Pergunta

Gostaria de saber o máximo de informações a respeito da conversão veicular do combustivel gasolina para alcool .

Beneficios e riscos desta conversão !

Muito obrigado pela atenção .

Frederico

Resposta

Prezado Frederico,

Infelizmente aspectos mecânicos não são muito o nosso forte mas cm certeza somos contrários a estes tipos de mudanças fora do contexto do fabricante ou no mínimo com o aval destes.

Somente como exemplo, nos anos 85 a 92 quando o mercado de carros a álcool chegou ao máximo do sucesso um veículo a álcool possuía uma bateria com maior carga frente a um veículo a gasolina. Com certeza a partida para um carro a álcool é mais difícil representando maior carga necessária.

Pergunto: as oficinas que se propõem a fazer este tipo de serviço vão trocar alguma bateria. É claro que não. Ainda assim se a troca fosse realizada, com certeza um estudo dos componentes eletrônicos seria necessário pois uma maior carga elétrica passaria pelos circuitos e fusíveis de proteção.

O exemplo é válido considerando todos os aspectos diferentes de um veículo a álcool versus um veículo a gasolina. Na época do programa a álcool com certeza a manufatura deste tipo de veículo era bem mais cara, pois diversos componentes recebiam tratamento especial a fim de se evitar a corrosão. O preço do carro a álcool só não era mais caro pois o governo entrava com uma espécie de subsídio (cobrando menos impostos) para este tipo de veículo.

Duvido que todas aquelas peças diferentes aplicadas ao veículo ao álcool serão passíveis de troca.

Se você pretende um veículo a álcool nossa recomendação seria para a compra de um veículo deste tipo direto da concessionária autorizada. Ainda assim com a diferença dos preços de combustíveis nas bombas as reportagens mostram que a opção de álcool só é valida ou justificada quando o motorista roda muitos Km em um mês. Se sua utilização é pequena não vale a pena o risco.

Atualmente o número de veículos vendidos a álcool vem aumentando, mas ainda assim não existe compromisso do governo para uma retomada do programa.

Recentemente o governo brasileiro anunciou um protocolo de intenções onde o Governo Alemão estaria contribuindo na fabricação de 100.000 veículos fabricados para rodar com o álcool. Como este País pertence ao tratado de Kioto o mesmo pode realizar investimentos em outros Paises para contribuir com a diminuição da poluição ambiental mundial.

Com certeza este tipo de investimento em outros Países deve representar um resultado com multiplicador do que precisaria ser feito em vosso território. Seria uma coisa do tipo: preciso investir 1 dolar, mas se for realizado em outro País este mesmo 1 dolar é realizado numa menor proporção. Desconheço os detalhes deste acordo, bem como o porque deste em nosso País.

Uma coisa é certa: somos os especialistas neste tipo de solução e já existem alternativas de estudo de exportação desta competência a outros mercados. Em Países mais desenvolvidos os níveis de poluição ambiental são mais rigorosos e a solução de álcool representa uma menor poluição ambiental.

Um outro ponto que mostra que um carro a gasolina precisa estar bem preparado para rodar a álcool. Atualmente o governo já adiciona uma parcela de álcool na gasolina. Como não somos auto suficientes na gasolina este artifício acaba reduzindo a necessidade de importação.

Quando o preço do barril do petróleo sobe ou o valor do dólar dispara o governo sempre tenciona aumentar esta quantidade de álcool na gasolina. Os fabricantes ficam loucos pois já estamos no limite de perfeito funcionamento dos motores. Colocar mais álcool na gasolina representaria investimentos em soluções tecnológicas mais modernas, não presentes em nossos veículos.

Já se comenta na industria e já está disponível em outros mercados a solução FLEX – FUEL. O que isto representa. Um veículo pode usar tanto álcool como gasolina independente da mistura no tanque. Pode ser 10% / 90%, 45% / 55% 90% / 10% ou qualquer outra combinação.

Esta tecnologia existe e já está disponível. Os fabricantes locais já estariam dispostos a libera-la mais esperam do governo um maior comprometimento em relação ao futuro do programa de álcool, bem como uma redução de impostos (menor IPI, menor ICMS, etc,etc) para este tipo de solução.

Tudo isto serve para mostrar que carro a álcool é carro a álcool e carro a gasolina é carro a gasolina. A industria automobilística faz pesados investimentos nestas soluções. Uma conversão não é apenas trocar algumas peças de motor e alterar algumas medidas nestes módulos eletrônicos disponíveis nos veículos atuais. Somos meio conservadores em relação a alterar a especificações originais de qualquer veículo.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento