Pergunta

Sempre tive carro da Ford, agora estou pretendendo comprar um Uno Fiat;

Só que,a minha duvida é em relaçaõ a qualidade do motor,pois,existem varios modelos como:EX EP- MILLE etc.., de preferencia um semi-novo.a minha pergunta é:qual o melhor?

É vantagem comprar um semi-novo?

Quais os cuidados que devo tomar?

Maria Luiza P. de Matos

Resposta

Prezada Maria Luiza,

O carro pretendido da Fiat foi lançado na Europa em 1978.

Aqui no Brasil continua em produção e parte deste sucesso de vendas é justificado pelo fato de ser considerado o veículo nacional mais barato do mercado.

Durante vários anos o mesmo se mantém na terceira posição de vendas em nosso mercado e isto só é obtido com um excelente motor. Não existem milagres. Se o motor não fosse bom com certeza os volumes de vendas não seriam estes.

Em 2002 o modelo perdeu a terceira posição para o Celta da GM e a quarta posição para a Corsa Sedan GM. Ainda assim os números de vendas são enormes.

Vejamos estes números:

Ano 2000:

Volkswagen Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas

Ano 2001:

Volkswagen Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas

Ano 2002:

Volkswagen Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
Chevrolet Celta: 110.573 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Sedan: 94.979 unidades vendidas
Fiat Uno: 93.305 unidades vendidas

Ano 2003 (até março):

Volkswagen Gol: 38.792 unidades licenciadas
Fiat Palio: 29.273 unidades licenciadas
Chevrolet Corsa: 27.856 unidades licenciadas
Chevrolet Celta: 27.383 unidades licenciadas
Fiat Uno: 21.761 unidades licenciadas

Pelos números acima percebemos que o veículo pretendido continua vivendo da fama do veículo mais barato em nosso mercado. É evidente que o apelo comercial tem forte influência nestes volumes de vendas, mas o carro precisa ser bom para atender conseguir este resultado.

Qual motor considerar:

Talvez a melhor estratégia seja qual veículo comprar, ou seja, supostamente no mercado de usados um veículo mais novo está em melhores condições do que um veículo mais usado (mais conservado, menos rodado, etc,etc). Sendo mais novo necessariamente o mesmo está configurado com um motor mais novo em termos de tecnologia, família de motores, etc, etc. A Fiat vem disponibilizando os mesmos motores para todos os veículos de seu portifólio.

Desconheço o seu orçamento previsto, mas com certeza a opção por um veículo mais novo representará menos riscos a sua pessoa.

Seminovo x Novo:

No mercado de usado o seminovo sempre levou vantagem em relação ao novo, pois supostamente já sofreu aquela desvalorização inicial, onde no primeiro ano é maior. Esta pode chegar na casa dos 15%, ou seja, você poderia estar ganhando este montante. Entretanto existem os riscos associados ao seminovo, ou seja, nem tudo é tão fácil assim.

Se você tem um amigo, com um seminovo, bem conservado, conhecendo a procedência, pouco rodado, etc, etc, pode representar um bom negócio. Sair no mercado em busca deste carro ideal é meio gincana.

Além disto é muito comum às montadoras e fabricantes realizarem os chamados mega feirões onde condições financeiras são oferecidas e em muitas vezes com taxas de juros subsidiadas. É comum a oferta de um veículo com taxas inferiores a 1% ao mês, nestes mega eventos.

Ainda que a entrada seja de 50 a 60% do valor do bem e o restante a ser pago em 12 parcelas iguais, estamos falando de um veículo 0 km, e como você sabe um veículo 0 km é o melhor veículo existente.

Pelo menos durante os próximos 12 meses você tem a garantia de fábrica associada ao mesmo. Este tipo de situação acaba concorrendo diretamente com a venda de seminovo, considerando inclusive um melhor negócio.

Veja algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Cara Colega,

Perceba que a qualidade do motor é justificada (atestada) pelo volume de vendas do modelo Fiat Uno. Sua maior preocupação deverá ser em relação a achar este veículo em bom estado de conservação. Se seu orçamento permitir, considere também a possibilidade da compra de um 0 km, naquelas condições comerciais especiais.

Na semana passada GM. Fiat e VW estavam realizando as chamadas campanhas corporativas de vendas. Nos classificados de hoje não vi nada anunciado. Esteja atenta a estas campanhas anunciadas nos classificados de veículos e no horário nobre da TV.

Vamos nos falando,

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento