Pergunta

Gostaria de parabeniza-los pelo site, que contem informacoes de utilidade publica.

Tenho um Audi A3 1.6 e gostaria de trocar por um Honda Fit ou um veiculo blindado usado nacional, como um Vectra, oque vcs me aconselhariam???

Agradeço desde ja pelas informações
Allan

Resposta

Caro Allan,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso projeto. Em janeiro próximo estaremos lançando uma solução de classificados “on line” específico para a pessoa jurídica, ou seja, se os caras acreditarem no negócio, perceberão que os Clientes de nossas consultorias são também potencias Clientes destas revendas (autorizadas ou multimarcas).

Vejamos agora as suas considerações:

Inicialmente nos chama um pouco a atenção a sua intenção de compra: um Honda Fit que acreditamos ser um 0 km ou um usado nacional blindado.

Se você pensou num blindado é porque tem motivos para tal razão. Ainda assim você é o Cliente e cabe a nós apenas orientá-lo. Vejamos as considerações em separado.

Honda Fit:

Com certeza é um das grandes opções de nosso mercado de automóveis. Quando foi lançado em junho de 2001 no Japão já foi considerado o veículo do ano em sua categoria. Só isto já seria um atestado para justificar as qualidades do modelo. Vender veículos com sucesso nestes neste mercado não é para qualquer modelo. A concorrência e competitividade são muito maiores quando comparados ao nosso mercado local (volumes de vendas, numero de fabricantes, opções de veículos, etc, etc). Por 12 anos seguidos o Toyota Corolla foi o carro mais vendido no mercado japonês. O lançamento do Honda Fit quebrou esta hegemonia. O resultado marca um fato inédito para a Honda que nunca havia emplacado com um veículo líder de mercado.

Recentemente respondi uma consultoria sobre o Toyota Corolla x Honda Civic e é indiscutível o banho que o Toyota dá na Honda neste segmento de veículos. No acumulado deste ano até outubro foram comercializados 29.221 Corollas, contra 13.681 Civics. Se considerarmos que o carro da Honda era o grande “player” no mercado dos Sedans, a Toyota conseguiu um milagre com o seu novo veículo. O que isto tem a ver com o Honda Fit. Ainda que a Honda esteja perdendo o mercado no segmento dos Sedans, o seu mais recente lançamento superou todas as expectativas de vendas. Até outubro deste ano o modelo Fit acumulava vendas de 10.215 unidades vendidas. No parcial de outubro o veículo vendeu exatas 2.414 unidades. A previsão inicial da montadora considerava um mercado de 1.000 unidades / mês, ou seja, se por um lado eles perdem mercado com o Honda Civic, o Fit vai muito bem e obrigado. Como o modelo Honda Civic é um veículo mundial não adianta de desesperar por grandes mudanças na tentativa de retomada deste segmento, pois além do conservadorismo do japonês, a decisão é corporativa e mundial. Ainda assim a versão 2004 do modelo sofreu pequenas mudanças (face lift) na tentativa de diminuir o sucesso do Corolla.

Diante do cenário acima já conseguimos mostrar que sua intenção de compra representa um veículo de sucesso em nosso mercado. Cheguei a ver algumas matérias publicadas na mídia especializada criticando a montadora por adotar o motor 1.4 (80CV) no Honda Fit. Ainda assim a montadora considerou um razoável desempenho aliado a um excelente consumo de combustível. A opção pelo câmbio CVT também marca um outro pioneirismo da montadora. Este tipo de solução representa um melhor aproveitamento do motor na rotação de torque máximo. Daí aquela primeira impressão de que os 80CV do motor não seriam suficientes para o veículo. Vamos anexar uma tabela que traz algumas informações técnicas sobre este veículo. Uma navegada no site da montadora também complementaria alguma informação técnica faltante.

Veículo blindado:

Infelizmente o Honda Fit não é muito apropriado para esta situação, visto que o aumento de peso de uma blindagem comprometeria em muito o seu desempenho.

Este já é um ponto a ser considerado, ou seja, estes 200 quilos adicionais (no mínimo) fazem a diferença quando tratamos de veículos blindados.

Compra um veículo usado já representa uma gincana. O que não dizer de um veículo blindado. A consideração é valida pois depois de todas as mudanças e alterações que o mesmo passa as manutenções (preventivas / corretivas) são mais constantes e necessárias, ou seja, o veículo acaba sofrendo muito mais neste cenário.

Recentemente as blindadoras perceberam que não era só vender veículos. Os veículos precisavam de serviços e os clientes precisavam ser tratados como tal. Atualmente já existem Empresas que garantem planos de revisões junto aos proprietários, garantindo um melhor atendimento e satisfação de seus Clientes. Neste cenário a possibilidade de compra um veículo em melhores condições aumentou muito.

Vidros blindados:

Certa vez li uma reportagem sobre vidros blindados que mencionava: “existem dois tipos de vidros blindados: os que já delaminaram e os que ainda vão delaminar”. O que isto representa. Aquele sanduíche de camadas tende a se soltar, criando bolhas de ar dentro do vidro. A eficiência da blindagem está inversamente proporcional ao nível desta delaminação. A maioria dos fabricantes de vidros blindados garante o seu produto por até 2 anos de uso. Um vidro blindado pode demorar até 6 anos para ocorrer a delaminação e este período irá depender muito da utilização do veículo. Se o mesmo permanece fica muito exposto ao sol e chuva (umidade) apresenta uma tendência de maior delaminação em relação aquele veículo que fica na garagem coberta por mais tempo. Outros fatores também contribuem para esta delaminação, como a maneira de dirigir, o quanto de torção a carroceria do veículo sofre, a qualidade dos vidros, a qualidade da blindagem realizada e assim por diante. Perceba que num vidro delaminado as bolhas tem uma tendência a aparecer nas bordas dos mesmos.

Porque tudo isto é importante: os vidros de um veículo blindado correspondem a quase 50% do valor da solução, ou seja, comprar um veículo blindado com indícios de delaminação, representa altos custos de reparos num futuro próximo.

Em nossa homepage (canal artigos) existe algo que fala de blindados. O material representa pouco conteúdo pois somos limitados a algumas palavras em nossos artigos, mas ainda assim vale uma leitura. Existe uma consideração a aquelas chamadas blindagens parciais, ou seja, no passado valia de tudo pois um veículo blindado tinha o seu valor muitas vezes duplicado, por conta desta solução. Hoje o Exército Brasileiro regulamente o setor, que de certa forma traz uma credibilidade ao futuro Cliente. O carro blindado precisa vir acompanhado de um certificado da Empresa Blindadora que fez o serviço, atestando o nível desta, bem como as condições do veículo. O processo de transferência de propriedade do veículo também é regulamentado pelo Exército. Este tipo de procedimento acaba diminuindo as possibilidades destes veículos caírem em mãos erradas. Já imaginou a policia tendo que combater criminosos com veículos blindados.

Existe uma publicação bimestral muito focada no segmento de Blindados. É a revista Autoview – O seu estilo sobre rodas. Coincidência ou não o numero 4 da revista (a edição que está atualmente nas bancas) traz uma matéria sobre as Dicas para comprar com segurança um veículo blindado. Se você não tiver oportunidade ou condição de comprar a revista podemos sumarizar esta reportagem para a sua pessoa. Ainda assim a leitura é válida pois traz outros assuntos relacionados ao setor, tabelas de preços, testes de blindagens, etc, etc.

Vectra Blindado:

Inicialmente vejamos alguns números do veículo em termos de volumes de vendas: Em 2001 o modelo vendia mais de 30 mil unidades ano. Em 2001 este número chegou perto de 17 mil, em 2002 veio para a casa dos 7 mil veículos e no acumulado de 2003 estamos falando de 3 mil unidades. O cenário acima mostra como está o Vectra em nosso mercado. É bem verdade que teve o seu período de glória e alguns destes veículos receberam uma blindagem. Ainda assim as considerações são válidas, independente de ser ou não ser um modelo blindado.

A Fiat chegou a homologar uma gran, etc, etc, etc,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Ao pessoal da Automoveldicas

Muito obrigado pela atencao dada a minha solicitacao, com certeza obtive excelentes informações para minha decisão, que deve ser o honda fit com certeza, o famoso bbb, bom, bonito e barato.

Muito obrigado pela ajuda e com certeza ajudarei a divulgar o projeto.

Conheci o site atraves de uma pesquisa pela internet e desde entao me apaixonei pelos artigos e consultorias.
Abraço forte e um FELIZ 2004,

Allan Bibbo