Pergunta

Com a possibilidade de gastar algo em torno de R$22.000,00, outra opção que analiso é a aquisição de um Palio Weekend, ano 2001 (frente mais nova), vc. pode me passar algumas dicas a respeito deste.

Minha dúvida é saber se é melhor um 1.3 – Fire, ou 1.6, busco um carro econômico.

Sem mais fico extremamente grato, aguardando retorno.

Ricardo P. Medeiros.

Resposta

Prezado Ricardo,

Vejamos agora as suas considerações.

Quando nos referimos a Marea Weekend estávamos pensando que você precisava de uma Station Wagon maior. Se a opção menos atende bem as suas expectativas, com certeza a opção da Fiat é a melhor no segmento das peruas pequenas.

Há cinco anos atrás a VW Parati era a campeão do segmento. Com inovações e lançamentos (4 portas, versão adventure) a Fiat conseguiu desbancar a sua concorrente Parati e muito deste sucesso é o resultado dos dois últimos resultados da Fiat em nosso mercado. Nos dois últimos exercícios a Fiat foi à montadora que mais vendeu em nosso mercado.

Os outros fabricantes já não possuem opções neste segmento, pois a GM deixou de fabricar o Corsa Wagon e supostamente irá atender a demanda com o novo Meriva.

Ainda que pertença ao segmento dos monovolumes este veículo esta bem de encontro aos prováveis compradores de Stations Wagons. A Ford deixou de importar a Perua Escort e também deve atender esta demanda com o novo EcoSport. Ainda que seja um veículo do segmento do Sport Utility, com certeza têm um maior apelos do que as velhas Stations Wagons.

Vejamos os volumes de vendas de Parati / Palio Week atestando o sucesso do modelo Fiat em nosso mercado:

Ano 2000:

Fiat Palio Weekend: 27.152 unidades vendidas
VW Parati: 28.171 unidades vendidas

Ano 2001:

Fiat Palio Weekend: 37.247 unidades vendidas
VW Parati: 24.697 unidades vendidas

Ano 2002:

Fiat Palio Weekend: 32.740 unidades vendidas
VW Parati: 22.527 unidades vendidas

Ano 2003 (até março):

Fiat Palio Weekend: 6.562 unidades licenciadas
VW Parati: 3.969 unidades licenciadas

Pelos números acima da para se ter uma idéia que a Perua Fiat conquistou o mercado de sua rival Parati e vem mantendo o seu market share. Ainda que em 2002 tenha vendido menos que 2001, lembramos que este ano foi repleto de novos lançamentos em nosso mercado, ou seja, esta pequena perda não chega a ser significativa.

Motor 1.3 Fire ou motor 1.6:

O motor 1.6 16V da Fiat sempre foi o motor campeão da montadora. Recentemente com o acordo tecnológico junto a GM, joint venture entre Empresas representando a Organização Power Train a mesma passa a oferecer diversos motores a ambas as Organizações. Atualmente a Fiat passa a oferecer a motorização 1.8 (103CV) e 1.3 (67CV). O motor 1.6 16V de 106 CV tem uma tendência de ser descontinuado até porque é um motor importado representando mais custos no preço final do produto. Ainda assim veículos como o Brava e o Doublo continuam sendo oferecidos com esta motorização.

Mesmo que este motor venha a ser descontinuado a Fiat vendeu muitos veículos com este motor, ou seja, a opção de compra não representaria problemas no seu pós-venda. Tudo irá depender de sua oportunidade comercial disponível, bem como o estado geral do veículo. Com certeza a motorização 1.6 oferece mais potencia e num veículo tipo família isto pode fazer a diferença.

Uma ressalva que deve ser mencionada, mas seria mais válida se você tivesse comprando um modelo 0 km. A linha Palio já data de 1996 e apesar de pequenas mudanças de design a mesma já sofre um pouco o desgaste dos tempos. Em 2002 a Fiat sofreu bastante com a falta de novos lançamentos. Excluindo o Fiat Stillo os outros veículos do portifólio tiveram um bom volume de vendas em função de uma estratégia comercial agressiva buscando oferecer produtos numa melhor relação de custo / beneficio.

Infelizmente a industria automotiva é movida por novidades e isto precisa ser atendido. Tudo indica que até o final deste ano a Fiat irá fazer uma forte mudança em sua família Palio. A mídia especializada já chegou a fotografar novos carros Fiat disfarçados e camuflados. Pelo observado tudo indica que estes veículos ficarão bem parecidos com o novo Fiat Stilo, ou seja, estes carros sofrerão estas mudanças de design.

Como você está pensando num veículo ano 2001 esta síndrome da mudança de design não seja tão importante. Nos dias atuais com a forte concorrência um veículo não deixará de sofrer mudanças em períodos inferiores há quatro anos. Ainda assim fica aqui o registro da possibilidade.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento