Pergunta
Prezados, Estou pensando em trocar meu carro por um Pajero Diesel.
Vi em uma de suas dicas que o modelo sem intercooler tem apenas 88 cv.
Como tenho visto carros 1994 com preço atraente, gostaria de alguns comentários a respeito (potência, consumo etc).
Seria o caso de investir um pouco mais por outro com intercooler?
Outra questão é quanto ao modelo: quais as diferenças do GLS para o GLX e destes para a versão B?
Henrique Cesar Leão
Resposta
Prezado Henrique,
Nosso projeto é bem recente e infelizmente não encontramos muita informação em relação aos modelos Pajeros mais antigos. A nossa publicação mais antiga é um exemplar da Revista Quatro Rodas de janeiro de 1994 que traz um comparativo da Pajero GLZ V6 contra a Ford Explorer. Não erramos na escrita do modelo. Representa os primeiros veículos importados pela MMC.
Encontramos um catálogo Mitsubishi com as seguintes informações:
Pajero GLX:
Motor V6 a gasolina 150HP ou Turbo Diesel 2.8 de 110HP
Cambio manual de 5 marchas, direção hidráulica, ar condicionado, trio elétrico, transmissão 4×4, part time, roda livre automática, painel completo com inclinômetro, bússola e altímetro
Opcionais: som rodas de liga leve com pneus especiais, bancos em couros.
Pajero GLS:
Motor V6 a gasolina 150HP ou Turbo Intercoller Diesel de 125 HP
Cambio manual de 5 marchas ou automático transmissão 4×4 super select, roda livre automática, relógio digital, trio elétrico, direção hidráulica, multímetro com bússola, ar condicionado, piloto automático, estribos laterais e traseiros.
Opcionais: bancos em couro e teto solar elétrico.
Além das diferenças acima apontadas é fácil distinguir um modelo GLX de um modelo GLS. Aqueles veículos que possuem um design mais modernos com aqueles extensores de paralamas são provenientes da versão GLS. O modelo GLS era muito fácil de ser percebido devido na maioria dos casos ser apresentado na configuração saia / blusa, ou seja, a parte inferior da carroceria do veículo era pintada de maneira distinta ao resta da cor do mesmo.
GLS-B: em 1998 a Mitsubishi introduziu a primeira mudança em design em seus veículos ofertados em nosso mercado. O veículo passou a oferecer uma nova frente que integra grade e para choques, novo painel. Para muitos este representa o mais bonito design da família pajero realizado. Depois veio aquele modelo mais arredondado muito parecido com o veículo atualmente oferecido. Neste mesmo também passou a oferecer um motor V6 de 3.5 litros gasolina com 202 CV de potencia. Esta representava uma solicitação antiga de potencias compradores que comparavam as melhores ofertas de potências em veículos da concorrência (leia-se Jeep Cherokee Limited 5.2 e 5.9). Além do novo motor, os modelos 3.5 também eram repletos de um maior índice de sofisticação.
Vejamos agora alguns números encontrados:
Pajero GLX Diesel:
Motor: diesel 2.8
Potência: 98 CV
Aceleração de 0 a 100 km/h: 21 seg
Velocidade máxima: 135 km/h
Consumo médio: 8,7 km/lPajero GLS Diesel:
Motor: diesel 1.8
Potência: 127 CV
Aceleração de 0 a 100 km/h: 18,9 seg
Velocidade máxima: 150 km/h
Consumo médio: 8,4 km/lFonte das informações: Revista Motor Show – Edição 166 – Janeiro / 97
Infelizmente são poucas as informações que dispomos para os modelos mais antigos e principalmente quando a motorização é a diesel. Caso precise de algo para a informação a gasolina V6 temos um pouco mais de especificações.
Ficamos te devendo esta………..
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento