Pergunta

Quero comprar (Kia Sportage) por favor me informe sobre a qualidade do veiculo

Grato,

Carlos

Resposta

Prezado Carlos,

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas:

Acreditamos que sua intenção de compra seja para o modelo com motorização a diesel, que nos parece um diferencial em relação à intenção de compra.

O primeiro ponto a ser observado é que estamos falando de um veículo importado e como todo importado tem os seus serviços de pós-vendas mais difíceis (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Vejamos os volumes de vendas do modelo nos últimos três exercícios:

Ano 2000:

Kia Sportage: 3.419 unidades vendidas

Ano 2001:

Kia Sportage: 2.893 unidades vendidas

Ano 2002:

Kia Sportage: 1.696 unidades vendidas

Pelos números acima da para se perceber uma diminuição na participação de mercado. Se considerarmos os últimos lançamentos da industria, e a desvalorização cambial ocorrida em 2002 à participação da Kia neste mercado nos parece um bom resultado.

Na lista dos maiores volumes de vendas a Kia aparece na posição 13 com 5.702 unidades vendidas. Lembramos que todas as outras posições são ocupadas por Empresas que possuem manufatura local, ou seja, no cenário dos importados a Kia vem em primeiro lugar. O resultado de 2002 é 44% menor do que 2001, quando foram comercializadas 10.333 unidades.

Estes números mostram a realidade de segmento dos importados.

Seguro:

Este é um outro item a ser pensado. É menor o numero de seguradoras que trabalham com veículos importados. Resultado: esta menor concorrência acaba prejudicando o consumidor que não passa a contar com maior oportunidades de cotações. Uma cotação com o seu corretor de confiança pode ser uma medida prudente.

Se você gosta de uma aventura off-road, o veículo pretendido tem os seus méritos, mas com certeza para situações mais adversas existem outras opções de mercado (ex. Land Rover Defender).

O modelo diesel é oferecido com uma motorização 2.0 8V turbo alimentada de potencia igual a 87CV.

Vejamos algumas especificações deste motor:

Motor: dianteiro, longitudinal,
Cilindrada: 1.998 cm3
Potência: 87 CV a 4.000 rpm
Torque: 20,5 kgfm a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 19,0 seg
Velocidade máxima: 148 km/h
Consumo urbano: 12,6 km/l
Consumo rodoviário: 13,9 km/l
Comprimento: 4,32 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,65 m
Peso: 1.583 kg
Ângulo de ataque: 36 graus
Ângulo de saída: 24 graus
Vão livre: 0,2 m
Inclinação de rampa: 35 graus
Freios dianteiros: disco ventilado
Freios traseiros: tambor
Porta malas: 287 l
Tanque de combustível: 60 l

Fonte das especificações: Revista Quatro Rodas Edição Setembro 2002

Pelos números acima percebemos um desempenho bastante modesto para o modelo a diesel.

Existe ainda uma opção a gasolina, onde o motor de 4 cilindros oferece 128CV.
Apesar de menor torque (17,8 kgfm / 4.700 rpm) este motor acaba desenvolvendo uma maior velocidade final (170km/h). Infelizmente não encontramos mais especificações para este motor, tais como consumo e aceleração.

Qualidade do veículo: não existem ressalvas conhecidas que poderiam comprometer a qualidade deste veículo. Os números de vendas de uma maneira até atestam o excelente produto ofertado pela Kia. Também é verdade que em determinados períodos o Sportage foi uma das melhores ofertas (custo / benefício) seja ele no segmento dos Sport Utilities, bem como opção no mercado dos veículos movidos com combustível diesel.

A desvalorização cambial de 2002 acabou prejudicando um pouco as vendas do Importador. Este é um ponto a ser considerado, pois há quem diga que aquele que não tiver uma manufatura local está com os dias contados. Importados somente aquelas marcas que não justificariam a produção em função do volume de vendas (Ferrari, Porsche, Jaguar, etc,etc). Carros destinados ao mercado até R$ 60.000,00 terão que ser fabricados localmente para ter competitividade.

Pense bem na hora da compra. Se sua intenção de compra for para um modelo usado, considere uma correta avaliação no estado geral do mesmo. Lembre-se que você está adquirindo um sport utility e só isto já é motiva para maiores ressalvas. Observe o plano de manutenções realizado ao veículo. Isto pode representar um diferencial, considerando ainda que o mesmo tenha sido realizado em revenda autorizada da marca.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento