Pergunta
Irei completar dezoito anos, tenho dúvidas para escolher um carro.
Gosto muito de carro pequeno como o Gol, mas acho que é para homens.
Poderiam sugerir algum modelo?
Atenciosamente,
Fernanda Soares Obeid.
Resposta
Prezada Fernanda,
Com certeza podemos te ajudar na compra de seu primeiro veículo, mas precisamos de mais alguns parâmetros, por exemplo, o seu orçamento disponível para a compra. Vale lembrar que 70% dos novos veículos comercializados tem motorização 1.0 e se você optar por esta categoria de veículo estaria dentro do “rebanho”. Também devemos dizer que tais veículos evoluíram muito e estão bastante razoáveis no concita da relação desempenho / potencia, considerando ainda uma excelente economia de combustível.
Uma coisa é certa: automóvel deixou de ser um investimento e passa a ser tratado como um mal necessário. Representa um investimento alto, tem pesados custos associados (seguros, taxas anuais, licenciamentos, custos de manutenção), ou seja, quanto menos você investir neste negócio melhor será para o seu bolso. É evidente que também representa a paixão de muitas pessoas e neste sentido o desejo de compra acaba superando a razão da mesma.
Se não fosse este cenário não existiriam diversas opções para todos os gostos e principalmente para todos os bolsos.
Dentro do mercado dos carros 1.0 ainda existe uma segmentação:
Modelos de entrada: representam os mais baratos da categoria e na maioria das vezes representam os modelos antigos (Ford Ka, Gol geração II, Ford Fiesta modelo antigo, Corsa antigo, Fiat Uno, GM Celta, etc, etc,).
Segmento intermediário: neste segmento já começam a aparecer outros modelos e alguns modelos de segmento de entrada mais equipados e outros modelos do segmento superior com menos equipamentos (ex: Gol geração III, Ford Fiesta, Corsa, Palio, Peugeot 206, Renault Clio, etc, etc).
Segmento superior: são aqueles modelos de veículos com motor 1.0, mas repleto de acessórios e outros itens e facilidades. Nesta categoria enquadram-se os modelos mais completos de Peugeot 206, Renault Clio, Fiesta, Corsa, VW Pólo, Palio, Gol geração III, etc, etc).
Vale lembrar que em 2002 o Governo alterou a forma de cobrar o IPI dos veículos fazendo com que veículos de motores entre 1.0 e 2.0 passassem a ter um valor mais atraente frente aos modelos de motor 1.0. Resultado: aqueles veículos 1.0 mais caros tiveram seus preços equiparados aos modelos de motor 1.6 ou 1.8 mais baratos. Se seu orçamento gira em torno de R$ 25 mil reais, outras contas já precisam ser realizadas, pois às vezes é mais vantagem a compra de um veículo 1.6.
Qual veículo comprar:
Até 2002 nossa opção do segmento dos veículos 1.0 era o modelo Peugeot 206. Representa um veículo mundial de design maravilhoso e passou a ser fabricado em nosso País.
Com os novos lançamentos da industria (novo PÓLO, Novo Fiesta, Novo Corsa, novo Renault Clio, etc) o cenário mudou um pouco. É bem verdade que estes novos veículos pertencem ao segmento superior dos veículos 1.0, mas estão enquadrados no mesmo. O Gol por 16 anos é o veículo mais vendido em sua categoria. Só isto já representa um atestado de confiabilidade do mesmo. Recentemente o mesmo alcançou a marca de 4 milhões de unidades e estes números são incontestáveis. Resta saber por quanto mais tempo este cenário permanece.
Também tem sido o veículo que mais perde “market Share” nos últimos anos. A VW lançou a família Pólo e deve lançar um novo produto (projeto 249) de codinome Tupi. Especulações apontavam que o sucesso destes dois lançamentos representaria o início do fim da família BX (Gol, Saveiro, Parati).
Recentemente a VW fechou importantes contratos de exportação do modelo Gol para o México e China. Para a China o mesmo deve ir até 2007, ou seja, esta situação garante a produção do modelo também em nosso mercado.
Declarações do presidente da montadora mostram que o modelo permanece em produção até 2007, pelo menos e neste intervalo de tempo deve existir o lançamento de uma geração IV da família Gol. Não poderia ser diferente, pois a montadora luta para uma retomada de mercado e o seu campeão de vendas não pode perder participação de mercado.
Vejamos alguns números do mercado de carros 1.0 nos últimos três exercícios:
Ano 2000:
VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
GM Celta: 21.444 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 78.150 unidades vendidas
GM Corsa Sedan: 84.578 unidades vendidas
Ford Fiesta: 41.356 unidades vendidas
Renault Clio: 24.814 unidades vendidas
Peugeot 206: 12.239 unidades vendidasAno 2001:
VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
GM Celta: 90.159 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 52.093 unidades vendidas
GM Corsa Sedan: 83.524 unidades vendidas
Ford Fiesta: 43.239 unidades vendidas
Renault Clio: 29.128 unidades vendidas
Peugeot 206: 27.387 unidades vendidasAno 2002:
VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
Fiat Uno: 93.305 unidades vendidas
GM Celta: 110.573 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 34.987 unidades vendidas
GM Corsa Sedan: 94.979 unidades vendidas
Ford Fiesta: 61.279 unidades vendidas
Renault Clio: 27.555 unidades vendidas
Peugeot 206: 40.077Ano 2003 (até maio)
VW Gol: 53.608 unidades licenciadas
Fiat Palio: 38.153 unidades licenciadas
Fiat Uno: 28.032 unidades licenciadas
GM Celta: 36.719 unidades licenciadas
GM Corsa: 35.750 unidades licenciadas (ambos os modelos novos e antigos e Sedan /Hatch)
Ford Fiesta: 23.994 unidades licenciadas (ambos os modelos novos e antigos)
Renault Clio: 12.501 unidades licenciadas (ambos os modelos Hatch e Sedan)
Peugeot 206: 11.863 unidades licenciadasInfelizmente a partir de 2003 as informações da Anfavea trazem os modelos agrupados por família de produtos dificultando um pouco nossa analise de mercado.
Ainda assim chegamos a algumas conclusões:
O VW Gol continua na lista do mais vendidos mais nitidamente é o que sofre maior perda de mercado.
Fita Palio: tem um expressivo resultado de vendas, entretanto tudo indica que a Fiat até o final deste ano deve estar mudando o design da família Palio.
Fiat Uno: foi lançado na Europa em 1978 e só continua vendendo bem, pois tem o apelo de carro 0 km mais barato em nosso mercado.
GM Celta: a partir de 2002 com a introdução do novo modelo de 4 portas e a nova motorização de 70CV representa um dos grandes sucessos da GM em nosso mercado. Se sua opção de compra for por um modelo de entrada no segmento dos populares esta nos parece uma excelente opção. Observe o resultado de vendas do modelo nos últimos exercícios.
Ford Fiesta: o novo Ford Fiesta representa o primeiro veículo do projeto Ford Amazon que marca a retomada do fabricante no mercado local. Com certeza uma excelente opção de compra. Como foi lançado com motores 1.0, 1.0 supercharger e 1.6 tem preços a partir de R$ 20 mil reais.
Renault Clio e Peugeot 206: dividem a mesma motorização 1.0 de 70CV e representam os veículos de entrada dos chamados fabricantes recém chegados. Recentemente a Renault deu uma maquiada em seu modelo Clio e a Peugeot já aponta para mudanças no mercado europeu. Como ambos os veículos são produtos mundiais, precisamos ficar atentos a esta possível mudança de design.
As informações acima mostram algumas considerações que podem contribuir em sua decisão.
Poderíamos ficar aqui escrevendo páginas e páginas mais o seu orçamento previsto irá com certeza apontar um trabalho mais direcionado, Por enquanto estas informações são válidas para um direcionamento.
Vamos anexar uma tabela comparativa entre os modelos 1.0 disponíveis em nosso mercado.
Em nossa homepage www.automoveldicas.com.br , pasta consultorias, opção comparativos,, etc, etc, etc….
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento