Pergunta

Gostaria de cumprimenta-los pelas excelentes consutorias que vcs tem disponibilizado, sao um acervo de grande valia, para nos consumidores.

Gostaria de perguntar a vcs qual o melhor aditivo do mercado para aumentar a octanagem da gasolina(quantas octanas aumenta, custo x beneficio, se diminue o consumo) já que meu veiculo mostra no manual aviso para ultilizar gasolina com 95 a 98 octanas.

Gostaria de aproveitar para pedir alguns dados sobre meu veiculo(velocidade maxima, consumo, frenagem, torque) e uma opinião de vcs quanto ao veiculo em si, pois não achei nenhuma consultoria em relacao ao mesmo.

Agradeco desde ja pelas informaçoes.
Subscrevo-me,

Allan

Resposta

Caro Allan,

Inicialmente gostaríamos de agradecer os elogios em relação ao nosso trabalho. Já realizamos mais de 1.700 consultorias e parte deste dossiê está publicado em nossa homepage como forma de consulta aos nossos Clientes internautas. Se você deu uma olhada em nossos trabalhos irá perceber que o nosso forte não são os aspectos mecânicos ou assuntos relacionados e infelizmente não temos a competência técnica para responder a sua pergunta sobre aditivos de gasolina, características, especificações, melhora no desempenho ou coisa parecida. Outro dia respondi uma consultoria sobre gasolina aditivada mais a mesma foi baseada em uma leitura de uma reportagem de um especialista do fabricante Petrobrás sobre o assunto.

Estou com um folheto da STP um dos grandes fabricantes mundiais de aditivos, óleos especiais, produtos automotivos no mercado americano. Recentemente a Empresa iniciou suas operações no Brasil depois de um tumultuado período de relacionamento com um representante local. Talvez uma navegada em sua homepage (www.stp.com.br) possa contribuir um pouco com a sua pesquisa. Talvez eles tenham uma opção fale conosco e possam informar algo. O problema neste caso seria a imparcialidade do fabricante pois sempre irá falar que o seu produto é o melhor do mercado e traz milagres e benefícios ao carro do Cliente.

Vejamos agora algumas informações sobre o seu veículo.

O que achamos do VW Passat:

Num determinado momento a Audi representava os veículos de luxo da montadora alemã. Com o lançamento da linha Passat houve até quem falasse que a VW já não precisava da bandeira Audi para atuar no segmento dos veículos de luxo.

Tanto é verdade que até o recém lançamento do novo Audi A4 a linha Passat era considerado mais bonita do que o modelo antigo da geração Audi A4.

Não há como negar que o novo VW Phaeton, aquele que fora criado para competir no mercado de alto luxo corresponde a um modelo Passat de tamanho maior.

O VW Bora, vendido nos EUA como Jetta é um exemplo típico de um veículo de sucesso. Se pararmos para analisar percebemos que a montadora utiliza a receita de sucesso do sedan maior e mais velho para um modelo um pouco menor.

O Passat já foi considerado o carro do ano em seu segmento no mercado americano (Sedan família – veículo importado). Pode parecer que não tem nada há ver a referência USA, mas vender veículos com sucesso naquele mercado, representa um referencial incontestável e só isso já seria suficiente para atestar a qualidade do produto.

A linha VW chegou a ser ofertada no Brasil com motor 1.8 de 125 CV, motor 1.8Turbo de 150CV e motor V6 de 193CV. Muito se falou numa excelente relação de custo / benefício deste motor 1.8 Turbo VW, aliás utilizado em grande escala em vários veículos da Holding VW. Se o mesmo é configurado com a opção de câmbio tiptrônic representa o estado da arte em termos de dirigibilidade.

Evidentemente o motor de 6 cilindros VW é muito mais prazeroso de dirigir e estas comparações com o motor 1.8 turbo diz respeito ao preço final do veículo. Como você já possui o veículo a fase de aquisição já passou, a partir de agora é só curtir o veículo.

Também não devemos nos esquecer que normalmente o veículo considerado o top de linha da família é recheado de itens exclusivos, tais como rodas especiais de liga leve, interior de couro, teto solar, câmbio tiptrônic, entre outros. O motor 1.8 Turbo é bom para quem quer um veículo numa melhor relação de custo / benefício. Quem tem condições de comprar e manter um veículo de 6 cilindros, estará com certeza, mais bem servido em termos de automóvel.

Para você que tem um modelo 99 a notícia é boa, pois o modelo 2004 já foi lançado e pouca alteração foi introduzida na família. Existe uma nova roda de liga leve, introduziram um pisca pisca no retrovisor do veículo como aconteceu no Mercedes-benz Classe A em 2003 e como a VW adotou no novo Golf Geração V (o nosso é o geração IV) bem como no novo VW Phateon. Isto acaba representando que você não está com um veículo desatualizado em relação à nova geração da família Passat, mesmo tendo mais de 5 anos de idade.

Veja o que uma revista sumariza sobre o projeto da nova família Passat, referência esta em relação ao seu veículo:

“O novo Passat representa o encontro do consumidor de hoje com o carro de amanhã. No desenvolvimento do seu projeto revolucionário nenhuma concessão foi feita pela VW: motores de ultima geração, câmbio tiptrônic, estilo arrojado, perfeição aerodinâmica, segurança ativa e passiva com 6 air bags e ABS, ar condicionado eletrônico, carroceria galvanizada com garantia de 11 anos contra corrosão perfurativa (aquela que vem de dentro para fora), bancos em couro e dirigibilidade com prazer e superior desempenho assegurado pela mais avançada tecnologia alemã”.

Fonte do sumário: Revista Automóvel e Requinte Anuário 98/99.

Precisa falar algo há mais……….considerando ainda que o seu modelo V6 possui a maioria dos atributos acima apontados.

Vejamos agora algumas informações técnicas sobre o modelo:

VW Passat Sedan V6 2.8:

Motor: longitudinal dianteiro
Combustível: gasolina
Válvulas: 30
Cilindros: 6 em V
Deslocamento: 2.771 cm3
Potência máxima: 193 CV a 6.000 rpm
Torque: 28,5 kgfm a 3.200 rpm
Câmbio: manual de 5 velocidades ou automático de 4 e 5 velocidades
Tipo: Sedan de 4 portas
Air bag e side bag
Freios dianteiros: disco ventilado
Freios traseiros: disco
Direção: hidráulica
Suspensão dianteira: tipo four link e barra estabilizadora
Suspensão traseira: barra de torção.
Comprimento: 4,675 m
Largura: 1,740 m
Altura: 1,459 m
Peso: 1.355 kg
Tanque: 62 l
Porta malas: 475 l
Rodas: 6J x 15 ou 7J x 15
Pneus: 195 65R15
Velocidade máxima: 238 km/h
Consumo urbano: 6,7 km/l
Consumo rodoviário: 12,7 km/l
Consumo médio: 9,7 km/l

Fonte das especificações: Revista Automóvel e Requinte Anuário 98/99.

Parabéns pelo seu veículo. Esta na lista dos meus preferidos e se não fosse a alta do dólar muito mais Passats estariam rodando por nossas ruas.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caro Nelson

Muitissimo obrigado pela resposta dada.

Esse site ja faz parte do meu “favoritos” faz tempo.

Aconselho a todos que pretendem adquirir um veiculo entrarem no seu site antes da aquisição.

Com certeza o Passat e tudo isso que vc falou e muito mais, estou apaixonado pelo veiculo, um motor que parece uma Scania de tão forte, um nivel de ruido de causar inveja a qualquer estudio de gravação, somente o consumo urbano deixa um pouco a dever, esse e um veiculo para estrada, onde faz inveja a qualquer 1.6 no item consumo.

Gostaria de salientar que o Passat 1.8 turbo realmente e uma excelente opcao de custo x beneficio, mas o grande problema desse motorização esta no acumulo de borra de óleo no comando de valvulas, mesmo trocando o óleo corretamente isso acontece constantemente, parece que foi um erro de projeto desses motores.

Agradeco pela atenção,

Allan