Pergunta
Senhores,
Escrevo para perguntar qual a diferença entre os sistemas de injeção eletrônica que equipam os Monza Classic SE (91 a 93) ” MPFI ” e ” EFI ” e se um é mais confiável que o outro ou não; se há vantagens ou desvantagens de um para outro.
Pretendo comprar um destes carros e sua explicação pode me ajudar a escolher o modelo.
Agradeço desde já a atenção e espero sua resposta.
Obrigado,
Alexandre Carniel Bugs
Resposta
Prezado Alexandre,
Vejamos os seus questionamentos:
EFI: Eletronic Fuel Injection (injeção de combustível eletrônica)
MPFI: Multi Point Fuel Injection (injeção de combustível eletrônica multi ponto)
Em ambas as situações o velho e conhecido carburador foi substituído por bicos eletrônicos de injeção. Seria como utilizar um aplicador de spray de combustível na câmara de combustão.
A diferença entre o primeiro (EFI) e o segundo MPFI está diretamente relacionada ao número de bicos injetores. Enquanto no primeiro caso existe apenas um bico injetor, no segundo caso o número de bicos injetores corresponde ao número de cilindros do veículo.
Com certeza a segunda solução é mais eficiente, pois a mesma quantidade de combustível é aplicada em cada câmara de combustão no momento da queima. Pense que no primeiro caso o bico injetor fica posicionado no meio do bloco do motor, ou seja, existe uma tendência de maior quantidade de combustível naqueles cilindros mais próximos do mesmo. Ainda assim isto é compensado por maiores quantidades de combustível e pressão do mesmo.
A GM foi pioneira na introdução deste tipo de solução em carros de série. A VW tinha esta solução naqueles primeiros Gol GTI, serie especial, azul marinho. Parte do atraso deste tipo de implementação aqui no Brasil muito foi justificado pela proibição da importação de componentes micro-processados.
A reversa de mercado de informática foi positiva para o Brasil para os fabricantes de computadores locais, mas representou um atraso muito grande para os fabricantes de veículos. Nos anos 60 os EUA já possuíam modelos com este tipo de benfeitoria introduzida. Com certeza um veículo com injeção eletrônica tem um desempenho muito superior em relação ao velho e conhecido carburador. Quem não se lembra das limpezas necessárias, ajustes de bóias, agulha, etc,etc. Se fosse a álcool a dor de cabeça era maior ainda.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Boa noite,
Escrevo novamente conforme pedido feito quando do envio da resposta às minhas dúvidas. Primeiro, a consultoria foi tão bem dada que gostaria de perguntar mais 3 coisas: já que foi citado o exemplo do Gol GTi, o sistema de injeção eletrônica do Monza Classic SE é o mesmo Bosch LE Jetronic que equipava este Gol?
E se o sistema MPFI é melhor, por que a GM, quando tirou o Classic SE de linha, equipou os Monza posteriores apenas com o sistema EFI? E, por último, por que tiraram o Classic SE de linha se, no meu pouco entender, foi o melhor Monza já feito?
Em segundo lugar, tomei conhecimento deste serviço procurando no Cadê?, na seção de automóveis, alguma revenda que tivesse um Classic SE em condições de ser comprado.
Mais uma vez, obrigado pela atenção e espero as novas respostas.
Um abraço,
Alexandre