Pergunta

Gostaria de adquirir um SUZUKI SAMURAI financiado.

Um SAMURAI usado é uma “fria”?

Os impostos e o seguro de um SAMURAI usado são de valores elevados, comparados a de um modelo popular?
E quais vantagens e desvantagens teria ao adquirir tal modelo?

Onde posso adquirir o veículo e como financiá-lo, sendo que moro em Caçapava, Vale do Paraíba.SP.

Wilson A. Junior

Resposta

Prezado Colega,

Em relação ao carro pretendido temos a informar:

O modelo pretendido não é mais importado pela Suzuki que passou a trazer o Jimmy em seu lugar. O mesmo foi trazido até 99 considerando dois tipos de capotas: canvas (lona) e metálica.

As revendas da marca também tem diminuído em muito e isto pode representar futuros problemas em relação aos serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Se em sua região você não possui uma revenda autorizada da marca já é um indício de maior preocupação.

Seguros:

Um veículo importado no valor de R$ 20.000,00, quando comparado com um veículo nacional de mesmo valor terá sua apólice de seguros mais cara. São poucas as Seguradoras que trabalham com veículo importados e menos chances ainda de achar uma que segure um veículo que deixou de ser trazido. Quando você encontrar pagará o ônus da falta de concorrência de mercado.

Seria prudente uma cotação de seguros para o carro pretendido junto ao seu corretor de confiança. Algumas seguradoras disponibilizam cotações on line e você já pode se adiantar nesta fase do projeto. Digite “seguros” em qualquer buscador de sua preferência e serão inúmeras as opções de cotações.

Vantagens em se adquirir tal modelo:

Não vejo vantagens nesta aquisição a não ser a intenção de compra de um veículo passível de uma atividade off-road. Ainda assim existem limitações em relação à capacidade desta atividade off-road, considerando ainda que este tipo de situação é sempre caracterizado pela utilização do veículo em condições adversas, ou seja, seu veículo precisaria de mais cuidados e manutenções constantes. A falta de revendas, os custos das peças e mão de obra especializada, podem prejudicar a sua brincadeira.

Desvantagem:

Comprar um utilitário usado sempre foi uma aventura até para especialistas de mercado. É difícil encontrar um Jeep que não tenha realizado trilhas, em bom estado de conservação, com o plano de manutenções realizados, etc,etc. Se você encontrar um veículo nesta situação, considerando também aspectos de documentação, pode ser uma boa alternativa de preço.

Não se esqueça que o veículo pretendido nunca chegou a decolar em número de vendas, deixou de ser importado e tem um mercado bastante restrito.

Segue abaixo algumas dicas na compra de seu veículo usado:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência do veículo e multas pendentes são itens obrigatórios na avaliação do negócio.

Em relação à indicação de lojas e revendas autorizadas, não vamos poder te ajudar muito pois não temos nenhum tipo de relação comercial com tais estabelecimentos. Você pode considerar uma navegada nestes grandes sites que possuem classificados online e procurar o seu veículo.

A opção financiamento também está disponível, ou seja, você pode fazer algumas cotações. Os melhores e maiores são www.webmotors.com.br, www.carsale.com.br, www.automovel.com.br, www.autoplaza.com.br, www.webcarona.com.br.

Vamos anexar uma outra consultoria já respondida para veículos da marca que possivelmente trará informação adicional a sua pessoa.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto: 1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento