Pergunta
Gostaria de saber os prós e contras do GM Meriva
Demetrio Carlso de Souza
Resposta
Prezado Demétrio,
Talvez o grande ponto negativo do veículo GM Meriva seja o fato do mesmo não ter as bolsas infláveis disponíveis. Nos dias de hoje infelizmente não é admissível um veículo que custo algo próximo dos R$ 35 mil reais não oferecer tal item nem como opcional.
Recentemente em um evento da industria automotiva um executivo de uma grande montadora mencionou que apenas 2% de seu mix de vendas de veículo deste segmento eram comercializados com Air Bag. Talvez tenha sido baseado nestes números que a GM tenha oferecido o seu modelo neste primeiro instante sem o item. Quando o veículo é lançamento e novo o grande objetivo é o maior numero de vendas possível, e como o brasileiro ainda procura preço este item acaba sendo deixado para a fase 2 do projeto, ou seja, quando o carro já atingiu um razoável numero de vendas bem como uma boa aceitação junto aos consumidores.
Lembro-me que as primeiras picapes Ranger importadas dos EUA na versão XL 6 cilindros possuíam Air bag e ABS e o levantamento dos vidros era manual. Ainda que nos EUA a utilização do Air bag é obrigatória, nitidamente a questão da segurança vem antes do item conforto. Ainda estamos na síndrome do trio elétrico, ar condicionado e direção hidráulica.
A Mercedes-Benz pagou o ônus desta percepção, pois quando lançou o seu modelo Classe A, o brasileiro confundiu com carro pequeno (popular) e deveria custar pouco. Hoje em dia ainda representa uma das melhores relações de custo / benefício disponíveis em nosso mercado.
Prós: nitidamente representa o grande lançamento da GM ocorrido em 2002. A família Corsa foi outro lançamento, mas seu modelo Hatch não chegou a decolar em volumes de vendas quando comparado com o novo Fiesta e novo Pólo. O Corsa Sedan vai bem e ambos os modelos (antigo e novo) continuam fazendo sucesso no mercado.
O Celta também conquistou a terceira posição em volume de vendas atrás de Palio e Gol. A introdução do modelo de 4 portas e a nova motorização de 70V trouxe alegria e bons resultados para a GM. A planta de Gravataí no Sul do País é uma das poucas fábricas que não possui ociosidade de produção.
A linha Astra recebeu uma pequena maquiagem até que venha o novo modelo e o Vectra, coitado despencou de 30 mil unidades / ano em 2000 para 7 mil unidades / ano em 2002. Tudo indica que deve ser um cover do Santana, mas o sucesso de vendas só será obtido se a GM oferecer o modelo numa melhor relação de custo benefício.
Conclusão:
A Meriva representou o grande lançamento da GM em 2002. Até porque o modelo tem muito da engenharia brasileira representando inclusive o seu lançamento antes mesmo do ocorrido recentemente no mercado europeu. É um produto mundial, recém lançado e o esquema dos bancos Flex Space garante versatilidade ao modelo. A motorização adotada também pertence aos novos motores da Empresa Power Train, uma joint venture entre GM e Fiat. São duas ótimas opções de 8V (102CV) ou 16V (122CV). Tudo irá depender de seu orçamento previsto para a compra.
Até dezembro de 2002 o modelo vendeu exatas 9.177 unidades sendo 90% da versão de 8V e 10% da versão de 16V. Nitidamente estes números mostram que o consumidor brasileiro ainda busca preço.
Nos três primeiros meses de 2003 o modelo já alcançou a marca de 5.243 unidades vendidas que representa 3,5 vezes á mais que o modelo Mercedes-Benz (1.560). Ainda dentro desta linha de monovolumes temos os seguintes volumes de vendas para 2003:
Picasso: 2.896 unidades vendidas
Zafira: 2.361 unidades vendidas
Scénic: 2.281 unidades vendidasCom certeza o que justifica em parte o cenário acima é o preço oferecido pelo modelo. Um Meriva parte de R$ 34 mil reais enquanto que estes maiores modelos já passam a custar acima dos R$ 40 mil reais.
Existem ainda negativas para o modelo Meriva em relação à capacidade do porta malas (292 litros) e a falta de um computador de bordo. Só como exemplo o porta malas do Classe A totaliza exatos 350 litros.
Recentemente a industria automotiva nacional introduziu importantes lançamentos que com certeza darão muito trabalho ao modelo GM Meriva, Ainda que pertençam a segmentos distintos estão posicionados nesta mesma faixa de preço (entre R$ 34 mil e R$ 45 mil), a saber:
Citroen C3
Honda Fit
Fiat Stilo
Ford EcoSportEste último lançamento da Ford será um grande “player” em nosso mercado, pois todos sempre sonharam e ter um Sport Utility em suas garagens. Ainda que o modelo não possua um motor tão potente, um acabamento primoroso, a tração 4×4, nunca conseguimos comprar um similar numa relação tão boa em termos de custo / o que oferece.
Qualquer outra opção parecida no mercado vale mais de R$ 60 mil. É bem verdade que este oferece air bag duplo, tração 4×4, melhor motorização. Um dia a versão top de Ford Eco Sport também vai custar perto dos R$ 60 mil. O importante agora é vender, pois a fábrica da Ford em Camaçari fora projetada para 250 mil unidades / ano. Ainda que o sucesso do modelo já chegue perto de 2 mil unidades / mês falta muito para preencher aquela produção total da fábrica. Inicialmente iríamos exportar 80 mil unidades / ano do Eco Sport para os EUA e Canadá.
Não deu certo e outros mercados precisarão ser encontrados para absorver tamanha produção. A Ford já colhe os frutos de seus dois últimos lançamentos e neste ano já possui 12% do market share local. Ainda que esteja na quarta posição o cenário é bem diferente dos 7% de 2001 e a posição ameaçada pela Renault.
Em relação ao Meriva, não existem ressalvas. Trata-se de um dos grandes lançamentos da industria automotiva mundial e pode comprar sem receios. Se você pensa um pouco mais em segurança, a falta do air bag pode representar um ponto negativo a sua escolha.
Vamos nos falando.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento