Pergunta

Caro Nelson
Bom dia,

Você deve estar pensando que eu sou muito indecisa, vai ver sou mesmo, mas as circunstâncias não estão ajudando e eu gostaria de tomar a decisão certa.

Eu estava tentando comprar um Clio, 4 p, ano 2003/2003, 1.0, 8V, mas acontece que o carro não está em disponibilidade na fábrica, do ano e cor que eu quero que é o bege sttepe. A concessionária me informou que eu estava na fila de espera, mas ontem me informaram que o carro não vai ser entregue, pois só terão o modelo 2003/2004, o que acrescenta mais ou menos uns R$ 620,00.

Eu acho desnecessário gastar mais este valor, pois o ano continua sendo 2003, só acrescenta o modelo 2004 e quando for vendido será um carro 2003. Não é isso?

Outra coisa que me deixa na dúvida é que a Chevrolet está anunciando uma promoção, que não sei exatamente o que é, mas que poderia ser taxa 0 (zero) por exemplo, e assim eu compraria um Celta.

Você tem idéia do que seja? Confesso que gostaria de comprar o Clio, como você mesmo me orientou, mas quando o negócio vai enrolando como está o meu, fila de espera, volta no preço …, vou desanimando.

Meu caro amigo, espero mais uma vez sua opinião.

Grata
Fátima

Resposta

Cara Fátima,

Você sempre se esquece de utilizar a nossa homepage no envio dos novos questionamentos.

Desta vez vou responder, mas prometo que será a ultima vez…….

Em relação ao veículo 2004 vale lembrar que o mercado de veículos usados considera o modelo do veículo como referência de preços, ou seja, um veículo ano 2003, modelo 2003 é considerado como 2003 e um veículo ano 2003, modelo 2004, é considerado como 2004. É evidente que já no ano que vem existirão aqueles veículos ano 2004/ modelo 2004 e estes passam por um diferencial de vendas quando comparados com os ano 2003 / modelo 2004. Ainda assim para o mercado de usados ambos os veículos vão utilizar a referência de 2004 como tabela de preços.

Promoção GM, Na semana passada, o vice-presidente da GM (Sr. José Carlos Pinheiro Neto) iniciou uma campanha corporativa da montadora, tentando avalancar um maior volume de vendas.

Será muito parecida com o que a Ford fez quando colocou o seu presidente (Sr. Antonio Maciel Neto) como garoto propaganda da montadora. É um recurso e uma estratégia largamente utilizada em outros mercados, pois acaba trazendo muita credibilidade para o consumidor final. É e palavra do presidente da Organização ou alguém do board da Companhia assumindo um compromisso junto ao publico.

Perceba que é bem diferente quando a turma do Caceta e Planeta aparece vendendo automóveis ou apresentando promoções especiais. Em relação a esta campanha corporativa, ainda não vi as novidades. Nos classificados deste final de semana a GM trazia um anuncio denominado de “Feirão Nacional – Acelera Brasil”. O veículo de entrada linha Celta era oferecido por R$ 15.990,00, com frete incluso e venda pela internet. Outros modelos de veículos também faziam parte desta promoção, mas os apelos principais eram preços especiais, incluindo alguns modelos com preços comprovados de nota fiscal de fábrica. Não existiam subsídios para taxas de financiamento ou algo nesta linha.

Vale lembrar que minha opinião sobre o Celta versus Clio é fundamentada em relação ao segmento em que os veículos se posicionam. Nitidamente o Clio esta no segmento intermediário dos populares e deve custar mais por isso, quando comparado com o Celta. No segmento de entrada dos populares o Celta é a melhor opção.

Também é certo que à medida que você adicionando acessórios e opcionais no veículo pretendido este pode começar a ficar próximo de outro segmento e neste caso você precisa comparar sempre os modelos no mesmo nível de oferta de acessórios / opcionais. No momento da ultima consultoria, nos parece que você tinha uma ótima condição financeira na compra de seu modelo Clio.

Hoje esta situação já não é mais encontrada e talvez o que mais justificasse este cenário seria a desova da linha 2003 / 2003. Também vale lembrar que como o modelo foi reformulado no início deste ano a linha 2004 será igual à linha 2003, ou seja, aquela diferença de anos e modelos de veículos pode não ser tão grande.

O importante neste caso é você fazer um bom negócio para a sua pessoa e principalmente para o seu bolso. Na compra de um veículo não podem existir erros ou dúvidas. Não dá para voltar atrás, pois uma venda futura representará desvalorizações normais de mercado. Se você prefere o Renault Clio, considere uma força adicional na compra do mesmo. Mas vale um gosto, do que o dinheiro no bolso.

Um pouco do mercado de automóveis é movido pela paixão, muito mais do que pela razão. É por isso que existem carros para todos os gostos, bolsos, propósitos, clientes, mercados, etc, etc.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas.

Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes. Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento