Pergunta
Caro Nelson,
Sou amigo do Ayrton Maia,
Comentando meu final de semana com um audi A4 a minha vontade de trocar meu carro , andei perguntando em algumas revendas sobre um A4 98/99 mas as opções são muitas então resolvi enviar esse email para que voce me ajudasse na escolha,já ouvi opiniões sobre esse ou aquele modelo ou motor mas papo de vendedor deixa sempre a impressão que voce esta sendo sacaneado um exemplo:
-tive a informação que o 1.8 turbo consome muito oleo alem da possibilidade de problemas com a turbina pois a nossa gasolina e de qualidade inferior causando desgaste ou acumulo de residuos ate o travamento da turbina?
Um abraço,
Sergio Assan
Resposta
Prezado Sérgio,
Em 98 / 99 a Audi oferecia o seu modelo Audi A4 em quatro versões de motorização:
# A4 1.8 com 125CV
# A4 1.8 Turbo com 150CV
# A4 2.4 V6 com 165CV
# A4 2.8 V6 com 193CVÉ evidente que as melhores opções seriam sem duvidas para os motores de 6 cilindros, mas isto acaba representando um maior investimento e com certeza um maior consumo de combustível.
Motor 1.8 de 125CV:
Esqueça……Representa o mico da marca. O Passat VW já não é bem visto no mercado com tal motorização. No caso do Audi A4 o cenário piora ainda mais.
Motor 1.8 Turbo de 150CV:
Sempre li muito bem a respeito desta motorização. Todas as revistas especializadas trazem artigos que este motor fornece potencia suficiente, frente a um razoável consumo de combustível. Parte desta solução é a utilização do turbo compressor, que neste caso requer mais cuidados.
Quando a Ford lançou o motor Supercharger, diversos artigos foram publicados mostrando as vantagens e desvantagens da solução Turbo versus a solução Compressor. Uma das desvantagens do Turbo é a rotação da turbina muito elevada, considerando inclusive a utilização de óleos especiais na lubrificação deste componente. Ainda assim este cenário não chega a desmerecer as qualidades deste motor, que é amplamente utilizado pela VW em diversos veículos das empresas que compõem o seu Grupo.
Este motor 1.8 Turbo, está presente em veículos VW (Passat, Bettle, Bora – Jetta, Golf) Audi (A3 e A4) Skoda, Seat, entre outros. Um motor não é amplamente utilizado em diversos veículos e em diversos mercados não sendo um ótimo produto. Existem elogios em relação à engenharia da VW que consegue deste motor 1.8 extrair potencias de 125CV até 225CV. A versão Audi TT4 utiliza esta mesma motorização, acrescida de artifícios técnicos de turbinas e resfriadores (intercoller).
É evidente que o correto plano de manutenção deverá ser seguido e se as trocas e substituições (óleo / filtros) recomendadas pelo fabricante forem seguidas, o mesmo durará por mais de 200.000 km.
Gasolina de baixa qualidade:
Atualmente existem três tipos de gasolinas disponíveis em nosso mercado:
# Comum
# Aditivada
# PremiumComum:
É aquela velha e nossa conhecida. Possui uma grande porcentagem de álcool misturada numa proporção determinada por lei. Até uns tempos atrás este percentual de álcool chegava na casa dos 22%. A maioria dos carros nacionais são homologados para este tipo de combustível. Todo manual de fabricante de veículo nacional recomenda a utilização deste combustível. É evidente que se algum fabricante recomendar outra gasolina mais cara estará com os dias contados.
Aditivada:
Recentemente vi uma reportagem sobre gasolina aditivada e até mudou os meus conceitos sobre a mesma. A gasolina aditivada não é melhor do que a comum, mas possui agentes que supostamente melhoram a vida útil do seu motor. Não trará melhor performance, nem menor consumo, mas sim uma suposta redução das necessidades de manutenção.
Premium (alta octanagem):
Quando os veículos importados começaram a chegar a maioria destes passou pelo chamado processo de nacionalização ou tropicalização. O que isto representava: adequar o veículo importado as condições locais (climáticas, estradas, qualidade do combustível, etc, etc). Ainda que tal processo tenha sido realizado, as grandes marcas com seus enormes motores tiveram problemas com a baixa qualidade de nossa gasolina comum. A partir de uma necessidade de mercado os fabricantes de combustível passaram a oferecer este tipo de combustível. Um proprietário de uma Ferrari, Jaguar, BMW ou Mercedes-Benz tem por obrigação utilizar este tipo de combustível.
No caso do Audi A4 motor Turbo, talvez não seja esta a recomendação do fabricante, mas sua utilização diminuiria em muito os eventuais riscos relacionado à qualidade de nosso combustível.
Seu receio de problemas em relação à qualidade de nosso combustível pode ser diminuído com esta gasolina de melhor qualidade. Resta saber se seu orçamento permite este tipo estes gastos adicionais. Com certeza um proprietário de um Audi A4 não deve pensar em economia de combustível, pois se este for o cenário a melhor opção seria para um modelo nacional.
Sempre ouvi muitos elogios deste motor 1.8 Turbo VW. Pode comprar sem receios…..
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Automoveldicas (Nelson LRC Bastos)
Agradecimento