Pergunta
Caro amigo Nelson Bastos,
É com satisfação que descobri seu site, estou agora junto ao Leandro Henrique, que deu-me a dica.
Aí vai uma consulta… Adquiri há um mês um Astra Hatch 2 portas (ou 3), pois é um modêlo que sempre agradou-me.
Conversando com um Gerente de vendas da concessionária, a informação foi de que o modêlo Hatch respondia por quase 70% das vendas, em relação ao modêlo de 4 portas.
Agora a GM vem com este modelo reestilizado e com 4 portas (ou 5 portas).
1) – O que acontece com o modêlo 2 portas, ele deixa de ser produzido?
2) – O que acontece com o modêlo Sedan 4 portas, ele deixa de ser produzido, já que o Hatch incorporou outras duas portas?
Desejo-lhe muito sucesso nesta sua nova empreitada.
Um grande abraço.
Nelson Pierre
Resposta
Prezado Nelson,
Inicialmente vejamos os números de vendas dos dois modelos nos últimos exercícios e dará para ver se a informação de seu amigo vendedor era correta ou não:
Ano 2000:
Chevrolet Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Chevrolet Astra Sedan: 22.859 unidades vendidasAno 2001:
Chevrolet Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Chevrolet Astra Sedan: 19.786 unidades vendidasAno 2002 (até junho):
Chevrolet Astra Hatch: 6.823 unidades vendidas
Chevrolet Astra Sedan: 13.454 unidades vendidasPelos números acima já da para tirar uma série de conclusões:
# Nitidamente o modelo Astra Hatch vem perdendo espaço, principalmente com a chegada dos novos concorrentes tais como Peugeot 307, Fiat Stilo e outros veículos bastante consagrados em nosso mercado tais como Golf, Brava. Se pararmos para avaliar todos estes concorrentes possuem versão de 4 portas, que ainda é uma tendência e preferência junto ao nosso mercado.
# Quando a GM lançou o Astra Sedan supostamente atenderia a demanda do modelo Hatch de 4 portas. Infelizmente Hatch é Hatch e Sedan é Sedan e os veículos pertencem a segmentos distintos e possuem potencias compradores distintos.
# O resultado de vendas do modelo Sedan é considerado razoável mais existe uma explicação. Muitos potencias compradores de Vectra deixaram de comprar o veículo, pois o mesmo perdeu o grande apelo de mercado (perde feio para a concorrência (Honda Civic, Toyota Corola, VW Santana, etc) e muitos ainda procuram um carro mais em conta para o seu bolso. Como a tradição da marca GM é ainda muito grande, potenciais compradores do Vectra acabam migrando para a opção Astra Sedan que seria uma espécie de “baby Vectra” (meio forçado).
É pena que você não tenha me consultado, antes da realização de sua compra. Há tempos venho redigindo que posterior a mudanças realizadas na linha Corsa a GM atacaria a linha Astra, pois já vinha sofrendo uma excessiva perda do market share. As mudanças na linha Corsa eram necessárias pois o mercado ainda vivia dos carros 1.0 e todos os modelos estavam em baixa.
Somente o Celta é que vinha colhendo os frutos de um novo e aceito produto. A GM nunca acreditou muito neste veículos 1.0 e foi uma das montadoras que mais brigou pelas alterações de cobrança do IPI, pois seu mix de produtos é muito mais focado no segmento dos motores médios (1.0 a 2.0).
Não acredito que o Hatch duas portas sairá de linha. Com certeza representará uma desvalorização maior de seu veículo, pois a procura maior passa a ser pela versão 4 portas. O que ocorre no mercado dos novos, tem uma tendência a se repetir no mercado dos usados. O que fazer ???
Ficar o mais tempo possível com seu veículo, pois seria a melhor maneira de depreciar o seu investimento. Qualquer atitude agora representaria maiores perdas.
Se o volume de vendas do modelo duas portas cair muito, com certeza a GM poderá tira-lo de linha. Como existem versões esportivas associadas ao mesmo, isto acaba representando uma sobrevida ao modelo, pois um verdadeiro esportivo precisa ser configurado como duas portas.
Versão Astra Sedan:
Pelos números apresentados com certeza a GM está bastante satisfeita com seu posicionamento. O carro tem identidade, mercado e potenciais compradores. Acredito muito mais numa estratégia para o Vectra do que alterações futuras na linha Astra Sedan.
Há quem diga que o Vectra deve tornar-se um Santana II, ou seja, um veículo obsoleto em termos de design, mas ofertado com um excelente preço, representando uma melhor relação custo / benefício. Este cenário ainda não existe, mas a GM já anunciou descontos para a linha GM, pois seu modelo Vectra não foi beneficiado pela redução do IPI. Como possui motor 2.2 ficou fora da isenção. Também a motorização 2.0 deve retornar ao modelo, tornando o mesmo ainda mais competitivo.
Prezado Nelson,
Sua compra foi boa em termos de veículo, mas não tão boa em termos de estratégia futura. É neste cenário que temos obtido um razoável sucesso em nossas consultorias. O dossiê já totaliza mais de 880 consultorias realizadas, com um índice de agradecimento na casa dos 36%. Segundo especialistas em termos de Internet representa um excelente resultado.
O projeto previa uma oportunidade de trabalho junto a industria automobilística, mas peguei o mercado no pior momento (demissões, baixas vendas, dólar em alta, etc,etc). Em contrapartida existem novas oportunidades ainda no modelo de Internet e em breve teremos novidades.
Vou anexar algumas consultorias já respondidas para o modelo Astra, bem como alguns exemplos de nosso trabalho. Você irá perceber que o discurso já era meio contrário a opção Astra, há bastante tempo.
Um forte abraço,
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Caro N