Pergunta
Bom dia. Localizei o site através do “google”, em pesquisa sobre o Audi A3.
Desde logo cumprimento-os pela qualidade do serviço.
Meu interesse está em saber o destino da GM Blazer, especialmente porque estou em vias de adquirir uma modelo STD, ano 2002, em excelente estado e pouco rodada (20.000 km).
Minha preocupação está evidentemente ligada à eventual descontinuidade da produção desse modelo, já que o próprio site da montadora não está disponibilizando, no modelo atual 2004, a versão “Executive”.
Há algo em concreto sobre a retirada da Blazer do mercado a partir desse ano?
Claro que com isso os preços recuariam bastante, assim não compensando comprar esse carro no momento atual.
Desde logo agradeço a especial atenção que for dispensada à presente.
Atenciosamente,
José Eduardo Prado
Resposta
Caro José Eduardo,
Com certeza a Blazer não irá sair do mercado, pois representa um nicho muito importante para a GM. Até a chegada da Nissan Xterra você pode observar que a GM Blazer era a única Sport Utility nacional (SUV) disponibilizada em nosso mercado. Tanto é mercado que uma versão de luxo com motorização a diesel chegou a ser oferecida por mais de R$ 105 mil reais.
A Nissan Xterra foi oferecida inicialmente ao mercado por algo próximo destes R$ 105 mil reais e a GM tratou de posicionar o seu produto na casa dos R$ 90 mil (viva a concorrência).
Não devemos nos esquecer que a linha S10 da GM engloba os veículos Blazer s picapes e no segmento das picapes a GM também sempre teve o maior market share. Neste segmento a concorrência vem fazendo estragos, principalmente em relação aos lançamento de novos modelos (Nissan Frontier e a nova L200 da Mitsubishi).
A linha S10 (Blazer e Picapes) foi lançada em 1996, em 2000 passou por uma mudança de design, às vezes muito criticada pelos apreciadores da marca e não dá mais para viver da fama.
Tudo indica que em 2004, já como modelo 2005 a GM venha introduzir algo novo em sua linha S10 em termos de design. Retirar a oferta de seu produto nos segmentos de picapes e SUV, jamais. É um segmento importante para a montadora, a mesma faz um bom dinheiro com este negócio e sempre foi a campeão de vendas neste. O que está faltando agora é um pouco mais de competitividade e mais do que isto, beleza em seus veículos deste segmento, principalmente quando comparados com a concorrência.
Somente como exemplo vejamos os volumes de vendas da Blazer nos últimos 4 exercícios:
Ano 2000:
Chevrolet Blazer: 12.182 unidades vendidasAno 2001:
Chevrolet Blazer: 7.083 unidades vendidasAno 2002:
Chevrolet Blazer: 4.651 unidades vendidasAno 2003 (até novembro):
Chevrolet Blazer: não aparece na lista dos “top 10” do mercado no segmento dos comerciais leves mais licenciados. A S10 que representa um produto mais barato e oferecido em mais configurações vendeu neste ano exatos 12.270 unidades, quando em 2001 chegava na casa das 27 mil unidades.Pelo cenário acima percebemos que a GM ainda é a numero 1 neste segmento mas algo precisa ser feito. É bem verdade que nestes últimos anos diversos lançamentos de produtos e veículos ocorreram fazendo com que potencias compradores migrassem para outras opções de compras.
Como sua intenção de compra e para um veículo 2002, esta síndrome da “mudança de design” talvez não seja tão importante quando comparada à intenção de compra de um veículo 0 km.
Você fez referência que o carro possui 20 mil km e está em bom estado. Só isto já seria um forte argumento comercial para a compra do mesmo. Em nossa homepage existem algumas consultorias que dá umas dicas de compra de carros usados. Uma navegada nestas poderá contribuir ainda mais em sua decisão.
Será que o veículo pretendido tem ar condicionado. Como o modelo pretendido é o standard pode não possuir tal acessório. Neste caso a coisa pode complicar, pois é inadmissível um carro desta categoria sem tal item. Numa venda futura também poderá representar um dificultador.
Faça uma cotação do mesmo junto aos sites:
www.fipe.com.br
www.molicar.com.brVocê encontrará interessantes valores de referência de mercado e poderá inclusive facilitar a sua vida na tratativa comercial futura.
Vamos nos falando e boa sorte com o seu novo veículo.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Senhores.
Realmente a agilidade e a qualidade das informações revelam o ótimo serviço que V. Sas. estão prestando através desse site, que certamente se for mais divulgado resultará num número muito maior de consultas já que, como diz aquela propaganda, o brasileiro é “apaixonado por carro”.
Parabéns pela iniciativa,
José Eduardo L. Prado