Pergunta

Fiz uma pesquisa e estou pensando em trocar o meu carro por um Fiat Palio Fire 1.3.

Procuro por um carro econômico, de fácil manutenção, que tenha bom desempenho com ar condicionado.

Tenho dúvidas se a minha escolha é adequada.

Agradeço a oportunidade,
Maria Luica

Resposta

Prezada Maria Lucia,

Com certeza a escolha é uma das mais corretas possíveis, até porque o modelo Palio por anos é o segundo veículo mais vendido em nosso mercado, perdendo apenas para o modelo Gol da VW. Isto não significa que o Gol seja melhor, mas este cenário atesta a qualidade do produto Fiat.

Só existe uma ressalva em relação à compra.

A família Palio foi lançada em 1996 e teve uma recente pequena mudança de estilo. Em 2002 o fabricante já sofreu um pouco com a maior concorrência e a falta de novos produtos. Neste ano A Fiat adotou a estratégia de oferecer os seus produtos numa melhor relação de custo / benefício e parece que deu resultado.

Em 2002 manteve a primeira posição em volumes de vendas, superando pelo segundo ano consecutivo o arqui-rival VW. Esta adoção dos motores 1.3, provenientes da Empresa Power Train (joint venture entre GM / Fiat) é mais uma estratégia da montadora de oferecer diferencias em seus produtos. Há fortes indícios de que o fabricante não irá conseguir sobreviver com seu produto (linha Palio) por muito mais tempo.

Os concorrentes chegaram (Peugeot 206, Renault Clio, Novo Fiesta, Novo VW Pólo, Novo Corsa, Citroen C3, etc, etc) e isto acaba representando uma diminuição nos volumes de vendas (perda do market share).

Publicações especializadas já flagraram e apresentaram fotos de supostos veículos da nova geração da família Palio, com um design muito parecido com o produto Fiat Stillo.

É neste sentido que existe uma ressalva em relação a sua opção de compra.

Se você não se preocupa com modernidades, com certeza a Palio representa uma das melhores opções de nosso mercado. Infelizmente um lançamento de um novo produto acabaria representando uma maior desvalorização para o veículo adquirido. Como o mercado ainda não trabalha de forma oficial neste sentido, a Fiat ainda não está praticando estratégias comerciais mais agressivas para um suposto modelo a ser substituído.

Recentemente a Renault alterou a sua linha Clio, e em um determinado momento ambos produtos já eram oferecidos ao mercado. Com certeza o modelo antigo levava vantagens financeiras na compra em relação ao novo e este tipo de situação acaba depreciando possíveis perdas financeiras em função de mudanças de estilo.

A Citroen deve estar lançando o seu novo Citroen C3, nos próximos meses. Já é sucesso no mercado europeu e com certeza isto se repetirá aqui. Pelo que foi apresentado no último salão do automóvel (outubro / 02) não há como não obter sucesso.

Ford e VW colhem os frutos de seus dois novos lançamentos (novo Fiesta / novo Polo). Com esta maior competitividade o mais prudente seria considerar a compra de um veículo mais novo, mais atual, mais moderno. Ainda que sejam novos, as premissas de um excelente produto (baixa manutenção, bom valor de revenda, baixo consumo, excelente relação de custo / benefício, desempenho / consumo, etc, etc) são atendidas, pois os mesmos já saem concebidos dentro deste cenário. O fabricante que não atender estes itens estará com os dias contados.

No mercado atual de automóveis, os serviços de pós-vendas, fidelização dos Clientes, lançamentos e novidades da industria serão os diferencias para aumentar suas posições. Infelizmente a linha Palio da Fiat nos parece um pouco desatualizada.

Pense no assunto, ainda que talvez a mudança de planos represente um maior investimento na compra de seu novo veículo.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento