Pergunta

O carro POLO da Volks é um bom carro?

Quais os pontos positivos e os negativos?

Luiz Carlos Pereira

Resposta

Prezado Luiz Carlos,

Vou começar a responder a sua consultoria com o seguinte artigo publicado na mídia especializada:

VW exportará Polo para a Europa

A partir de maio, a fábrica de São Bernardo do Campo da Volkswagen vai começar a exportar o novo Polo Sedan para a Alemanha, Espanha e outros mercados europeus. O modelo três volumes que circulava por lá – ainda com a carroceria antiga – era fabricado, até o momento, na planta de Martorell (Espanha). A unidade espanhola, agora, fica responsável pela produção do novo Seat Cordoba – modelo que não será vendido no Brasil -, que usa a mesma plataforma do Polo. (Diário de São Paulo)

Ainda que você não esteja falando do modelo Sedan a referência é válida para toda a nova família VW Polo. Usamos este artigo pois o mercado europeu representa o segundo maior mercado mundial de automóveis, com mais de 15 milhões de unidades comercializadas por ano. Vender carro neste cenário, tão competitivo e com tantas opções e marcas só com excelentes produtos. Com certeza a nova família Polo atende as premissas de um produto mundial do fabricante.

Seria uma parecida referência com o nosso Golf geração IV atualmente produzido em São José dos Pinhais – Paraná. Este produto é o carro chefe do fabricante me termos mundiais, representando também um carro considerado como mundial. Do total de nossa produção realizada no Paraná, 40% destinam-se ao mercado de exportação, mas precisamente para os EUA e Canadá. Vender carros nos EUA, competir com mais de 300 modelos disponíveis, obter excelente resultado de vendas e gozar de um conceito de carro “made in Germany” não é pouca coisa.

O mercado americano talvez representa o de maior dificuldade de sucesso, devido a forte concorrência de modelos, fabricantes, preços e produção local. Nosso Golf faz um grande sucesso e não podemos deixar de perceber que a família Polo é uma evolução, ou talvez, uma derivação deste produto em termos de conceito. O carro também será mundial, fabricado dentro dos moldes de sistemistas (fornecedores participando do processo produtivo), grandes volumes de produção, fabricação em poucas localidades atendendo também a outros mercados, menores custos, melhor padrão de qualidade, etc,etc,.

Se pensarmos na VW local de alguns anos atrás, o Gol era e continua sendo o campeão de vendas do mercado, mas com a chegada dos novos concorrentes (Peugeot 206, Renault Clio, Novo Fiesta, Novo Corsa, Citroen C3) este cenário tenderia a uma rápida mudança. Foi-se o tempo que uma Kombi ou um Gol permaneciam no pódio por mais de 20 anos. A industria automotiva mundial vive não só de bons produtos, mas os lançamentos representam a grande isca na busca de novos potenciais Clientes.

A nova família VW Polo vem exatamente compor esta lacuna de novo produto (carro mundial) que faltava no portifólio do fabricante. Se pensarmos em opções a VW passa a atender bem o segmento de entrada com o Gol (família BX = Gol, Saveiro e Parati), seguido pelo Polo, Golf, Bora, Passat e por que esquecer do New Beetle. Ainda existe um outro modelo ainda de codinome Tupi que teoricamente seria ofertado com motorização 1.0. Representa um Polo em menor escala e no meu entender havendo sucesso deste, acrescido do sucesso que a família Polo vem alcançando marcaria o início do fim da geração Gol.

Talvez haja controvérsias, pois a VW acaba de fechar acordos de exportação do modelo Gol ao mercado Chinês. Isto representa volumes de mais de 50 mil unidades / ano e só isto já seria suficiente para manter o modelo em produção por mais alguns anos. A mídia especializada declara que o modelo tem continuidade até 2007.

Até aqui você deve estar imaginado que trabalhamos para a VW. Não é verdade. Em 2001 sempre referenciamos o Peugeot 206 como o campeão em seu segmento de atuação. Em 2002 com os recentes lançamentos da industria automotiva nacional (Novo Polo e novo Fiesta) nosso discurso teve que ser alterado. Não que o carro francês tenha perdido o seu lugar, mas o mesmo já conheça a sofrer o peso de um projeto “meio” defasado.

Também falamos muito bem do novo Ford Fiesta, bem como um excelente posicionamento do fabricante, principalmente em relação a sua oferta atual de produtos. Os novos carros a serem lançados no projeto Ford Amazon, com certeza farão a concorrência se mexer.

Em 2002 a VW conseguiu vender exatos 26.407 unidades do Polo. Se pensarmos que 70% dos carros nacionais novos possuem motorização 1.0 e o referido modelo foi muito pouco ofertado neste segmento, o resultado é extraordinário.

Lembramos que a família Polo foi inicialmente lançada com o conceito de compact premium, ou seja, oferecia de tudo que um mortal espera (ar condicionado, direção hidráulica e outros importantes quesitos). Ainda assim a VW tentou uma abordagem do modelo com motor 1.0. Infelizmente no dia do lançamento o Governo baixou medida alterando as regras de cobrança do IPI e os carros com motores entre 1.0 e 2.0 foram os mais privilegiados. Resultado 1: Polo 1.0 tinha preço muito próximo do Polo 1.6. Resultado 2: temporariamente e até hoje a VW deixou de oferecer o seu produto com motorização 1.0.

Pontos negativos: talvez o seguro do modelo poderia ser um ponto negativo, mas desde o inicio das vendas o fabricante tratou de vender o modelo com apólices corporativas custando a partir de R$ 900,00. Isto representa quase 3% do valor do veículo que em termos de seguro é um excelente negócio.

Acreditamos que no segmento onde a família Polo se situa não existem pontos negativos. O carro já é um sucesso, vende bem, tem carisma, passa um ar de status e com certeza representará um marco importante na retomada do fabricante dentro do mercado nacional. É com este produto, mais o modelo Sedan e outros futuros lançamentos em diversas categorias que a VW ainda não atua, que o fabricante espera superar a Fiat em volumes de vendas, ainda em 2003. Nos dois últimos anos o fabricante de Betim obteve melhor resultado e isto tem aborrecido muita gente.

Vamos anexar uma tabela comparativa com outros modelos, mas o que vale para você são as informações do modelo VW. A mesma já estava preenchida de outras consultorias.

Pode comprar sem receios, independente da motorização escolhida. O motor 1.6 atende bem as expectativas de consumo e desempenho. O motor 2.0 já representa um maior investimento em sua compra.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento