Pergunta

Olá!
Impressionante a maneira como respondem às dúvidas de modo precioso.
Parabéns.

Tenho uma pergunta também: Posso um Pajero TR4 2003 e gostaria de trocá-lo no meio ou final de ano por uma Pajero Sport por questões de espaço interno, sobretudo.

Este último modelo foi modificado em 2001, mas ele estaria para ser reestilizado?
Seria uma boa compra visto que é um carro muito mais caro?

Luiz Paulo Furia

Resposta

Prezado Luiz,

Inicialmente vejamos os preços sugeridos pela montadora publicados na ultima edição do Jornal do Carro, em 21/jan/04.

Vale lembrar que você pode encontrar valores diferentes destas sugestões, até porque estamos falando de veículos muito caros e neste sentido tudo é possível:

Pajero Sport HPE 4×4 (3.0) R$ 136.900,00 Pajero Sport GLX turbo diesel 4×4 (2.8) R$ 135.400,00 Pajero Sport HPE turbo diesel 4×4 (2.8) R$ 141.990,00

Se os números acima já aqueles realmente praticados no mercado, podemos chegar a algumas conclusões:

# Diferentemente de outras montadoras, a Mitsubishi oferece veículos similares nas versões diesel x gasolina com muita pouca diferença de preços. Se pensarmos na economia do combustível diesel, frente à versão a gasolina, nos faz tender a compra do modelo diesel. Os R$ 5 mil reais é muito pouco frente ao valor do veículo.

Talvez fosse prudente uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança. Teoricamente veículos a diesel têm maiores índices de roubos, fazendo com que suas apólices sejam mais caras. Ainda assim este diferença de preços deveria ser muito grande para fazer pensar na versão a gasolina.

Se você anda muito com o seu veículo, mas vantagem ainda para a versão a diesel. É só fazer as contas do custo do km rodado gasolina x diesel e perceber este ganho pela sua média mensal de utilização. Talvez esta vantagem já seja suficiente para pagar os R$ 5 mil de diferença e possíveis diferenças dos custos fixos (seguro, IPVA).

A venda futura também será mais fácil pelo fato do veículo ser a diesel.

Existe também um outro cenário. O Pajero Sport está mais para um Sport Utility do que um Utilitário. Neste mercado dos Sport Utilities mais requintado predomina os veículos com motorização a gasolina, até porque a oferta a diesel é pequena e em alguns modelos nem existe. Talvez naquele apelo de carro mais destinado ao uso “on road” a versão a gasolina leve vantagem.

Ainda assim aqueles modelos que tradicionalmente são oferecidos nas duas motorizações o mercado tem uma tendência de maior aceitação da versão a diesel e com certeza com certeza o apelo de economia de combustível é o grande diferencial.

Versão GLX ou HPE: Os R$ 6 mil reais representa muito pouco para estar rodando com a versão mais nova do modelo. Se existem riscos de descontinuidade de algum modelo, a versão GLX é a que sofre maiores riscos. Talvez o que justifique a permanência da oferta do modelo seja a grande legião de proprietários atuais que ficariam muito bravos em saber que o seu modelo passou a não ser mais oferecido.

Nitidamente são veículos do mesmo segmento, com o mesmo apelo, entretanto as diferenças (motor, design) dão uma grande vantagem de escolha para o modelo HPE. Porque alguém compraria um modelo GLX ??? Só se existirem subsídios da montadora para este modelo, ou seja, o mesmo vem sendo oferecido em valores menores do que o sugerido.

Não tenho visto nada de especial nos classificados de veículos (campanhas corporativas da montadora) para os modelos questionados. A montadora tem oferecido o Pajero TR4 em condições bastante favoráveis (tentando “fisgar” aqueles Clientes do EcoSport mais caro), bem como algumas campanhas para o novo Modelo Mitsubishi Airtrek.

Diante do cenário acima nossa escolha final seria para uma versão HPE a diesel.

Prezado Colega, Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

—–Mensagem original—–
De: Luiz Paulo Furia [mailto:]
Enviada em: sábado, janeiro de 2004 12:19
Para:
Assunto: Re: RES: Consultoria – PF

Caro Nelson,

Novamente, só posso ser todo elogios quanto ao pronto atendimento e explicação minuciosa às minhas perguntas.

Ainda tenho dúvidas que se baseiam na seguinte linha de pensamento:

A alteração visual da Pajero Sport aparentemente, por mais que represente grandes somas de investimento para seu desenvolvimento, foi superficial. Sobretudo, em tratando-se do motor a gasolina, já que nele nada foi alterado (?). Dessa forma, imaginei que pudesse, eventualmente, ser o “golpe de misericórdia” do modelo, como já ocorreu em outras ocasiões. Pelo que entendi, não é esse o caso.

Sobre motor a diesel ou gasolina, por trocar de ano em ano ou de dois em dois anos de carro, acredito ser a melhor opção de compra para mim — não comprar um carro a diesel, já que a performace não seria melhorada (mesmo no modelo HPE) e seu custo ampliado. Quanto à concorrência que seria o Nissan XTerra, sem dúvida o Mitisubishi é muito mais confortável, aliando o útil ao agradável, ou seja, de fato ser um sport utility, não um utilitário.

Sendo o Pajero Sport a opção de compra, pergunto:

Entre as motorizações, qual a melhor para o meu caso? Gasolina ou diesel?

Entre os modelos, qual teria o melhor custo benefício? O HPE ou o GLS?

Desde já agradecido,

–Luiz Paulo

OBS>
O projeto de vocês é excelente. Parece que estou lendo a quatro rodas, ou melhor, conversando com o melhor consultor da revista. Não há o que se falar. Travei conhecimento através do sits de busca google, quando procurava sobre opiniões da Pajero Sport.

AutomovelDicas wrote:

Caro Luiz Paulo,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso Projeto.

Vejamos agora algumas considerações em relação ao seu questionamento.

A Mitsubishi alterou a linha Pajero Sport já em 2004 (linha 2004). O antigo modelo SE sai de linha dando espaço ao modelo GLS e foi introduzido uma nova versão denominada de HPE (High Performance Equipment).

Recentemente a montadora alterou o design da linha L200, buscando uma maior competitividade com a Nissan Frontier e parte destas mudanças também foram introduzidas na linha Pajero Sport HPE. Este recente modelo ganhou nova grade do radiador, novo para choque a novo bloco ótico (na frente e na traseira). Há quem digas que as novas lanternas traseiras são pequenas, tanto para a linha L200 como Pajero. Os veículos são bem grandes e até mereciam algo maior. Também já vi reportagens dizendo que a introdução de um novo farol pode custar milhões de dólares (especificação, desenvolvimento, etc, etc) e o volume de vendas precisa depreciar tal investimento. Quem sabe esta solução não veio de outro modelo já existente no mercado.

Lembro-me que quando a Fiat mudou as lanternas traseiras da linha Marea (pesquisas mostravam uma forte rejeição ao modelo anterior) a mesma utilizou lanternas da família Lancia, que pertence ao grupo no Itália. Se deu resultado não sei, pois em 2003 a venda do modelo não passou de 1.700 unidades, enquanto um veículo concorrente desta categoria, o Toyota Corolla ultrapassou a casa das 33 mil unidades.

Voltando ao caso Mitsubishi com a introdução da linha Pajero Sport 2004 também foi disponibilizado um novo motor a diesel mais potente em 16%, ou seja, rende 145CV a 4.000 rpm (torque de 38 kgfm). A versão GLS oferece um motor de 125CV (torque de 29,8 kgfm). O motor a gasolina da família é oferecido para ambos os modelos e corresponde a um V6, 3.0 de 177CV e torque de 26 kgfm.

Com a introdução da linha 2004 a montadora ajustou o preço de seus veículos em 1,6%.

Na época deste lançamento a versão Pajero Sport GLS a gasolina tinha preço sugerido de R$ 129 mil, enquanto a Pajero Sport HPE custava R$ 3 mil há mais. No caso do diesel a diferença sob, etc, etc…

 

Agradecimento

Caro Nelson,
Novamente, só posso ser todo elogios quanto ao pronto atendimento e explicação minuciosa às minhas perguntas.
Ainda tenho dúvidas que se baseiam na seguinte linha de pensamento: A alteração visual da Pajero Sport aparentemente, por mais que represente grandes somas de investimento para seu desenvolvimento, foi superficial. Sobretudo, em tratando-se do motor a gasolina, já que nele nada foi alterado (?).

Dessa forma, imaginei que pudesse, eventualmente, ser o “golpe de misericórdia” do modelo, como já ocorreu em outras ocasiões. Pelo que entendi, não é esse o caso.

Sobre motor a diesel ou gasolina, por trocar de ano em ano ou de dois em dois anos de carro, acredito ser a melhor opção de compra para mim — não comprar um carro a diesel, já que a performace não seria melhorada (mesmo no modelo HPE) e seu custo ampliado. Quanto à concorrência que seria o Nissan XTerra, sem dúvida o Mitisubishi é muito mais confortável, aliando o útil ao agradável, ou seja, de fato ser um sport utility, não um utilitário.
Sendo o Pajero Sport a opção de compra, pergunto:

Entre as motorizações, qual a melhor para o meu caso? Gasolina ou diesel?
Entre os modelos, qual teria o melhor custo benefício? O HPE ou o GLS?
Desde já agradecido,

Luiz Paulo