Pergunta

Srs, pretendo comprar um Peugeot 206 G, 1.0 16V (usado)mas não sei o devo verificar em relação à mecânica, funilaria, pintura, parte elétrica.

Não sou tão leigo assim mas é que nunca tive esse tipo de carro e não saberia ver se está ok ou não para compra.

O que vcs sugerem p mim, ou seja, o que posso averiguar no ato da compra que me dê segurança na negociação ?

Grato,
André

Resposta

Prezado André,

Infelizmente aspectos mecânicos são muito o forte de nosso projeto, mas vamos tentar te ajuda-lo. Em nosso homepage (www.automoveldicas.com.br) pasta consultorias existem alguns exemplos de nosso trabalho que mostram bem o principal objetivo do Projeto.

Recentemente a Folha de São Paulo, caderno de veículos (13 de julho) publicou um guia na compra de seu usado.

Segue abaixo o que ser verificado, segundo o jornal:

1) Carroceria:

Passe um imã envolto num pano fino para verificar se a carroceria foi reparada com massa plástica. Ondulações e diferenças nas quinas das portas e capô mostram que o veículo já sofreu uma batida

2) Pintura:

Examine o carro a seco a luz do dia e procure bolhas na pintura. Abra as portas do capô e observe se as borrachas não estão com tinta. Isto pode indicar que o carro foi pintado para esconder algum problema

3) Pneus:

Desgaste irregular dos pneus indica falta de alinhamento ou balanceamento

4) Motor:

Ele não deve dar trancos nem “bater pino”. Fumaça é sinal de má regulagem, cor branca-azulada, queima excessiva de óleo.

5) Embreagem:

Se houver barulho na troca de marchas, a embreagem tem problemas.

6) Freios:

Freie bruscamente e veja se o volante não trepida. O pedal não pode estar duro demais.

7) Direção:

Perceba se o volante trepida a partir de 60 km/h, o que indica problema na direção ou falta de balanceamento.

8) Amortecedores:

Balance o carro. Se ele continuar balançando os amortecedores estão gastos.

9) Hodômetro:

Quilometragem indicada deve estar compatível com a etiqueta de troca de óleo e manual do proprietário. É comum no mercado de usados a adulteração da quilometragem.

10) Estofamento:

Verifique se os bancos não estão desfiados, rasgados, desbotados ou manchados. Mau cheiro pode indicar que o veículo já sofreu alguma enchente.

11) Assoalho:

Procure por baixo do carpete, pontos de ferrugens.

12) Documentação:

O documento do veículo deve estar em nome de quem está vendendo o veículo e não pode estar alienado. A sigla REM significa que o mesmo já sofreu remarcação, possivelmente decorrente de um furto e recuperação. Nesse caso a desvalorização é de 20%.

13) Manual:

Confira os carimbos da revenda autorizada indicando que o plano de manutenções preventivas e revisões foi executado.

14) Equipamentos de segurança:

Macaco, extintor, triângulo, chaves de roda, estepe, cinto de segurança devem ser checados.

Veja algumas outras dicas publicadas no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida.

Outra informação muito importante:

No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Acreditamos que as informações acima irão contribuir um pouco mais na compra de seu veículo usado.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Perfeito !

É nisso que resumo sua Consultoria e pode crer, vou divulgar seu trabalho à todos meus amigos !

Um forte abraço,

André