Pergunta

Bom, eu estou querendo trocar de carro e quero comprar um ford Fiesta ano 96 , eu gostaria de saber se realmente os carros da ford dão problemas sempre e se as peças são caras mesmo. pois muita gente diz que é melhor eu comprar um Gol ou um Corsa.

Agradeço desde já.

Pedro Antonio

Resposta

Prezado Pedro,

Estas considerações em relação a peças mais caras e problemas relacionados aos produtos Ford não são verdadeiras. A Ford é a segunda montadora em volumes de vendas mundiais e no Brasil trabalha para uma retomada deste cenário. Atualmente ocupa a quarta posição, perdendo para a VW, Fiat e GM, mas ainda assim é a montadora que mais tem crescido em nosso mercado e apresenta um dos mais completos portifólio de produtos e recém lançamentos da industria, com excelente sucesso de vendas. É só observar os novos produtos Ford em nossas ruas (novo Fiesta / novo EcoSport) que chegamos a conclusão neste sucesso de retomada de mercado.

Em relação à compra desejada existem ressalvas. Não que o veículo não seja bom (Fiesta 96), mas o mesmo pertence à geração Fiesta ainda importada. Somente em 2000 com a reformulação do modelo a Ford introduziu a nova família de motores Zetec Rocan de 1.0 e 1.6 que continuam sendo oferecido até hoje, nos novos veículos e família antiga do modelo Fiesta.

O veículo pretendido deve ter um motor 1.3 ou 1.4 que também pertence à geração Zetec Rocan, mas o fato de ser importado não possui a possibilidade de reparo em caso de necessidade. Se você precisar de algum reparo no mesmo a montadora não fornece peças sobressalentes e sim a possibilidade de troca, ou seja, você adquiri um motor recondicionado pela fabrica e dá o seu como parte de pagamento. O cenário até não seria ruim, não fosse os elevados custos envolvidos na operação. Isto é um dificultador na compra de seu veículo e tal situação já esteve na mídia especializada apontando diversos usuários insatisfeitos com tal procedimento.

Se você optar por um Fiesta mais novo da geração que possui motor Zetec Rocan 1.0 ou 1.6 estará fazendo um excelente negócio, apesar do modelo pertencer à geração antiga da família. Em compensação o mesmo já sofreu uma desvalorização de mercado, por conta da chegada do novo modelo, esta motorização representa uma das melhores alternativas tecnológicas do mercado e o custo de seguro é um dos mais baixos da categoria.

Pode comprar este modelo mais novo sem receios.

Vamos anexar uma tabela comparativa com algumas especificações para veículo de motorização 1.0.

Carro usado:

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida. No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

 

Boa Tarde!

Estou escrevendo para agradecer pelas informações, e dar os parabéns pela a atitude de colocar na internet um site como este, foi muito proveitoso para mim e com certeza estarei indicando para meus amigos.
Obrigado mais uma vez, continuem pois é uma grande ajuda.

Pedro Antonio