Pergunta

Recebi as informações solicitadas atendendo plenamente o objetivo.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de receber as mesmas informações referentes ao carro SEAT CORDOBA.

Gostaria também, de uma dica de vocês: qual o carro médio de melhor custo benefício na atualidade? ( conforto, desempenho, segurança, manutenção e estética ).

Luiz Elias

Resposta

Prezado Luiz,

Vejamos agora as informações referentes ao Seat Cordoba:

Volume de vendas do modelo:

Ano 2000:
Seat Cordoba: 1.501 unidades vendidas

Ano 2001:
Seat Cordoba: 985 unidades vendidas

Ano 2002 (até setembro):
Seat Cordoba: 681 unidades vendidas

Pelos números de vendas do modelo, da para se perceber que a marca deve estar pensando numa estratégia futura, pois nestes volumes não existe uma justificativa para a permanência da Operação no Brasil.

Recentemente a Seat esteve no salão com dois novos modelos que supostamente seriam importados a partir de 2003.

Infelizmente os carros do portifólio atual nunca chegaram a decolar em vendas pois possuem concorrentes de pesos e veículos nacionais nos segmentos que atuam.

No caso do Cordoba, o mesmo sofria concorrência direta de seu irmão mais velho o Polo Classic e agora com a chegada do novo Polo Sedan o cenário tende a piorar ainda mais. Não tenho visto mais a oferta do modelo como 0 km, ou seja, tudo isto pode representar incertezas em relação à continuidade da importação do modelo.

Na Europa o modelo Ibiza já sofreu uma reestilização, mas não poderia ser importado pois chegaria a preços acima da média no mercado que atua (compactos premium). Este mercado é abastecido com importantes veículos fabricados localmente (ex. VW Polo, Novo Fiesta, Novo Corsa, etc,etc).

Talvez você tenha uma boa oferta de compra para o veículo, apesar de representar um excelente produto, não devemos nos enganar. A marca nunca decolou em volumes de vendas, existem ressalvas em relação à continuidade da Operação no Brasil, ou seja, tudo o que acaba justificando a pedida do veículo no mercado de usados.

Qual o melhor veículo do mercado em termo de custo / benefício:

Esta é um pouco difícil de ser respondida e tudo vai depender de seu orçamento, gosto por determinado modelo, etc,etc.

Atualmente acredito que a linha Focus atende bem estas premissas: é um produto recente, de design novo e moderno, preço razoável, motorização consagrada (Zetec Rocan), etc,etc.

A GM parece que deu uma sobre vida a família Astra e neste sentido também nos parece uma boa escolha.

Fiat Stilo: O modelo na Europa não faz o sucesso que o fabricante esperava, mas ainda assim vende bem. No Brasil o veículo começa a ser visto nas ruas com mais freqüência. Seu modelo de entrada é ofertado numa excelente relação de custo / benefício. Há quem diga que o veículo antecessor (Brava) seja mais bonito que o modelo sucessor (Fiat Stilo). As críticas têm um certo fundamento.

Os novos Fiesta e VW Polo também nos parecem excelentes opções de compras, apesar de estarem situados em um outro segmento de mercado (compact premium).

O segmento dos monovolumes também tem muitos adeptos e com a chegada do GM Meriva o mercado passa a ser atendido numa faixa de preços mais acessível. Os modelos anteriores (Citroen Picasso, Renault Scénic ou GM Zafira) custavam um pouco acima dos R$ 35.000,00.

O VW Golf sempre esteve na lista de nossos preferidos. Infelizmente tem uma cotação de seguros acima da média e já existem rumores sobre a fabricação de uma nova geração do veículo.

Vamos anexar algumas consultorias já respondidas que dará uma idéia de nossa opinião sobre o mercado.

Posterior a esta leitura podemos evoluir um pouco em relação a sua futura compra.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento