Pergunta

Achei lindo o novo Ford Fiesta, gostaria de receber opinião sobre ele, motor, consumo médio de combustível na cidade e na estrada.

Obrigada,

Leila Lopes

Resposta

Prezada Leila,

No ano de 2001 e até estes últimos lançamentos da industria automobilística nacional sempre referenciamos o Peugeot 206 como o grande produto no segmento dos compacts com motorização 1.0 ou mesmo no segmento com motorização 1.6. Representava um veículo com um belo design, moderno, carro mundial, etc,etc.

Recentemente três novos produtos foram lançados, novo Ford Fiesta, Novo VW Polo, e novo GM Corsa e com certeza todos estes fazem uma concorrência direta e difícil ao carro da Peugeot. Tanto é verdade que se você perceber nos últimos tempos a Peugeot tm até concedido descontos ou bônus para a sua linha 206. Este cenário era impossível em tempos atrás, quando a procura era muito grande e até a capacidade produtiva ainda não conseguia atender tam demanda.

Particularmente quando comparamos estes três lançamentos também sou mais favorável ao carro da Ford. Vale lembrar que todos os produtos representam o que não de mais moderno na industria automotiva, considerado o “estado da Arte” em seu segmento e a escolha pelo modelo Ford é mais ma questão de gosto pelo visual do carro.

A Ford possui uma estratégia de mercado onde em 2004 gostaria de ter uma retomada de 15% do mercado. O sucesso do Fiesta foi tão grande, acrescido do melhor portifólio de produtos dentro de outros segmento que já em 2002 este número já chega na casa de 12% de participação de mercado. Nenhuma outra montadora tem um portifólio tão abrangente e constituído de veículos tão novos (Novo KA, Fiesta Street, Fiesta Sedan, Novo Fiesta, Linha Foucs, Novo Mondeo e as picapes Ford Courier, Ranger e a F250).

Você não referenciou que motorização pretende para o seu novo Fiesta pois o mesmo foi lançado com três tipos:

# Motor 1.0: 66CV
# Motor Supercharger 1.0: 95CV
# Motor 1.6: 98CV

Todos estes modelos são equipados com o já consagrado motor Zetec Rocan, acrescido de algumas melhorias tecnológicas quando comparado a versões anteriores.

Em relação ao motor Supercharger, vale uma explicação o porque deste modelo.

Antes da alteração das regras de cobrança do IPI, um carro com motor 1.0 pagava 15% de IPI. Tudo que não era 1.0 pagava 25% de IPI. O Supercharger é um motor 1.0, mas desenvolve potência de 95CV somente obtida em motores de maior potência, ou seja, a Ford conseguiu oferecer um carro de potência 1.6, mas pagando IPI de 1.0. Resultado: o carro se torneou bastante competitivo no mercado.

A VW chegou a oferecer um desconto de R$ 3.000,00 para o seu Gol Turbo e chegou até a vincular uma anúncio na mídia comparando o motor do Fiesta Supercharger com um motor de geladeira. A Ford respondeu afirmando que a solução Supercharger já vem sendo utilizada em veículos de marcas famosas, tais como Mercedes-Benz, Jaguar e Aston Martin.

Felizmente para nós consumidores o governo reduziu o IPI para carros de motorização 1.0 até 2.0. Esta categoria de veículo passou a pagar 16% de IPI. Resultado: os carros 1.0 mas completos, tiveram seus preços muito próximo dos carros 1.6.

Aconteceu com a VW no caso do novo Polo e com a Ford entre Fiesta Supercharger e Fiesta 1.6.

A VW deve descontinuar o novo Polo 1.0 e enquanto isto não ocorre vêm concedendo descontos para fazer o seu produto um pouco mais barato do que a versão 1.6. A Ford deve colocar mais recursos no modelo 1.6 e disponibilizar a versão Supercharger com menos recursos. Desta maneira existiria uma diferença de preços entre os modelos.

Agora vamos ao seu caso:

Qual motor comprar:

Se seu orçamento permitir, com certeza o modelo 1.6 seria a melhor opção. Se quiser gastar menos o Supercharger passa a ser a melhor oferta e o modelo de entrada representa também um excelente produto, ainda que com seu motor mais fraco; Vejamos os números:

Ford Fiesta 1.0 Personalité:

Motor 1.0, 8 válvulas
Potência: 66 CV a 5.750 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 2.750 rpm
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 18,2 seg
Consumo cidade: 12,8 km/l
Consumo estrada: 16,9 km/l
Consumo médio: 14,8 km/l

Fonte: Revista Carro no. 106 (agosto 2002)

Ford Fiesta Supercharger:

Motor 1.0, 8 válvulas
Potência: 95 CV a 6.000 rpm
Torque: 12,6 kgfm a 4.250 rpm
Velocidade máxima: 176 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,8 seg
Consumo cidade: 9,5 km/l
Consumo estrada: 13,2 km/l
Consumo médio: 11,3 km/l

Fonte: Revista Carro no. 104 (junho 2002)

Ford Fiesta 1.6:

Motor 1.6, 8 válvulas
Potência: 98 CV a 5.250 rpm
Torque: 14.3 kgfm a 4.250 rpm
Velocidade máxima: 174 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,9 seg
Consumo cidade: 8,9 km/l
Consumo estrada: n/d
Consumo médio: n/d

Fonte: Jornal do Carro (edição de 04 setembro)

Pelos números acima já da para se ter uma idéia do desempenho dos novos Fiestas. Com certeza a sua escolha está correta e não se arrependerá da compra.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Agradeço muito pelas informações que me foram enviadas.

Realmente foram muito esclarecedoras.Vale dizer que superou as minhas expectativas.

Percebi que a responta foi formulada especialmente pra mim. Parabéns pela eficiência!

Quanto ao endereço de vcs, descobri através do google ou cadê não me recordo.

Com certeza divulgarei aos meus amigos e parentes os serviços de vcs., certa de que terão
a mesma atenção que a mim foi dispensada.

Muito Obrigada!

Leila Lopes