Pergunta

Estou com vontade de trocar meu carro por um VW Golf 0Km, porem estou com medo porque fiquei sabendo que o golf ira mudar de modelo, por isso gostaria de saber se isso e verdade e caso venha ser, quando ira acontecer essa mudança ???

Grato,

Luis Renato Mateus Maciel

Resposta

Prezado Luis,

Com certeza a VW deve estar lançando a geração V de seu produto que mais vende.

Talvez esta seja a grande justificativa pelo novo modelo. O Golf é um produto mundial da montadora, foi lançado há exatos 26 anos na Europa para substituir o velho e conhecido Fusca. Por diversos anos foi eleito o carro do ano em seu segmento e é neste cenário que o modelo aqui disponível (Geração IV) já começa a sofrer maior concorrência de produtos mais recentes (Peugeot 307, Fiat Stilo, Renault Megane II, e outro novos produtos já anunciados (nova geração do Astra, do Focus, e o C4, sucessor do Citroen Xsara).

Lembre-se que estamos falando de um produto mundial, aliás 40% de nossa produção de Golf realizada em São José dos Pinhais é exportada para os EUA / Canadá. Os EUA são um dos grandes mercados da VW, depois do mercado Europeu.

Infelizmente já se sabe que a unidade VW no Paraná perdeu a concorrência para a fabricação do novo Golf e isto pode representar ainda uma sobrevida ao modelo atual, ou seja, é certo que a VW Brasileira ainda manterá uma produção de seu modelo geração IV enquanto estiver num bom volume de vendas.

Em tratando-se de volumes de vendas o modelo atual já bem e obrigado. Em 2001 foi o décimo produto mais vendido com 32.635 unidades. Nesta lista o que mais chamava atenção que era o primeiro modelo que não era oferecido com motorização 1.0. Se considerarmos que no mercado de novos 70% dos veículos possuem motor 1.0 o resultado do Golf é extraordinário.

Em 2002 o modelo caiu uma posição (11) com exatos 27.973 unidades vendidas. Mais uma vez é o primeiro da lista que não tem motor 1.0 em suas opções de oferta. Ainda que o volume tenha sido menor, não devemos nos esquecer que 2002 foi um ano repleto de lançamentos que acabam “roubando” potencias compradores.

Diante do cenário acima tudo indica que a VW ainda tem uma sobrevida. Resta saber a estratégia do fabricante, pois o discurso agora é para carros mundiais, ou seja, grandes volumes de produção e neste sentido o fabricante deve precisar criar uma alternativa para o buraco deixado pela possível perda de produção no Paraná. Ainda existem brigas internas para saber quem irá produzir o novo Polo destinado aos mercados externos.

A VW Brasil briga arduamente por esta posição. Não devemos nos esquecer que Audi A3 e Golf utilizam0-se da mesma plataforma, itens comuns, etc,etc, Revistas especializadas também apontam para o novo modelo A3 que será montado nesta nova plataforma do Golf. O projeto tem o codinome de PQ35 que significa:

P= plataforma
Q= transversal
3= terceira linha de modelo
5= quinta geração da família

Que o novo Golf irá chegar em 2003 é mais do que certo. Se será disponibilizado em terras locais, com certeza será, mas a data ainda é bastante incerta. Tudo irá depender do que será produzido em São Jose dos Pinhais – Paraná. É possível que ainda vamos conviver um pouco mais de tempo com a geração IV, enquanto outros mercados já podem usufruir da geração V.

Veja o caso do Brava. Na Europa foi substituído pelo Stilo. Aqui o fabricante de Betim irá esticar mais um pouco o convívio de dois carros pertencentes à mesma categoria e segmento (Brava e Stilo). O custo de cada produto é que irá definir a permanência ou não do modelo. As versões mais caras do Brava (HLX e HGT) já foram descontinuadas, pois invadiam exatamente a faixa de preços do novo modelo Fiat. Mais uma vez a decisão de mudanças, retiradas de mercado, ou outras gira em torno de volumes de vendas, depreciações de projetos, margens de contribuição, etc,etc.

Infelizmente não temos acesso a informações estratégicas dos fabricantes e neste sentido ficamos aqui especulando sobre o futuro e tentando ajudar os nossos amigos.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento