Pergunta
Estou quase comprando um Renault Megane, 2001/01, completo.
Vou pagar R$ 26.500,00.
O q vcs acham desta compra?
É um bom carro?
Por esse valor compraria algo melhor?
É um carro de manutenção cara?
Me falem um pouco mais sobre esse carro pois acho lindo e estou louco por um.
Agradeço se vcs me responderem..
Valeu pessoal, abração..
Marcelo J. Almeida
Resposta
Prezado Marcelo,
Inicialmente vejamos quanto vale o seu veículo de acordo com algumas publicações especializadas:
Revista Carro:
Renault Megane Hatch
RT 1.6 16V gas 4 portas ano 01 R$ 26.500,00
Renault Megane Sedan
RT 1.6 16V gas 4 portas ano 01 R$ 28.500,00Revista Motor Show:
Renault Megane Hatch
RT 1.6 16V gas 4 portas ano 01 R$ 24.900,00
Renault Megane Sedan
RT 1.6 16V gas 4 portas ano 01 R$ 27.200,00Jornal do Carro:
Renault Megane Hatch
RT 1.6 16V gas 4 portas ano 01 R$ n/d
Renault Megane Sedan
RT 1.6 16V gas 4 portas ano 01 R$ 26.000,00Jornal Diário de São Paulo:
Renault Megane Hatch
RT 1.6 16V gas 4 portas ano 01 R$ 24.371,00
Renault Megane Sedan
RT 1.6 16V gas 4 portas ano 01 R$ 28.524,00 (esta cotação é do modelo RXE)Pelos números acima já da para se ter uma idéia de quanto vale o veículo pretendido. A referência de preços é da grande São Paulo, ou seja, se você mora em outras regiões do País existem multiplicadores a serem aplicados que podem aumentar ou diminuir estes valores.
Em relação ao veículo pretendido:
Vejamos os números de vendas dos modelos:
Ano 2000:
Renault Megane Sedan: 2.189 unidades vendidas
Renault Megane Hatch: 3.825 unidades vendidasAno 2001:
Renault Megane Sedan: 2.186 unidades vendidas
Renault Megane Hatch: 818 unidades vendidasAno 2002 (até junho):
Renault Megane Sedan: 683 unidades vendidas
Renault Megane Hatch: 1.523 unidades vendidasPelos números acima percebemos que existe uma recuperação do modelo Hatch em relação ao modelo Sedan. Não devemos nos esquecer que no segmento dos Sedans a concorrência é bem mais acirrada em função das opções de mercado (Vectra, Astra, Marea, Civic, Corola, etc,etc).
Recentemente vi uma reportagem que a Renault estaria ainda liquidando alguns veículos de sua linha 2001 e não traria os carros 2002. Nesta época atual já começam a aparecer os modelos 2003. Vale também uma ressalva que a linha Renault Megane 2003 já disponível na Europa é um pouco diferente da atual, ou seja, os riscos destes veículos desembarcarem por aqui é muito grande e neste sentido você poderia estar perdendo um pouco de dinheiro devido a uma desvalorização maior do veículo.
Também sou um profundo admirador da linha Renault Megane, principalmente do modelo Hatch, mas não sei explicar porque o veículo não chega a decolar em termos de vendas. Só como referência um Golf vendeu nos anos apontados algo próximo de 32 mil unidades. Um outro concorrente a linha Astra venda na casa ds 22 mil unidades.
Os números não mentem e são uma boa referência de mercado. Se a procura de novos representa este cenário, no mercado de usados o cenário se repete.
Em 2001 a Renault passou a oferecer um motor 1.6 de 110CV abandonando o antigo motor de 90CV. Com isto ganhou-se escala de utilização pois este mesmo motor é produzido em São José dos Pinhais e equipa a linha Scénic.
O veículo é importado da Argentina, mas não representa propriamente um veículo importado. Na verdade com a globalização dos mercados existe a tendência de que alguns modelos sejam construídos em algumas fábricas e estas abastecem mais mercados. A produção da linha Megane ficou a carga da Argentina.
De acordo com o Jornal do Carro a Renault aparece com o maior indice de reclamações e queixas do mercado. Para cada 10 mil veículos vendidos o indice aponta 9 reclamações. O mais perto disso é a Ford com 2,5 reclamações, seguido pela GM com 1,8 reclamações, Fiat 1,8 e VW 1,3.
Isto não representa que os veículos sejam ruins, mas talvez os serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição, mão de obra qualificada, etc) não correspondam as expectativas dos Clientes.
É uma observação importante, pois uma marca que pretende ganhar mercado, conquistar clientes precisa focar muito nos serviços tentando fidelizar os atuais e conquistar novos potenciais. Talvez isto justifique em parte o baixo volume de vendas dos veículos Renault.
Em 2001 a marca chegou a se aproximar da Ford em número de vendas, mas em 2002 a Ford vem bastante agressiva com novos produtos e uma forte estratégia de se consolidar na quarta posição. A partir de agora Peugeot e Renault brigam pela quarta posição do mercado.
Manutenção cara:
As recém marcas desembarcadas em nosso País tem utilizado uma estratégia de mostrar que seus veículos possuem um serviço de pós-venda melhor e com custos associados mais baixos que os grandes já estabelecidos. Isto até que seria possível pois a rede de distribuidores é menor e este tipo de operação acaba facilitando a introdução desta política. Infelizmente uma menor rede de distribuição acaba também representando altos custos, menor penetração em outras regiões do país, menores vendas, etc,etc.
Se você mora na grande cidade que possui um bandeira autorizada da marca Renault, com certeza não terá problemas no pós-venda. Se em sua região ainda não existem revendas autorizadas, talvez uma outra opção seja a melhor estratégia.
Recentemente o governo baixou medida mudando as regras de cobrança do IPI dos veículos. Com isto veículos entre 1.0 e 2.0 tiveram seu IPI reduzido de 25% para 16%. Com isto o mercado começou a praticar preços bastante atrativos para os carros médios.
Um novo VW Polo 1.6 é ofertado por R$ 26.000,00. Talvez represente um menor veículo quando comparado com o Renault, mas é uma ótima opção de compra.
O mesmo raciocínio vale para o Novo Fiesta 1.6 que tem sido ofertado na casa dos R$ 26.000.00.
Ambos os modelos acima o que de mais moderno na industria automobilística nacional, são produtos mundiais, recém lançados, etc,etc. Na compra de um veículo novo todos estes aspectos devem ser observados.
Até a linha Golf tem sido ofertada por R$ 30.000,00. Ainda que represente um pouco mais de seu orçamento previsto, estamos falando de u veículo 0 km e um campeão de vendas em sua categoria. Com certeza não da para comparar um VW Golf com um Renault Megane.
Vamos nos falando…..
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários. Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Beleza Nelson..
É acho q vou pensar direito e analisar os prós e contras da aquisição de um Megane.
Acho q um Fista novo bem equipadinho vai quebrar meu galho “espero”.
Nelson, um abração e obrigado por tudo.
Qualquer novidade sobre autos me dá um toque , OK..
Valeu….Marcelo