Pergunta

Prezados Consultores:

Possuo um Audi A3 ano/mod 02/02 com aprox. 22.000 Km.

Obtive informações acerca do lançamento na Alemanha do modelo novo deste veículo, o que certamente ocasionará uma depreciação ao modelo que possuo.

Assim, questiono se é interessante me desfazer do veículo em questão e aguardar o lançamento do modelo novo, com intuito de minimizar os prejuízos, bem como obter informações acerca do Golf geração V.

Questiono ainda, se existe previsão do preço de ambos veículos caso venham a ser comercializados no Brasil.
Atenciosamente,

Rodrigo Lorandi

Resposta

Caro Rodrigo,

A sua informação está correta. O novo Audi A3 já foi lançado no mercado Europeu e somente o modelo de duas portas sofreu esta reestilização. A Audi prepara um novo modelo para o segmento de 4 portas, que seria uma mistura do modelo Hatch com uma Station Wagon. Esta ultima informação refere-se a especulações de revistas especializadas do setor.

Há duas semanas atrás foi divulgado pela Audi (informação oficial) na feira de automóveis nos EUA que o modelo A3 fabricado em São José dos Pinhais – Paraná permanece em produção até 2005.

Já existiam rumores sobre este termino de produção, pois o Golf geração V também passa a ser produzido em Puebla – México, ou seja, como Audi A3 e Golf dividem plataformas, uma mudança de estratégia acaba afetando ambos os produtos.

Como parte de nossa produção de Golf era exportada da EUA / Canadá e em 2003 o mercado interno consumiu apenas 14 mil veículos, talvez ficou mais interessante para a montadora montar o novo modelo (geração V) no México, que tem como destino final principalmente o mercado Nafta (EUA / Canadá). Enquanto o Brasil exporta 25% de sua produção e consome os outros 75% o México é o inverso disto, ou seja, exporta 75% e consome 25%. Além disso os carros produzidos naquele País não atendem as necessidades locais que tem muito mais a cara do perfil do consumidor brasileiro (baixo poder aquisitivo e como conseqüência carro pequeno de menor valor). Em parte isto justifica um pouco o nosso sucesso de exportação de veículos ao mercado mexicano.

Quanto irá custar os veículos no futuro:

Golf geração V:

Já temos acordo bilateral com este País e isto torna o modelo mais competitivo em termos de preço, quando importado. Ainda assim desconheço os detalhes deste e muito destes acordos vão sendo alterados no decorrer do tempo, ou seja, hoje a alíquota de importação é um valor e posterior a um prazo, a mesma tende a diminuir. Às vezes existem subsídios para um primeiro lote de veículos que vão diminuindo com os incrementos dos volumes. O inverso também é verdadeiro.

Não devemos nos esquecer que este Golf geração V também representa um novo veículo, ou seja, supostamente seria um modelo mais caro do que o nosso veículo atual. Também oferece funcionalidades ainda não disponíveis em nossos modelos.

Audi A3 made in Germany:

A montadora já anunciou que se o acordo bilateral Brasil – Comunidade Comum Européia não sair ficaria difícil trazer o modelo. Já começa com a questão do euro, que acaba dificultando o veículo europeu. O exemplo do Audi A2 mostra bem este cenário. Teoricamente é o modelo de entrada da montadora e nunca foi oferecido, pelo fato de ser importado e chegaria ao nosso mercado custando mais do que o Audi A3, um veículo de uma categoria superior.

O Renault Twingo importado custava mais do que o Clio nacional e no portifólio da montadora o Twingo representa a primeira oferta de produto (segmento de entrada).

O Peugeot 307 não tem preço competitivo junto ao mercado dos Hatchs médios pois ainda é importado da França. No inicio de sua oferta à montadora até optou pelo motor 1.6 buscando uma melhor competitividade de preços. Num futuro o mesmo será produzido no País vizinho (Argentina) e a partir deste momento, em função de nosso acordo comercial do Mercosul, será oferecido numa melhor relação de custo / benefício ao mercado.

Vender ou não o seu Audi A3:

O seu carro é muito novo e com certeza se desfazer de um seminovo nos dias atuais é perder dinheiro na certa. A notícia do final da produção do modelo já é de conhecimento do mercado, ou seja, em breve a montadora terá que criar artifícios para alavancar as vendas do modelo. Quem irá comprar um compact premium, que tem preços sugerido a partir de R$ 54 mil reais que já está com o futuro incerto. Lembramos que o futuro é incerto do ponto de vista de manufatura local, o mesmo permanece ainda em linha e poderá a vir a ser ofertado num modelo de carro importado. Com certeza também não alcançará os volumes de vendas dos últimos exercícios.

Muitas de nossas consultorias respondidas mostram as preocupações por parte dos nossos Clientes em relação a mudanças de modelos, alterações de design, término de produção, etc, etc. As pessoas estão atentas a estes detalhes pois acabam representando uma maior desvalorização do veículo.

Com certeza a venda do mesmo mais próxima ao final desta produção (2005) poderá representar uma maior desvalorização de seu veículo. Vender agora um carro seminovo com apenas 22 mil km também não é um bom negócio. Ainda assim tudo irá depender de seu bolso, intenção de compra, possibilidades do modelo ainda continuar a ser ofertado, etc, etc.

Se você está preocupado, imagine as revendas autorizadas da marca. Ninguém realizou estes investimentos em pontos de vendas e assistência técnica para vender veículos Audi importados. O volume de vendas é tão pequeno e o numero de revendas tão grande que a conta não consegue ser paga. O volume de vendas do A3 acabava justificando o negócio. E Agora ????? Geralmente existe tratativas e indenizações por parte da montadora entretanto o pior de tudo isto é ter que sair do mercado ou mudar de bandeira. Em muitos casos a nova bandeira tencionada já é atendida na região por outra revenda.

O que fazer ???

Apontamos alguns cenários que poderão te ajudar em decisões futuras. Não estamos confortáveis para conclusão final pois ainda existem muitas incertezas no ar. Por outro lado uma demora em sua decisão pode representar maiores perdas ou uma decisão errada. Ainda assim, ficaria mais algum tempo com o seu veículo. Se fosse para vender esta venda deveria ter sido feita antes deste anúncio oficial da Audi sobre o futuro do A3 no Brasil.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson:

Agradeço desde já a consultoria prestada, e confesso que estou surpreendido com o profissionalismo das informações.

Sem dúvida divulgarei o site, o qual prontamente solucionou minhas dúvidas com extrema competência.

Destaco que “descobri” o site enquanto pesquisava informações sobre o novo Audi A3 no Google.

Parabéns.

Atenciosamente,
Rodrigo Lorandi