Pergunta

Estou pensando em comprar uma VW Saveiro 1.6 2002 a alcool , sempre que compro um carro , compro ja pensando na venda gostaria de saber sobre o mercado esta aceitando carro a alcool e a automia deste carro .

Grato,

Valdemar Gonçalves Filho

Resposta

Prezado Valdemar,

Vejamos os números de mercado:

Segundo a Anfavea em maio de 2002 foram comercializados 3.781 veículos de passageiros e comerciais leves movidos a álcool. Representa 3,7% da participação de vendas totais.

Nos cinco primeiros meses deste ano foram vendidos 15.872 veículos a álcool, contra 5.663 veículos no mesmo período de 2001.

Com certeza existe um aumento de vendas deste tipo de motorização, mas nada parecido com o auge do Programa Pró-álcool, onde o volume de vendas chegou a casa dos 95% do novos veículos.

É evidente que a época era outra, pois o programa era apoiado em vantagens financeiras aos fabricantes (menor IPI) e aos proprietários (menores custos de IPVA, valor do combustível subsidiado pelo governo, etc,etc).

Toda vez que existe uma alta do dólar ou o preço do barril do petróleo volta a subir, acabam questionando a volta do programa a álcool. Existe agora um outro ponto a favor, pois os países mais desenvolvidos, passam a ser mais exigentes em termos de poluição ambiental e com certeza o álcool atende melhor estas premissas e o Brasil já possui tecnologia e experiência suficiente para ser o grande exportador deste tipo de solução.

Recentemente a Índia iniciou um programa de acrescer 5% de álcool ao óleo diesel. Paises desenvolvidos e estados americanos mais exigentes em termos de poluição ambiental já possuem carros híbridos, capazes de andam com diferentes misturas de álcool / gasolina em seus tanques.

Tudo isto é um bom sinal, mas os fabricantes de veículos esperam compromissos do governo para uma continuidade de um futuro Programa de Álcool. Em um ano de eleição presidencial, isto será muito difícil de acontecer, apesar de diversos candidatos já terem acenado com a retomada do programa.

Não devemos esquecer que atualmente quase 80% dos novos veículos comercializados possuem motorização 1.0 e parte do apelo comercial deste veículo é a economia de combustível .

No cenário atual a mídia especializada tem informado que a compra de um carro a álcool só interessa se o motorista rodar muito durante o mês. Fora disso a economia é tão pequena frente aos riscos de uma possível desvalorização futura que não faria sentido.

Grande parte dos motoristas de táxi tem se utilizado deste tipo de carro, pois rodam em média mais de 3.000 km/mês. Esta classe trabalhista também tem utilizado muito a solução de carros movidos a gás, mas neste caso é outra história.

Em termos de seguro também seria pudente uma cotação junto ao seu corretor. Você estaria comprando um carro considerado como utilitário, que normalmente já possui uma apólice mais cara. Como o utilitário da é marca VW a cotação pode lhe surpreender.

VW Saveiro a álcool motor 1.6:

Fonte: Revista Carro Hoje – Anuário 2002

Motor: 1.6, 4 cilindros em linha
Potência: 99 CV a 5.500 rpm
Torque: 14,4 kgfm a 3.250 rpm
Peso: 1.030 kg
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 seg
Velocidade máxima: 164 km/h
Tanque: 53 l
Consumo cidade: 8,2 km/l
Consumo estrada: 12,4 km/l (os dados de consumo foram retirados de um outro site sobre automóveis)
Comprimento: 4131 mm
Largura: 1621 mm
Altura: 1424 mm

Pelas informações acima já da para você melhor considerar a compra de sua futura Saveiro.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento