Pergunta

Amigos do site Automoveldicas,

Já que o A3 2 portas não é mais fabricado no Brasil, porque a Audi ainda não está trazendo o 2 portas modelo novo?

Isso está parecendo uma jogada de marketing.

No final do ano de 2003, foi só o presidente da Volkswagen anunciar que o Audi A3 deixaria de ser fabricado no Brasil, que começou a faltar carros nas agências!

Mas, se realmente a Audi pretende deixar de fabricar o carro no Brasil, vale lembrar o episódio da Dodge e mais recentemente da Chrysler.

O mercado brasileiro de automóveis não vê com bons olhos o fechamento de fábricas.

Assim como aconteceu com os veículos Chrysler, certamente o preço do A3 irá cair.

SDS,

Gilberto Eugenio

Resposta

Caro Gilberto,

Trazer o Audi A3 (modelo novo) importada da Europa representaria oferecer ao mercado um veículo com preços muito alto. Os veículos importados, ainda pagam alíquotas de II (Imposto de Importação) de 35%. Quando a origem é o continente Europeu ainda tem um agravante maior que é a cotação do euro em relação ao dólar.

Lembre-se que a Audi nunca pensou em trazer o pequeno Audi A2, pois sendo um carro de entrada da montadora deveria ser oferecido ao mercado com preços inferiores ao Audi A3. Devido ao fato de ser importado, este chegaria fora de sua suposta faixa razoável de preços.

Compare com a situação da Alfa Romeo. A mesma tem um produto do segmento do Audi A3, o Alfa Romeo 147 e este nunca a chegou a fazer frente em volumes de vendas ao modelo Audi. Como é um produto importado sempre teve seu preço acima da casa dos R$ 105 mil reais. Outro exemplo dentro da própria linha Audi A3 é o modelo Audi S3. Tudo bem que representa o Top de linha da família A3, mas pelo fato de ser importado o S3 custava muito, mas muito mais caro do que o A3 Turbo (nacional) mais completo.

Recentemente a Audi estava oferecendo este S3 por R$ 135 mil reais. Representava uma venda direta do fabricante aos consumidores. Como o novo Audi A3 já roda na Alemanha, talvez este lote de veículos representa alguma estratégia da montadora para vender estes modelos antigos do S3. Para quem conhece o veículo e em algum momento tencionou comprar o modelo à oportunidade representava uma “galinha morta”.

O mercado brasileiro não vê com bons olhos o fechamento das fábricas: esta posição está correta, mas a conta precisa ser paga. O Audi A3 era montado na mesma plataforma do Golf em São José dos Pinhais. Enquanto o modelo Audi vendia 9 mil unidades / ano, o Golf chegou a vender em nosso mercado 32 mil unidades ano.

Recentemente a VW anunciou que esta planta já havia produzido 300 mil veículos Golf e que 60% disto havia sido exportado para os EUA / Canadá. O novo Golf geração V, também lançamento recente na Europa irá para os EUA / Canadá, entretanto a fabrica da VW no México é que será responsável por esta manufatura.

Diante deste cenário, como a Audi poderia produzir um novo Audi A3 se o que justificava a linha (volume de vendas) era o modelo Golf. Vale lembrar também que esta reestilização no Audi A3 só ocorreu no modelo de duas portas e nosso mix de produção representa apenas 15% do total manufaturado.

Na mídia especializada de ontem trazia a informação que a Audi Brasil já deixou de produzir o modelo de duas portas, pois 90% das vendas deste são realizadas na configuração de quatro portas.

Este novo Audi A3 e o novo Golf Geração V também utilizam a mesma plataforma de produção, ou seja, ou fabrica um que tenha grande volume de vendas (que não é o caso) ou o volume de vendas dos dois justifica o negócio ou muda-se a estratégia, visando um maior lucro, maior volume de vendas, etc, etc.

Preço do Audi A3 irá cair: qualquer modelo de veículo que tem o término de sua produção anunciada, segue esta tendência. Ninguém quer ficar com um veículo fora de linha, Ninguém também quer comprar um veículo que já tem o seu fim anunciado. Ainda assim faltam mais de 20 meses para este término acontecer e as vendas precisam ser mantidas. Historicamente na industria automotiva este momento representa aquele em que as montadoras começam a fazer malabarismos para avalancar as vendas. Descontos promocionais, venda com preço de nota fiscal de fábrica, juros subsidiados, etc, etc. Esta vantagem no carro 0 km acaba trazendo para baixo o valor do carro similar, usado.

O caso do S3 é um bom exemplo. Com certeza aqueles que pagaram o “preço cheio” do veículo já perderam em relação a esta promoção de R$ 135 mil. Um seminovo deveria valer algo próximo disto, mas quem irá compra-lo se existe a opção de compra de um 0 km com o mesmo valor. Resultado: para vender aquele seminovo o mesmo deverá custar bem abaixo disto.

Falta de carros nas agências: aqui pelos lados de São Paulo não percebi esta falta de carros. Resido próximo a uma agencia autorizada Audi e recentemente vi uma carreta descarregando novos veículos Audi A3. Também percebi uma faixa apresentando boas ofertas para o modelo A3, mas não me lembro qual era a pedida e qual o modelo referenciado. Parece que o período de necessidade de promoções já deve ter iniciado.

Percebo que ultimamente o assunto Audi A3 te dado muito Ibope em nosso site. Temos recebido diversas consultorias sobre proprietários atuais do modelo, considerando a troca do mesmo por outros veículos.

Este anúncio oficial do término da produção me pareceu um tanto prematuro, quando ainda faltam quase dois anos para o fato. Até as revendas autorizadas estão de cabelos em pé, pois não haverá espaço para tantas com o negócio dos importados somente.

Temos uma lista imensa de veículos prováveis de término de produção e nem por isso as montadoras anunciaram os fatos ou os Clientes estão receosos em relação às compras futuras.

Achei o fato bastante estranho e o que é pior, deve estar atrapalhando bastante os negócios e estratégias da montadora Audi aqui no Brasil.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento