Pergunta

Gostaria de saber como anda o mercado do Fiat – Dobló?

É um carro econômico para a cidade.

Há desvatagens que o Fiat Dobló tenha?

Bárbara

Resposta

Prezada Bárbara,

Com certeza a Fiat tem feito muito dinheiro com o seu veículo multiuso. Inicialmente Citroen Berlingo e Renault Kangoo eram vendidos no mercado a um número de 600 unidades. Os planos iniciais da Fiat mostravam uma expectativa de vendas na casa dos 600 veículos / mês.

A Fiat vem comemorando suas vendas porque este número já foi alcançado no primeiro momento e as mesmas têm aumentado mês a mês. É evidente que parte deste sucesso inicial foi justificado pela estratégia da montadora que utilizou um programa de televisão para lançar o seu produto. Como o Sr. Sílvio é um grande vendedor o resultado não poderia ser melhor.

É claro que quando a Fiat decidiu trazer o seu modelo para o Brasil um estudo já havia sido realizado mostrando a viabilidade do modelo. Com certeza já existiam muitos compradores para este tipo de veículo e os mesmos só não compravam porque Citroen e Renault possuem bem menos pontos de vendas e assistência técnica quando comparado com a Fiat.

Nos dias de hoje os serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição, mão de obra qualificada) passam a ser um diferencial na hora da escolha de um veículo e o número maior de revendas Fiat acaba atendendo este premissa.

Particularmente sempre gostei do conceito deste tipo de veículo (espaço interno, boa dirigibilidade, desempenho, economia, praticidade, etc,etc) além de ser um carro com diferente apelo. Nos dias de hoje o “fuja do rebanho” pode fazer bem ao ego.

Consumo de combustível:

O carro é ofertado com duas motorizações (1.3 com 80CV e 1.6 com 106 CV). Nossa sugestão seria pela escolha da maior motorização, até porque o propósito do veículo solicita uma maior motorização.

Vejamos os números da versão 1.6 de acordo com a Revista Quatro Rodas (março 02)

Motor: 1.6
Potência: 106 CV a 5.500 rpm
Torque: 15,4 kgfm a 4.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 16,7 seg
Velocidade máxima: 154,7 km/h
Consumo urbano: 7,7 km/l
Consumo rodoviário: 11,1 km/l
Frenagem 80km/h a 0: 32,4 metros
Tanque: 60 litros
Porta Malas: 602 litros
Garantia: 1 ano

Fiat Doblo Versão ELX:

Equipamentos de série:

# ar condicionado
# banco rebatível 1/3 e 2/3
# computador de bordo
# direção hidráulica
# conta-giros
# Antifurto Fiat Code
# preparação para som
# retrovisores com regulagem interna
# tomada de 12V
# vidro traseiro térmico com lavador e limpador
# calotas
# vidros verdes

Opcionais:

# ABS
# regulagem elétrica dos faróis
# segunda porta lateral
# faróis de neblina
# rodas de liga leve
# volante com ajustes de altura
# retrovisores elétricos
# duplo air bag
# rádio / CD
# bancos suplementares
# porta traseira bipartida
# pintura metálica

Com a redução do IPI para os carros com motor entre 1.0 e 2.0, com certeza a Fiat ainda posicionará seu veículo numa melhor faixa de preços.

Das três opções de mercado o Doblo acaba sendo a melhor opção, e não seria diferente pois trata-se de um veículo mais novo. Aquele fabricante que pretende fazer sucesso em seu negócio tem por obrigação lançar um produto superior aos atualmente disponíveis.

Acredito que a comparação com os outros modelos já tenha sido realizada e a opção pelo modelo da Fiat seja em função do resultado desta. Ainda assim vamos anexar uma outra consultoria já respondida quando comparávamos os três modelos. No mínimo representa um pouco mais de informação a sua pessoa.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento