Pergunta
Quando adquiri o veículo no início de 2002, fui atraído pela pouca desvalorização que todos falam do modelo GOL.
Minha dúvida é a seguinte, por ser GOL TURBO ele vai desvalorizar mais que o GOL modelo 16V?
Cristiano Toni
Resposta
Prezado Tiago,
Realmente o modelo Gol é por mais de 15 anos o carro mais vendido em nosso mercado e isto ainda vai se repetir por mais alguns anos.
Em termos de números de vendas, até outubro de 2002 o modelo já havia vendido nada mais do que 178.092 unidades. O mais perto disto é a linha Palio com exatos 107.387 unidades.
Veja os números dos anos anteriores:
Ano 2001:
Gol: 265.898 unidades vendidas
Palio: 163.706 unidades vendidasAno 2000:
Gol: 243.115 unidades vendidas
Palio: 163.706 148.468 unidades vendidasInfelizmente com certeza o grande cenário deste excelente resultado não é representada pela versão Turbo do modelo. Se formos analisar o porque da versão Turbo, o lançamento da mesma coincide com a chegada de fortes concorrentes ao mercado (Peugeot 206, Renault Clio) e a VW precisava de alguma estratégia para manter os seus produtos no topo da lista. O motor 1.0 teve sua potência aumentada de 69CV para 76CV.
Na seqüência a VW anunciava o mesmo como o motor mais potente da categoria. Depois veio a versão Turbo, com 112 CV.
O carro turbo tradicionalmente no Brasil nunca teve uma boa aceitação. A Fiat iniciou a oferta com o Uno Turbo, o Tempra Turbo entre outros modelos.
Colocar uma solução turbo, num motor de 1.0 litros sempre foi questionado em relação durabilidade e maior manutenção do mesmo.
Quando a Ford lançou o Fiesta Supercharger muito se discutiu as vantagens da solução em relação à utilização de um turbo. A primeira impressão é que o mesmo trabalha em regime de menor rotação, ou seja, supostamente não precisa de óleos especiais e sua vida útil superava a casa dos 200.000 km.
Nunca vi a VW afirmar este tipo de situação.
Na verdade o que mais justificava a adoção de motores de 1.0 litros com grandes potências era o fator de cobrança do IPI. Até então um carro com motor 1.0 pagava IPI de 10%, as soluções Turbo ou Supercharger representavam potencias de maiores motores.
Com a mudança na forma de cobrança, os carros com motores entre 1.0 até 2.0 tiveram seus IPI reduzidos de 25% para 16% (agora 15%), ou seja, tiveram seus preços muito próximos de carros 1.0 mais equipados.
Tanto é verdade que um carro 2.0 da VW custa quase que o mesmo que uma versão Turbo 1.0, sendo que os dois modelos oferecem a mesma potência, ou seja 112CV. Ainda que a aceleração seja maior num modelo 1.0 Turbo, ninguém irá deixar de adquirir um carro com o consagrado motor 2.0 da família AP VW.
Antes destas alterações de cobrança de IPI um carro Turbo já tinha uma desvalorização maior em relação a um carro aspirado. Infelizmente o mercado ainda faz negativas a este tipo de solução. Supostamente é um carro utilizado em maior regime, ou seja, é mais desgastado do que um carro aspirado. Também tem sua apólice de seguros com maiores valores junto às empresas Seguradoras. O mesmo é classificado como um esportivo da família e isto faz os prêmios com maiores valores.
Tudo também irá depender de quem será o seu futuro comprador. Existe uma legião de consumidores dispostos a pagar por esta solução, mas com certeza no universo de compradores, suas maiores chances seriam se seu veículo não fosse um carro Turbo e sim uma versão aspirada. Se formos comparar com a versão 1.0 16V este ainda é o grande mercado consumidor no Brasil.
Ainda que as mudanças de cobrança do IPI tenham alterado o mix de vendas, com certeza 65% dos novos carros vendidos possuem motorização 1.0, e o que mais justifica este cenário é a procura por um menor preço. Um Gol Turbo está acima desta faixa de entrada e nos dias de hoje você concorrerá de perto com as versões de motor 1.6 mais despojadas.
Ainda que você esteja diante de um campeão de vendas, com certeza o modelo escolhido não representa muito este cenário. Poderia ser aplicado a qualquer veículo turbo e talvez no caso da VW (grande volume de vendas) isto represente um menor problema (menor desvalorização) a sua pessoa.
Vamos anexar uma outra consultoria respondida sobre a possível compra de um Gol Turbo versus um outro modelo. Naquela época já éramos meio contrários a esta opção de compra. Infelizmente não podemos falar a mesma coisa para você na época da escolha do veículo. Também não temos o direito de criticar as escolhas de nossos colegas e se sua decisão foi para este modelo, com certeza diversos fatores o levaram para a mesma.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
1- Superou a minha expectativa.
2- Através de pesquisa na internet
Cristiano