Pergunta

Gostaria de saber mais sobre o Renault Laguna ano 1999 pois estou querendo comprar um.

Queria saber sobre IPVA, seguro , peças de reposição, se é um carro que quebra com frequência, etc.

Queria uma comparação com o Astra 2001 ou 2002, pois, este carro também me interessa.

Obrigado.

Carlos Ricardo de Almeida Vale

Resposta

Prezado Carlos,

Vejamos algumas informações sobre o veículo pretendido:

Renault Laguna V6 3.0:

Motor: V6 24 valvulas
Cilindrada: 2.9
Potência: 190 CV
Velocidade máxima: 235 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,7 seg

Renault Laguna RXE 2.0:

Motor: 4 cilindros
Cilindrada: 2.0
Potência: 140 CV
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,6 seg

Renault Laguna V6 3.0:

Itens de série:

Ar condicionado, direção hidráulica regulável, air bag duplo, computador de bordo, bancos dianteiros elétricos, revestimento em couro, trio elétrico, desembaçador e lavador do vidro traseiro, banco motorista com regulagem de altura e lombar, teto solar elétrico, Cd player, toca fitas com comando no volante, rodas de liga, bloqueio de ignição / alarme, regulagem interna faróis dianteiros, faróis de neblina, alarme de luzes acessas, cintos de 3 pontos, relógio, vidros verdes, proteção solar do vidro traseiro.

Opcionais:

Pintura metálica.

Renault Laguna RXE 2.0:

Itens de série:

ABS, air bag duplo, ar condicionado, barras laterais, trio elétrico, rodas de liga leve, cintos de 3 pontos.

Opcionais:

Bancos em couro, bancos dianteiros com comando elétrico, terceiro banco para crianças,

Fonte: Revista Carro, número 71 – Setembro de 1999.

Pelas informações acima, independente do modelo pretendido estamos falando de um veículo bastante “recheado de opcionais”.

Temos a certeza que o que o leva a considerar a compra deste veículo é a relação custo / benefício que o mesmo oferece. Não devemos nos enganar. O que justifica a pedida de preço para este tipo de veículo é que o modelo é um importado e nunca chegou a vender em grande quantidade. Manter um importado nos dias atuais e um risco muito alto. Manter um veículo que vendeu muito pouco o cenário piora um pouco mais. Os serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição, e mão de obra especializadas) são bem mais difíceis e caros quando comparados a um veículo similar nacional.

Se você pretende ter o veículo como um segundo carro, utiliza-lo pouco pode ser uma boa opção. Se é para o seu dia a dia, esquece os riscos dos elevados custos seriam muito elevados. Não que o veículo seja ruim, muito pelo contrário a versão Laguna em 99 representava o topo de linha da família Renault. Entretanto se você precisar de alguma peça de reposição ou mão de obra especializada, estará sujeito a ida as revendas autorizadas, onde o custo da mão de obra é muito mais caro.

IPVA:

O IPVA representa 4% do valor do veículo. Como isto representa uma arrecadação de imposto o Governo tem utilizado as tabelas de veículos usados para cobrar os seus impostos. Isto é a regra de mercado. Normalmente a tabela da FIPE é a referência do governo e você pode checar o valor deste veículo diretamente no site www.fipe.com.br. É só clicar na figura de um automóvel (era um Mercedes-Benz) e lançar os dados do veículo. A referência é muito boa e pode ser utilizada na sua compra do veículo.

SEGURO:

Em se tratando de um veículo importado, com certeza a apólice de seguros é mais cara se um similar nacional do mesmo valor. Já não são todas as seguradoras que trabalham com importados e quando você encontra existe o sobre preço da apólice. As franquias normalmente cobradas também são um pouco elevadas. Seria prudente uma cotação junto ao seu corretor de confiança ou uma navegada nestes sites de seguradora. Tente o www.maritima.com.br

Diante do cenário acima só nos resta dizer que a opção do Astra seria mais prudente em relação ao carro francês.

Astra GM:

Vejamos os números de vendas deste veículo:

Ano 2000:

Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Astra Sedan: 22.859 unidades vendidas

Ano 2001:

Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Astra Sedan: 19.786 unidades vendidas

Ano 2002 (até junho)

Astra Hatch: 6.057 unidades vendidas
Astra Sedan: 11.851 unidades vendidas

Pelos números acima notamos uma certa queda nas vendas do modelo Hatch. Em parte muito disso é justificado pela chegada de novos modelos no marcado nacional, tais como os multiusos, as minivans, os novos carros, etc,etc. Ainda assim o modelo já carece de uma reestilização e com certeza após da chagada do Fiat Stilo, Citroen C3, Novo Polo, Novo Fiesta a GM sofrerá ainda mais as perdas de mercado.

Astra Modelo Sedan:

neste caso parece que a participação de mercado continua a mesma. Ainda que a chegada dos novos modelos tenha diminuído um pouco este mercado, com certeza muito dos potencias compradores do modelo Vectra, acabaram migrando para o Astra Sedan. Num mercado onde 75% dos carros novos possuem motorização 1.0 e o que justifica este cenário é a busca por carros mais baratos, com certeza quando a GM lança um Astra com a cara meio parecida com seu modelo superior, acaba perdendo potencias Clientes que buscam um produto de uma qualidade semelhante, mas numa melhor relação de custo.

Em 2001 a GM ofertava os seguintes modelos Astra:

Astra GL:

Motor: 1.8
Potência: 110 CV
Velocidade máxima: 186 km/h
Consumo médio: 9,4 km/l

Astra Sport:

Motor: 2.0
Potência: 112 CV
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo médio: 9,7 km/l

Astra GLS:

Motor: 2.0
Potência: 112 CV
Velocidade máxima: 184 km/h
Consumo médio: 10,7 km/l

Astra GLS 16V:

Motor: 2.0
Potência: 136 CV
Velocidade máxima: 198 km/h
Consumo médio: n/d

Astra Sedan GL:

Motor: 1.8
Potência: 110 CV
Velocidade máxima: 186 km/h
Consumo médio: 9,4 km/l

Astra Sedan GLS:
Motor: 2.0
Potência: 112 CV
Velocidade máxima: 184 km/h
Consumo médio: 10,7 km/l

Astra Sedan GLS 16V:
Motor: 2.0
Potência: 136 CV
Velocidade máxima: n/d Consumo médio: n/d

Fonte: Revista Auto Esporte número 431 – Abril de 2001.

Pelas informações acima já da para se ter uma idéia das características dos veículos pretendidos.

Com certeza o Renault Laguna representa outro segmento de veículo quando comparado ao Astra. Infelizmente estamos falando de um veículo importado e neste sentido seria mais prudente a compra de um carro nacional e por conseqüência mais novo. No mercado de usados, sempre referenciamos que a opção do mais novo sempre acaba representando um menor custo, em função de um menor desgaste do veículo. É evidente que existem aquelas exceções, carros antigos, muito pouco rodados, ótima conservação, etc,etc. Neste caso a tabela de usados é mera referência, podendo representar uma venda mais cara ou um negócio mais rápido.

Se podemos opinar, nossa sugestão seria para a compra do modelo GM.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

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Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento