Pergunta

Assim como já ocorreu com o Audi A6 e A4, gostaria de saber quando o A3 será reestilizado no Brasil.

Qual sua opinião sobre este veículo em sua categoria?

João zaidan Nouer Filho

Resposta

Prezado Zaidan,

Vamos anexar uma outra consultoria já respondida no início deste ano a vossa pessoa que tratava deste mesmo assunto.

Além disso existem novas considerações a serem avaliadas a saber.

Em primeiro lugar vejamos os volumes de vendas do modelo Audi A3 e o carro irmão (Golf) nos últimos três exercícios. A avaliação em conjunto é valida, pois ambos os produtos são montados na mesma fábrica (São Jose dos Pinhais – Paraná) e utiliza-se da mesma plataforma.

Ano 2000:

Audi A3: 8.539 unidades vendidas
VW Golf: 32.457 unidades vendidas

Ano 2001:

Audi A3: 11.509 unidades vendidas
VW Golf: 32.635 unidades vendidas

Ano 2002 (até setembro):

Audi A3: 7.088 unidades vendidas
VW Golf: 20.456 unidades vendidas

Pelos números acima observamos que ambos os produtos continuam vendendo bem e se considerarmos que em 2002 a industria ofereceu uma série de novos lançamentos e produtos, repetir o resultado do ano anterior significaria melhorar a proporção de sua participação no segmento que atua.

Existem algumas ressalvas a serem consideradas:

A VW já sinaliza com a V geração do Golf, ou seja, o veículo em termos mundiais, vende bem mas já começa a sofrer a concorrência de produtos mais novos (Fiat Stilo e Peugeot 307). Lembre-se que estamos falando de um cenário mundial, pois ambos produtos (A3 e Golf) são carros globalizados. Esta situação é mais presente no mercado Europeu, que representa o segundo maior mercado mundial com aproximadamente 16 milhões de veículos / ano.

Devemos vender aqui este ano 1,7 milhões de veículos. A fábrica do Paraná já perdeu a manufatura do novo Golf Geração V para outras plantas da própria Holding VW e a ociosidade desta será preenchida com um novo VW ainda de nome TUPI que será montado sob a plataforma do novo VW Polo.

Especula-se que a VW adiaria ao máximo o lançamento do novo Golf aqui no Brasil, ou seja, seria uma estratégia de continuar vendendo Golf Geração IV e Audi e utilizando a planta do Paraná.

Se a produção do Golf for realmente encerrada, desconheço a estratégia do fabricante para manter a produção do Audi em terras locais. Pelos números dá para se perceber que no mix de produção o Golf é o carro chefe da fábrica do Paraná, sem considerar ainda que esta planta fornece 40% da produção deste modelo ao mercado americano, ou seja, o número de Golf produzidos no Brasil é infinitamente maior do que o modelo Audi A3.

Toda esta novela é válida, pois estamos falando de carros irmãos, ou seja, qualquer alteração em um projeto, com quase toda a certeza levará o outro na carona. Lembre-se que estamos falando de uma mesma linha de produção, ou seja, é mais viável produzirmos carros iguais, considerando menores custos, através de ganhos de escalas. Não credito que em 2003 tenhamos o novo Audi A3, mas com certeza já em 2004 este veículo sofrerá uma reestilização.

Se pensarmos no portifólio do fabricante Audi, com a nova mexida do grande A8, o que é mais desatualizado (produto antigo) é o veículo da família A3. O Audi A6 também é bastante antigo, mas seu design (considerado o Sedan mais bonito do mundo em sua categoria) empresta este sucesso a outros veículos da marca (Audi A4 e Audi A8).

Com certeza o Audi A3 será o próximo foco da montadora. Quando irá ocorrer. Não temos ao certo esta informação, mas com certeza em relação à consultoria do inicio do ano, atualmente as chances são bem maiores.

Produto Audi A3:

Não existem palavras. É com certeza um dos produtos do fabricante que conseguiu oferecer um veículo com o carisma, status, credibilidade, da marca a um preço bastante competitivo. Assim como no Brasil em outros mercados a venda da Audi A3 é capaz de alavancar volumes de produção necessários a qualquer fabricante de veículo.

Veja que os concorrentes mais próximos (Mercedes Benz e BMW) não obtiveram o mesmo sucesso com seus veículos de entrada. Se considerarmos que a Audi ainda se beneficia do apoio VW, pois divide custos de produção com outros veículos da Holding, com certeza o negócio Audi A3 representa muito dinheiro no caixa.

No Brasil o modelo tem o seu carisma, status e também pode até ser considerado a compra de um veículo esportivo, sem pesados investimentos. A motorização Turbo de 180CV é sem dúvida uma das melhores do mercado, traduzindo na compra de um veículo de apelo bastante esportivo sem altos investimentos.

O veículo é muito visado a roubos e pelo fato de ser considerado esportivo pelas seguradoras, acaba tendo o seu prêmio de seguro bastante elevado. Uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança seria uma medida prudente durante os estudos de possibilidade de compra.

Ainda que represente um maior investimento a motorização de 180 CV deve ser a escolhida, visto que o motor de 150CV tende a sair de linha.

O veículo está meio sozinho no segmento que atua e se considerarmos os concorrentes mais próximos o mesmo seria o seu irmão o Golf GTI. Este sim é mais provável de passar por uma reestilização quando comparado ao Audi A3.

Tirando esta possibilidade de mudança de estilo, não existe nada que desabone o modelo.

A mídia especializada compara o modelo com a nova Alfa 147. Infelizmente e sorte para a Audi o carro italiano é oferecido por mais R$ 40.000,00 que seu concorrente a conta com um motor inferior em termos de potência e desempenho. Ainda que seja um veículo muito novo, com opção de câmbio Select Speed (troca-se na direção como nos F1) a Audi oferece a versão Tiptronic, com trocas realizadas no volante de veículos através de botões.

Pelo jeito, o carrinho da Audi irá continuar reinando sozinho, por muito mais tempo……..

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezados,

Muito obrigado pela atualização.

A matéria está bem elaborada e agregará muito valor à minha decisão.

Abraço,

João Zaidan Nouer Filho