Pergunta
Caros amigos, tenciono adiquirir um Gol Special 2003.
Mas guando fui a uma concessionaria VW tive a impressão de estar sendo roubado, pelo simples fato do anuncio da mesma nos jornais ser uma coisa e na pratica ser outra.
A taxa de 0.98 anunciada me parece ser só para zero Km, e quando os calculos são feitos eles limitam o financiamento a 12 meses.
Mas que na verdade se você refazer os calculos verá que a taxa não é na verdade 0.98, e inclusive nos obrigam a dar 60% de entrada no veiculo. E quando solicitamos um Semi-Novo, a coisa piora mas ainda.
Nos dizem que a taxa é de 2.5, mas se refizer os calculos verá novamente que não é verdade.
Será que deveria fechar com eles e depois entrar na justiça e inclusive tornar isto público.
Por favor me expliquem como é feito (Valor financiado X Indexador = Prestação), como é feito isto na verdade e onde estou sendo roubado…
Abraços, desde já agradeço….
Helder
Resposta
Prezado Helder,
Em muitas de nossas consultorias atuais referenciamos que a compra de um seminovo passa a não ser mais vantajosa (ganhar a depreciação inicial) frente a este tipo de situação, ou seja, o veículo 0 km com taxas de juros subsidiados passa a ser mais interessante do que o seminovo com taxas de mercado.
O que ocorre na verdade:
Os fabricantes precisam vender, vender e vender. Todos estes também possuíam agentes financeiros, mas recentemente venderam suas operações financeiras aos grandes bancos (Banco Fiat foi para o Itaú, Banco Ford foi para o Bradesco, etc, etc). Para avalancar o negócio automóvel estes agentes financeiros (bancos privados ou associados às montadoras) entram no negócio subsidiando as vendas. Os juros cobrados para este tipo de situação visam a venda do automóvel.
Quando falamos de um veículo usado, os juros cobrados nesta operação visam o negócio empréstimo de dinheiro, ou seja, neste caso existe a necessidade de vender automóvel, mas quem está bancando o financiamento é um agente financeiro não subsidiado. As taxas passam de 3% ao mês.
Ainda em relação ao primeiro caso (juros subsidiados) na maioria das vezes este tipo de situação é encontrada em condições de entrada igual a 50% ou 60% do valor do bem e o restante a ser pagos em 10 ou 12 vezes iguais.
Esta é a lei do mercado. Não existem boas taxas de financiamento associadas a longos prazos de pagamento e baixo valor de entrada.
Entenda que financiar representa um risco para quem está emprestando o dinheiro. Ao comprar o veículo você já está de posse do bem (100%), mas ainda precisa pagá-lo. Se a entrada for grande e o pagamento em poucas parcelas menor o risco de quem emprestou o dinheiro e as taxas de juros acabam representando esta situação.
Agora se a entrada foi baixa, o período de pagamento for em muitas parcelas o risco aumenta um pouco, logo as taxas de juros são maiores.
Não tem jeito. Comprar carros financiados nos dias de hoje só se for nestas mega promoções corporativas onde as taxas supostamente estão subsidiadas. Supostamente eu falo porque se você tiver dinheiro a vista poderá fazer um negócio abaixo do valor que utilizam para o pagamento.
Esqueça este negócio de entrar na justiça ou tornar o mesmo a publico. O anúncio publicado pelas montadoras onde este tipo de situação é apresentada descreve com detalhes todas estas condições (montante referente à entrada, prazo de pagamentos e só é válido para veículos 0 km).
Mais uma vez nossa teoria de que a compra de um seminovo versus o 0 km com juros subsidiados não vale a pena com forte tendência de melhor negócio para o veículo novo.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento