Pergunta

Consulta:

Gostaria de saber se vcs acreditam que com o lançamento do Fox o Gol já está com os dias contados. Vi o Fox na concessionária e a impressão que tive foi a de que realmente a vida do Gol chegou ao fim… será que devo me desfazer do carro para não ficar no prejuízo?

Sem mais,

William

Resposta

Caro Willian,

Esta sem dúvida é uma grande pergunta a ser respondida. Há dois anos atrás a mídia especializada muito que comentou que a chegada do novo VW Polo representaria o fim da linha VW BW (Gol, Saveiro e Parati).

Lembramos que quando o produto Polo foi anunciando a mesmo foi caracterizado como um “Compact Premiun” ou seja, está na casa dos R$ 30.000,00 mas oferece uma série de importantes itens considerados como de linha (direção assitida, ar condicionado, travas elétricas, etc, etc). Num mercado onde 70% dos novos carros vendidos ainda possuem motorização 1.0 e o que justifica este cenário é o preço dos veículos, nitidamente a VW precisava manter um produto para atender esta demanda. Perceba que estamos falando de veículos que giram na casa dos R$ 15.000,00 (segmento de entrada dos carros populares).

Com o novo Fox isto até seria possível, mas a montadora já anunciou que o modelo básico e mais barato custará acima dos R$ 20.000,00, ou seja, a montadora irá precisa de um outro veículo para atender o segmento de entrada.

Nitidamente o novo Fox irá “roubar” potencias compradores da linha Gol e tanto é verdade que os modelos mais caros tem uma tendência a sumir da oferta. Acredito que a VW irá fazer como a Fiat faz com o seu Uno Mille. Teoricamente este modelo deveria ter sido descontinuado com a chegada da linha Palio. Não o foi pois ainda vende bem justificando a montadora manter a sua oferta. Com o Gol não será diferente. Em 2003 ainda é o carro mais vendido. Até julho o modelo emplacou exatas 94.742 unidades. O mais próximo disto é o Celta com 62.874 unidades emplacadas.

Existe uma tendência de diminuição desta participação do mercado, mas ainda assim justificará para a montadora permanecer com o seu produto.

Outro ponto a ser pensado: a linha BX também oferece outros dois modelos. Enquanto a VW não tiver uma nova picape (Saveiro) e uma nova Station Wagon (Parati) para oferecer ao mercado, terá que conviver com a linha BX, ou seja, a manufatura do Gol irá justificar a oferta destes outros produtos. Acredita-se que a montadora já considera uma versão do Pólo “cortado” para atender o segmento das picapes médias e a Station Wagon seria atendida por um veículo derivado da família Golf. Como a fábrica da VW Paraná não irá fabricar o Golf Geração V, fica a dúvida se a importação de uma Station Wagon derivada desta família teria preço competitivo de mercado. Este é um dos problemas da montadora, oferecer um veículo competitivo neste dois importantes segmentos, onde já foi a primeira colocada e recentemente perdeu espaço para a Fiat. Nitidamente a Fiat roubou a cena da Parati com seu modelo Palio Weekend, acontecendo o mesmo com a Saveiro e a concorrente Fiat Strada. Para piorar ainda mais a GM lançou um forte concorrente no segmento das picapes pequenas que é o novo modelo Montana. Para quem quer fechar o ano em primeiro lugar em numero de vendas e GM e Fiat estão distantes em apenas 1.500 veículos, qualquer lançamento é um forte argumento comercial.

Outro importante fato que justifica a permanência da produção do Gol: recentemente a montadora local fechou um importante contrato de exportação do modelo Gol ao mercado chinês. Talvez este seja um dos maiores motivos que irá levar a montadora a realizar uma sobrevida ao seu modelo. Serão 30 mil veículos / ano até 2007 e com certeza isto trará oportunidades imensas para a VW, bem como um bom dinheiro em caixa. A China atualmente é considerada a bola da vez na industria automotiva, ou seja, o mercado que mais tem potencial de crescimento. A estratégia da VW foi correta pois passou a oferecer um bom produto com um valor muito competitivo. Em 4 ou 5 anos isto já não mais funcionaria, pois com a chegada dos novos fabricantes na China o mercado tem uma tendência de manufatura local de carros mundiais e aí o novo velho e conhecido Gol perde espaço para os novos produtos. Seria muito parecido com que ocorreu no Brasil, ou seja, não dá para pensar num Gol quando você tem disponível versões mais modernas e atualizadas (Pólo, novo Fiesta, Citroen C3, Fox, novo Corsa, Peugeot 206, Renault Clio, entre outros).

Seu veículo é muito novo, ou seja, vender um seminovo nos dias de hoje representa o pior negócio. O Gol ainda irá perdurar por muito tempo, não como um campeão absoluto de vendas, mas ainda teremos o modelo por mais uns 4 ou 5 anos. A presidência da montadora até fala numa geração IV do modelo. É evidente que o discurso não poderia ser diferente, até porque a montadora precisa do resultado de vendas de seu carro chefe. Veja que o mesmo foi utilizado numa prova de endurance em Interlagos. O Gol é o primeiro colocado no campeonato de rally. Nitidamente são estratégias da montadora de manter o seu veículo ainda em destaque, enquanto os novos produtos não chegam.

Ainda que num futuro próximo o Gol perca a sua primeira posição de vendas, durante todos estes anos o modelo vendeu mais de 200 mil unidades / ano. Já se contabiliza mais de 4 milhões de unidades vendidas, ou seja, você ainda terá um mercado comprador para o seu veículo usado. Não será aquela maravilha do passado de vender um VW usado, mas inda assim estamos falando de um excelente produto de nosso industria automotiva local. Ninguém consegue este resultado com propagandas apenas. O veículo precisa ser bom e o VW Gol é um exemplo deste veículo.

Num curto espaço de tempo, não acredito que a montadora irá tirar o Gol do mercado. Lembre-se que o contrato de exportação para a China justificará em parte a manufatura do modelo. Ainda que o mesmo seja enviado em forma de kits, os fornecedores locais estarão trabalhando neste produto.

Acredito sim que a montadora irá posicionar o Gol como veículo de entrada em seu portifólio. Seria algo parecido com Gol, Fox, Pólo, Golf, Bora e Passat. Neste meio tempo podem aparecer os veículos especiais (bem mais caros) e de menor volume de vendas, tais como VW New Bettle, VW Toureag e VW Phanteon. Também na oferta local existe a necessidade das derivações para atender os segmentos das picapes pequenas e o segmento das Station Wagons.

Infelizmente não trabalhamos na montadora e somente o “board” da Empresa é que conseguiria responder estes questionamentos com maior precisão. Ainda assim representariam as estratégias futuras da montadora. O que temos é uma avaliação do mercado que pode ou não estar correta. No passado acreditávamos que a novo Pólo viria para substituir a linha Gol. Não aconteceu até porque o veículo ficou caro e o brasileiro ainda compra o carro mais barato. Erramos em nossa avaliação inicial, mas temos justificativas para o erro. Agora o novo VW Fox nos parece um veículo que poderia atender uma demanda mais de baixo, mas inda assim a VW precisa de um produto na casa dos R$ 15 mil reais e este não será o novo Fox.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.

Sem sombra de dúvidas esta foi a melhor consultoria que poderia ter recebido. Vcs elucidaram vários pontos importantes que eu não conseguia observar. Agora com certeza estou mais tranquilo quanto ao futuro de meu carro e vou seguir o conselho permanecendo pelo menos mais um ano com ele (quem sabe não comprarei um Fox ano que vem?!:) Parabéns pelo trabalho de vcs.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Tomei conhecimento do site através do Google. Agora tenho certeza que posso indicar o site para todos que conheço.

Obrigado pela consultoria.

William