Pergunta

Estou querendo trocar meu golf por uam blazer executive 4.3 v6 2001/2002.

O que vocês podem me dizer sobre este carro, conforto, dirigibilidade, consumo e mercado??

Obrigado,

Sergio Americo Bellangero

Resposta

Prezado Sérgio,

O que podemos dizer do veículo pretendido:

Com certeza a GM faz muito dinheiro com o seu Sport Utility, até porque é a única montadora local a oferecer um veículo neste segmento. Foi neste cenário que a mesma foi aprimorando a sua estratégia de atuação.

Inicialmente a Blazer foi lançada com um motor 2.0 de 96CV. Com certeza não atendia as especificações de desempenho versus peso do veículo. Na S10 (sem carga) este problema já era encontrada, imagine na configuração fechada. Depois veio a introdução do motor 2.2 de 106CV, o qual melhorou um pouco mais ainda não atendeu as premissas.

Se compararmos com as outras ofertas deste tipo de veículo, qualquer fabricante oferecia um carro desta categoria com motor de 6 ou 8 cilindros.

Foi neste cenário que a GM considerou que havia espaço e potenciais compradores para uma versão mais sofisticada e com uma maior motorização. Lembre-se que quando a mesma foi lançada o Versão Limited do Jeep Cherokee era o grande sonho de qualquer mortal. Até este grafismo dourado, de gosto meio duvidoso foi em parte copia do Jeep americano.

O motor adotado na versão Executive foi um motor importado da família Vortec V6 de 4.3 litros de 180CV. Estes motores têm uma tradição de excelentes produtos da engenharia automotiva, mas como todo motor de seis cilindros também tem o seu custo associado (alto consumo de combustível).

Recentemente a GM passou adotar um motor de V6 192 CV em sua linha executive e tal mudança não foi justificada pela deficiência do motor anterior, mas com certeza o mesmo sofreu alterações de especificações no local onde é fabricado. Um outro ponto apontado pela montadora é que o veículo concorre com fortes players importados e a grandes fabricantes neste segmento tem utilizado a maior potência como um forte argumento de vendas. Mitisubishi (Pajero), Land Rover (Discovery), Nissan (Pathfinder) entre outros tiveram seus modelos recentes com alterações de potência.

É meio estranho compararmos estes modelos com a Blazer Exceutive, mas é neste segmento que o veículo nacional se encaixa. Com certeza a alta do dólar favorece ainda mais o modelo nacional, sem considerar a tradição da marca e o maior ponto de vendas e assistência técnica do fabricante em relação à concorrência. Só não sei porque outros fabricantes locais ainda não consideraram a fabricação ou importação de modelos em maior escala para concorrer com o veículo da GM.

A Ford até tentou com o seu Sport Utility Explorer, que representa o veículo mais vendido no mundo em seu segmento. Infelizmente devido a problemas de capotamento do veículo e brigas públicas com fabricante de pneus a tradição e confiabilidade do mesmo ficaram um pouco abaladas. A mesma seve lançar um pequeno Sport Utility já em 2003, mas não irá concorrer no segmento que se posiciona a Blazer.

Dirigibilidade:

Todos sabemos que quem sai de um automóvel e passa a dirigir um Sport Utility, nunca mais quer voltar. O sucesso é tão grande que no mercado americano, mas de 40% das vendas mundiais são realizadas neste segmento. Se observarmos é o segmento que mais teve lançamentos nos últimos anos e recentemente grandes marcas lançaram seus produtos neste (BMW X5, Volvo VC90, Porsche Cayene, VW, Audi All Road, etc,etc). Quem quer ganhar dinheiro precisa estar neste segmento.

Existem muitas críticas de especialistas americanos em relação a esta sensação de segurança. Os motoristas acreditam que dirigir um Sport Utility é o mesmo que um automóvel, o que não é verdade. A carroceria tomba mais em curvas, a traseira tem uma tendência a sair e em pisos irregulares gera-se um certo desconforto para quem está guiando. Tudo característica de qualquer veículo deste segmento, com maior ou menor intensidade em alguns modelos. Com certeza uma BMW X5 ou um Land Rover Range Rover este tipo de situação é mais amenizada em função das tecnologias adotadas nos veículos (suspensão ativa).

Ainda assim com certeza o prazer de dirigir é melhor do que qualquer automóvel de passeio. Sou meio fã deste tipo de veículo e o conforto, espaço interno, espaço de bagagens, segurança, supera em qualquer coisa uma possível falta de segurança. A grande maioria destes veículos tem sua velocidade limitada a 180km/h, eletronicamente, pois é uma maneira de diminuir possíveis acidentes.

Outro ponto bastante discutido no mercado americana é a grande incidência de acidentes com este tipo de veículo (lembre-se que 40% da frota já é de Sport Utility) e os danos causados em outros veículos (passeios) é muito maior. As seguradoras já estão cobrando prêmios maiores por este tipo de veículo e já existem simpatizantes solicitando para as autoridades americanas que os carros passem a ter altura menor, pára-choques na mesma altura, etc,etc.

É evidente que a industria americana é contrária , pois todo o diferencial de vendas do segmento seria terminado se um Sport Utility passasse a ter características de um veículo de passeio. Enquanto isto não acontece os americanos acabam tendo um ônus há mais por conta das apólices de seguros.

Não é difícil que este cenário também ocorra no Brasil, pois os volumes de vendas destes veículos, cresce a cada dia e o índice de sinistralidade também deve estar numa curva crescente.

Tirando tudo isto é uma excelente opção de compra. Talvez uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança fosse uma medida prudente. Atualmente você já possui um veículo com uma apólice das mais caras do mercado. Ainda assim vale este teste antes da decisão final.

Esteja preparado para um aumento na sua conta gasolina. A grande reclamação para este motor de 6 cilindros diz respeito ao consumo de combustível. Infelizmente é assim mesmo. Qualquer motor nesta categoria ou potência não irá fazer mais de 6 km/h de combustível em perímetro urbano.

Vejamos agora algumas especificações do modelo:

Chevrolet Blazer Executive 4×4:

Motor: longitudinal, gasolina 6 cilindros
Potência: 180CV a 4.200 rpm
Torque: 34,7 kgfm a 2.600 rpm
Câmbio: automático de 4 velocidades
Comprimento: 4.610 mm
Largura: 1.690 mm
Altura: 1.640 mm
Peso: 1.930 kg
Porta malas: 456 litros (2.098 com bancos rebatidos)
Tanque: 72 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,6 seg
Consumo cidade: 6,7 km/l
Consumo estrada: 9,9 km/l

Fonte especificações: Revista Automóvel e Requinte ano 2 Edição 18.

Caro amigo,

Pelas considerações acima já da para se ter uma idéia do que representa o seu futuro carro. Com certeza representa um “upgrade” em relação ao seu veículo atual e a opção de compra é por nós apoiada.

Em termos de mercado é um veículo bastante procurado, pois todos querem ter um Sport Utility na garagem e as versões importadas são inacessíveis a grande maioria. Neste cenário a busca por um modelo nacional usado é muito grande.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caro Sr. Nelson,

Agradeço imensamente a rápida e clara resposta.

Fiquei muito satisfeito com a informação e não tenha dúvida de que divulgarei o site “automoveldicas”, pois após várias buscas na internet para conseguir uma avaliação da Blazer 2002, 4.3 v6 e não conseguir, somente neste site tive a oportunidade de saber um pouco mais sobre o carro.

Pelo acima exposto, infere-se que tive conhecimento do site através da internet, se não me engano, forma váriso dias de busca, encontrei o site no “cade”.

Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelas informações.

Sergio Americo Bellangero