Pergunta

Estou querendo comprar um Renault, mas tenho duvidas sobre o custo da manutencao desse veiculo.

O ano do veiculo é 2000/2000. É um bom automovel?

Obrigada,

Michele Tatagiba

Resposta

Prezada Michele,

Pelo que entendi você quer comprar um modelo Renault Scénic, pois esta informação consta no campo do seu veículo atual.

Independente disto vejamos algumas considerações:

Já respondemos diversas consultorias sobre os monovolumes disponíveis em nosso mercado e temos Clientes que optaram pela Renault Scénic, outros pela Citroen Picasso e outros pela GM Zafira. Todos estão satisfeitos com suas compras realizadas e com certeza mostra que a decisão de compra foi muito mais apoiada em gosto pessoal sobre determinado modelo.

Se você fosse comprar um Scénic 0 km, talvez valesse uma ressalva que o modelo atual já foi reestilizado no mercado Europeu e deve desembarcar por aqui no início de 2004. Isto representaria uma maior desvalorização do modelo. Como você pretende comprar um veículo de ano 2000, a síndrome da reestilização não deve afetar tanto.

Vale lembrar que com a maior concorrência entre modelos, uma reestilização, por mais pequena que seja, não deve deixar de ocorrer em prazos cada vez menores.

Um ponto que talvez preocupe um pouco seja os serviços de pós-vendas dos chamados recém chegados. Seria até justificável frente a maior operação de serviços de pós-vendas das quatro grandes montadoras (GM, Fiat VW e Ford), entretanto poderiam justificar esta deficiência com um atendimento mais personalizado e rápido.

O Jornal da Tarde (caderno do Automóvel) traz referências sobre as queixas de veículo realizadas para cada 10 mil veículos vendidos.

Veja os números da edição de 02 de julho de 2003:

Peugeot: 12,7
Citroen: 11,8
Renault: 11,7
Ford: 6
VW: 3,6
GM: 3,5
Fiat: 3,1

A consideração acima é valida, pois já ouvi usuários reclamando dos serviços e falta de peças da montadora Renault. Os números acima em parte mostram este cenário, mas devo dizer que em outras oportunidades já vi a Renault na ultima colocação. Talvez esta parcial mostre uma melhoria nas operações de serviços da montadora.

Vejamos agora os números de vendas dos modelos nos últimos três exercícios:

Ano 2000:

GM Zafira: não estava disponível
Renault Scénic: 15.438 unidades vendidas
Citroen Picasso: Não estava disponível

Ano 2001:

GM Zafira: 13.522unidades vendidas
Renault Scénic: 17.333 unidades vendidas
Citroen Picasso: 8.126 unidades vendidas

Ano 2002:

GM Zafira: 12.051unidades vendidas
Renault Scénic: 13.396 unidades vendidas
Citroen Picasso: 12.463 unidades vendidas

Ano 2003 (até abril):

GM Zafira: 3.115 unidades licenciadas
Renault Scénic: 3.314 unidades licenciadas
Citroen Picasso: 3.871 unidades vendidas

GM Meriva: 7.072 unidades licenciadas.

Pelos números acima percebemos que os três modelos tem um razoável volume e sucesso de vendas. Ao final de 2002 a GM lançou o seu modelo Meriva que de acordo com o fabricante veio para concorrer no segmento do Picasso / Scénic. Como o modelo GM Zafira possui a capacidade de 7 passageiros a GM acaba colocando o seu modelo em outro segmento. É bem verdade que a Meriva está mais para os monovolumes menores (Mercedes-Benz Classe A / Honda Fit). Também não há como contestar o sucesso do novo modelo GM Meriva, que já vendeu o dobro em relação aos outros modelos aqui apresentado. Com certeza o seu preço de mercado justifica este maior volume de vendas.

Vamos anexar uma tabela comparativa entre estes 3 monovolumes utilizada em outras consultorias. Irá contribuir um pouco mais em sua decisão de compra.

Segue também algumas dicas na compra de seu veículo usado:

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida. No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Pelo cenário acima percebemos que sua opção de compra representa um bom negócio. Um modelo de veículo não consegue estes resultados se não representar um excelente produto. Estamos falando de um carro mundial da montadora, ou seja, o mesmo veículo aqui fabricado é oferecido em outros mercado, muito mais competitivos que o mercado local. Só isto já representa um atestado do modelo Renault Scénic.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida. 2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento