localizados neste continente para melhor atender esta região.

A Peugeot por exemplo definiu o Brasil como o fabricante de carros pequenos (Peugeot 206) e a Argentina para os carros médios. Com a crise naquele País o fabricante resolveu postergar a fabricação do novo modelo Peugeot 307 e nossa unidade fabril não está em condições de receber este modelo.

 Conclusão:

Os modelos aqui vendidos deverão ser importados da Europa, representando uma maior taxa de importação e um maior valor de revenda para o modelo. A Peugeot já refez os volumes de vendas (a menor) para o novo modelo Peugeot 307. Para um veículo que foi considerado o carro do ano na Europa em 2001, isto pode representar uma grande perda de um importante “market share”.

Importar um veículo simplesmente não significa recolher os impostos e pagar as dívidas. Hoje você precisa de um certificado que ateste que o veículo trazido está dentro dos parâmetros requeridos para emissão de poluentes. Conhecia aquele proprietário do único Aston Martin vendido no Brasil. Era um modelo DB7 importado da Europa.

É evidente que um carro Europeu atende qualquer requisito ambiental, pois aquele continente, mas o Estado americano da Califórnia são representado pelas maiores exigências neste sentido. Ainda assim um instituto independente teve que emitir um laudo técnico com muitos detalhes, testes e custos para ser possível o seu licenciamento.

Vamos te informar alguns telefones de importadores independentes, que com certeza poderão te ajudar:

Biscayne Imports (é um dos grandes importadores independentes de São Paulo) fone (11) 5044-8599 ou 5535-3535

Drezden: fone (11) 3085-4800

Cartéis de revendas:

Com certeza os caras fazem e desfazem com os potenciais clientes e o mercado é que define a estratégia de preços. Se o carro é receita de sucesso, tem potencias compradores, menor concorrência, cobram o que querem. Não teve um maluco que pagou mais de um milhão e meio por uma Ferrari conversível, única disponível para nós brasileiros.

Historicamente a F40 e F50 vendidas em nosso País ainda valem o que foi investido. A situação é atípica mas representa a lei da oferta x procura.

No caso do Jeep Cherokee, sempre foram objetos de desejo e a concorrência corria atrás de volumes de vendas. Hoje em dia o mercado de Sport Utilities é mais competitivos e outros fabricantes também começam a despontar (BMW X5, Land Rover Discovery, Nissan Pathfinder, Ford Explorer, etc, etc.) Tudo isto acaba representando uma diminuição dos valores cobrados.

Quem não se lembra quando a Fiat, primeira importadora (grande) no Brasil, depois da Lada, no início dos anos 90. Um Alfa 164 era vendido por US$ 110,000.00. Parecia caro, mas uma Mercedes Benz média chegava a custar US$ 250,000.00.

Posterior a chegada da concorrência, já em 95/96, uma Alfa 164 V6 24 válvulas, custava algo perto dos US$ 55,000.00. A Fiat ganhou muito dinheiro, mas queimou a imagem do veículo.

Importação independente:

Supostamente um veículo importado oficialmente passou por um processo chamado de tropicalização. Acredito que este processo seja mais rigoroso para aqueles modelos que serão importados em maior volume e pelos grandes fabricantes locais.

Ainda assim os importadores devem realizar alguns testes e adaptações, prevendo o rodar em nossas condições climáticas, condições de estradas e principalmente condições de combustível.

Serviços de pós-vendas:

Normalmente numa importação independente o representante legal da marca não irá honrar com a garantia do produto e você ainda corre o risco de não possuir uma assistência técnica local. É pouco provável que mexam em seu veículo.

Motorização:

Em nosso mercado a motorização Diesel só é oferecida na versão Laredo, um pouco mais simples que a Limited Edition e contempla um motor de 2.7 litros Turbo Diesel de 163CV.

Ficamos te devendo esta………

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento