Pergunta

Estou desejando comprar um Sportage Curto da Kia ano 99 ou 2000, para viagens com a família.

Será que uma boa pedida ??

Por ser um carro importado, será que seu custo de manutenção, seguro, IPVA, etc. justifica o custo/benefício.

Atenciosamente,

Márcio Corrêa

Resposta

Prezado Márcio,

Não devemos esquecer que você está adquirindo um veículo importado e neste sentido os serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição, mão de obra especializada) sempre serão mais caros em relação a um veículo nacional. Um ponto a seu favor é que você pretende utilizar o mesmo somente nos finais de semana e isto acaba representando uma diminuição de riscos, bem como um aumento no prazos entre as revisões.

Custo / benefício:

Isto só seria melhor avaliado se você nos informasse quanto vai pagar pelo veículo. Com certeza os modelos da Kia, sempre foram ofertados com certos subsídios pelos importadores (ainda como 0 KM) e isto acaba se traduzindo numa maior desvalorização no modelo seminovo. Sendo você o segundo proprietário com certeza irá se beneficiar deste ganho.

Os modelos Kia são ofertados com motorização a diesel e gasolina. Se optar pela versão diesel terá a vantagem da economia de combustível, mas o modelo é mais caro quando comparado à versão gasolina e isto acaba elevando os seus custos fixos. A cotação de seguro para um carro a diesel tem uma certa tendência de ter um valor maior (proporcional) quanto comparado a versão à gasolina.

IPVA:

Este item é sempre referenciado como 4% do valor venal do mesmo. Normalmente o governo utiliza as tabelas FIPE na referência de preços, até porque a arrecadação de impostos depende muito da exatidão destes valores.

Seguros:

Existem seguradoras que evitam a coberturas a veículos importados e quanto o fazem cobram taxas extras, representando um custo proporcional mais elevado. Uma cotação junto ao seu corretor de confiança seria uma medida de prudência antes da compra do veículo.

Uma apólice de seguros com valor superior a 8% do valor do veículo já representa um valor acima da média de mercado e neste caso deveria ser pensado.

Se você pretende a aquisição de um veículo para viagens com a família, durante os finais de semana, talvez a opção de um GM Blazer seja uma melhor opção. Em termos de veículos o propósito é muito parecido e você não teria os riscos de um veículo importado.

Infelizmente a marca Kia, nunca chegou a decolar muito em suas vendas, os carros vendidos pela marca, que poderiam ter aumentado o negócio local, nunca tiveram o sucesso desejado, ou seja, a operação de distribuição sempre foi focada no modelo Sportage (grande e pequeno) e nos veículos de transporte de passageiros.

Se em sua cidade você tem a disponibilidade de pontos de revenda e assistência técnica da marca, já representa um ponto a favor.

Também irá depender do que você pretende adquirir. Se você conhece um determinado veículo da marca, em ótimo estado de conservação, com todo o histórico de manutenções realizadas nas oficinas autorizadas, excelente conservação, nunca fez trilhas, procedência, etc,etc,, começamos a considerar a compra do mesmo. Agora se você está pensando em sair buscando oportunidades junto a classificados e revistas + as revendas autorizadas, neste caso as outras marcas também passam a ser alternativas de compras.

O melhor carro usado com certeza é definido por seu estado de conservação. Outro dia um colega me perguntou sobre a compra de um Seat Córdoba. O veículo apesar de ser um excelente produto (Grupo VW) nunca teve seu sucesso de vendas merecido. Entretanto a oportunidade de compra era um carro 2001 da família com apenas 15.000 km. Neste caso é um ótimo negócio, pois a desvalorização inicial já aconteceu e o futuro dono conhece bem o veículo que estaria adquirindo.

Se você quiser nos informar sobre a oportunidade comercial encontrada, podemos fazer uma avaliação mais específica da mesma (cotações de preços, comparativos de mercado, especificações técnicas, etc,etc).

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson LRC Bastos:

Acuso o recebimento de vossas orientações, o que esta sendo de grande importância para a minha decisão na compra de um carro maior para passeio com a família no valor de aproximadamente R$ 32.000,00.

Um forte abraço,

Márcio Corrêa