Pergunta

Gostaria de saber informações sobre o Vectra.
Quais as vantagens de ter um veículo desse porte?
Quais as desvantagens, como peças de maior desgaste, problemas cronicos etc..

Eduardo Velasco

Resposta

Prezado Eduardo,

Não podemos falar mal do veículo GM que já foi o campeão de vendas no segmento dos Sedans médios, mas infelizmente os números de vendas do modelo nos últimos três exercícios precisam ser apresentados. Vamos apresentar os concorrentes mais próximos, pois representa a melhor maneira de analisar o mercado de automóveis:

Ano 2000:

GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas
Fiat Marea Sedan: 7.951 unidades vendidas
VW Santana: 22.323 unidades vendidas

Ano 2001:

GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.512 unidades vendidas
Fiat Marea Sedan: 7.780 unidades vendidas
VW Santana: 18.103 unidades vendidas

Ano 2002:

GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas
Fiat Marea Sedan: 5.701 unidades vendidas
VW Santana: 20.190 unidades vendidas

Pelos números acima já podemos ter algumas conclusões:

O modelo pretendido vem perdendo seu market share com grande intensidade. O que foi o primeiro lugar em 2000, já passou para posições inferiores em 2002. É bem verdade que em 2002 o governo mudou a forma de cobrança do IPI e carros com motores entre 1.0 e 2.0 tiveram suas alíquotas de IPI reduzidas de 25% para 16% e posteriormente para 15%. Como o GM Vectra possuía motor 2.2 não se beneficiou deste recurso.

Seus concorrentes mais próximos (Civic e Corolla) possuem motorização 1.6 e 1.7. Isto justifica em parte a decisão da GM de oferecer novamente o seu modelo com motorização 2.0. Será que vai dar resultado ???

VW Santana:

Só está na lista para mostrar que o velho e conhecido modelo VW ainda continua vendendo bem. Com certeza que justifica este sucesso de vendas é a estratégia da montadora em oferecer o veículo numa excelente relação de custo / benefício. Aquele que foi o top de linha da VW é oferecido por apenas R$ 30 mil reais.

Há quem acredite que este será o destino da linha Vectra, ou sejam, ainda que meio desatualizada seja oferecida ao mercado com valores mais atraentes. A chegada do motor 2.0 seria o início da estratégia, mas ainda o modelo de entrada parte dos R$ 40 mil.

Honda Civic:

Quando recebeu sua última mudança de design agradou a todos. É bem verdade que os carros japoneses são uma exceção em termos de confiabilidade, durabilidade, baixo custo de manutenção, etc, etc. O Honda faz muito sucesso com seu modelo nos EUA e só isto já seria um passaporte para atestar a qualidade de seu produto.

Corolla x Civic:

Há anos atrás os modelos eram muito parecidos e similares.

Recentemente a Toyota perdia muito para o modelo concorrente. O novo Corolla precisava ser algo muito moderno e inovador para superar o concorrente japonês. Com certeza a Toyota acertou com seu novo modelo Corolla. Ainda em 2002 no acumulado do ano o Civic venceu a batalha. Nas parciais dos últimos meses, o Corolla vendeu mais. Em 2003 o modelo Corolla tem tudo para ser o campeão de vendas neste segmento.

Tudo isto é importante se sua intenção de vendas é para um modelo 0 km. Se o veículo pretendido for um modelo usado, não existem ressalvas. O modelo Vectra é sem dúvida uma boa opção e já se desvalorizou por conta deste recente insucesso no mercado. Se a opção for por um modelo 0 km, podemos dizer que existem melhores opções no mercado, considerando inclusive desvalorizações ou vendas futuras.

Em relação ao Vectra não existem ressalvas em peças de desgaste maior ou situações crônicas. É um verdadeiro GM de primeira linha, mas que infelizmente acabou perdendo terreno para os concorrentes mais modernos e recém chegados.

Nos EUA, por exemplo, o novo Corolla é oferecido inclusive com itens da Lexus, marca de luxo do fabricante japonês. Como a briga é maior o fabricante precisa oferecer mais. No Brasil também seria possível, mas os aspectos financeiros falam primeiro. Ainda assim o resultado para a montadora é mais do que excepcional.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento