Pergunta

Voltando a pauta, preciso perguntar mais algumas coisas inerentes a este mesmo assunto, espero que possar me ajudar mais na sintonia fina desta escolha.

Na verdade minha decisão leva em consideração a necessidade de estar convertendo o veiculo escolhido para Gás, pois este carro será para uso pessoal e trabalho, tenho um consumo razoável mensal com combustivel, que hoje está em torno de 1600 km/mês.

Quanto as opções, não considerei o Ford Fiesta pois não me agrada o design do sedan, porém teria muito interesse pelo Clio sedan, no entanto fui informado pela empresa especializada na conversão que não é recomendado por possíveis problemas futuros, em virtude de ser o motor renault 1.0/16v, caso fosse o 1.6 não haveria problemas, procede esta informação ?

Desta forma não pude deixar de pensar em um Honda Civic, pois pretendo comprar um carro pouco rodado, até uns KM 40.000 no máximo, levei em consideração o fato de um cilindro de gás representa mais peso, achei conveniente pensar nesta relação pesoXpotênciaXdesempenho, sem contar que é um veículo extremamente confiável e com todos os itens de série, que neste caso não encontrarei nas outras opções por mim citadas anteriormente.

Enfim, levando em conta estas informações, qual sedan pode ser a melhor escolha ?

Grande abraço e obrigado…

Carlos José V. M. Pereira

Resposta

Caro Carlos José,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso projeto. Como estamos numa fase decisiva e estratégia de profissionalização deste, contamos com a sua ajuda na divulgação do mesmo. Uma maior audiência é sempre bem vinda.

Vejamos as suas novas considerações:

Carro usado com 40 mil kms. Se você não conhece a procedência de um veículo, como irá saber que este veículo possui tal quilometragem. Eu tenho um veículo 97 com apenas 8.700 milhas. No mercado paralelo ninguém acredita em tal situação. Os meus vizinhos fazem fila para comprar tal veículo, pois sabem que o mesmo é de garagem quase que 100% do tempo. Cuidado com este aspecto. O que realmente vale no mercado de usado é o estado geral do mesmo e agora também os aspectos de procedência do veículo (multas pendentes, licenciamentos, histórico de sinistros, etc, etc).

Conversão para gás:

Somos bastante conservadores quando o assunto é mexer na originalidade do veículo sem a participação da montadora. Percebemos que este mercado está crescendo muito, as Empresas estão mais profissionais, os Órgãos regulamentadores estão mais rigorosos, mas ainda assim existem os receios. Recentemente li uma notícia que nossa frota circulante de veículos GNV já ultrapassa 700 mil veículos. Supostamente nossa frota atual ultrapassa 22 milhões de veículos, ou seja, os GNV vieram para ficar e não há retorno. A própria política de abastecimento sinaliza para um sucesso do programa de combustível alternativo.

Atualmente três montadoras oferecem veículos GNV com garantia de fábrica. São elas a VW com o modelo Santana, a Fiat com o Siena, e a GM com o Astra. Na verdade todas estas montadoras entraram neste negócio atendendo aquela demanda inicial de potenciais Clientes, caracterizada pelos taxistas. Representam uma categoria com médias de rodagens muito altas e qualquer maior economia significa dinheiro em caixa.

Você mencionou que roda 1.600 km / mês. Vamos a uma rápida “conta de padaria”:

Suponha que seu veículo faça 10 km/l de combustível de média. Qualquer veículo 1.0 tem obrigação de atingir tal meta e se isto não acontece você precisar ajustar o veículo ou pensar em outro modo de dirigir.

Para rodar o seu montante mensal seriam 160 litros de combustível. Imaginando um litro de combustível a R$ 2,00, seu custo mensal seria de R$ 320,00 reais.

Cenário GNV: suponhamos que a solução GNV traga uma economia de 50% no seu custo mensal (situação bastante otimista), ou seja, para rodar os mesmos 1.600 km você gastaria R$ 160,00 reais. Economia mensal de R$ 160,00 reais.

Um kit bacana de GNV no mercado, mais os gastos de documentação irá lhe custar algo próximo de R$ 3 mil reais.

Divida este custo do kit pela sua economia mensal (3.000,00 / 160,00) e perceberá que serão quase 19 meses para depreciar tal investimento sem considerar os custos financeiros deste montante (caso não venha a comprar tal kit) aplicado em sua conta corrente durante quase os dois anos do processo. Se o seu veículo fizer mais de 10 km/l e você colocar este rendimento na conta este período de depreciação ultrapassa os dois anos. Quanto tempo você irá ficar com este veículo. Só depois deste período é que a solução GNV passa a ser vantagem. O carro pretendido é um 2002, ou seja, ao final da depreciação, em 2006, já está na hora de vende-lo.

Será que vale a pena mexer na originalidade de seu veículo. Valerá menos no mercado. Acreditamos que a solução a gás só compense para quem anda muitos kms durante um mês (taxistas por exemplo) ou para aqueles veículos que consomem muito, as grandes picapes com espaço de folga para os cilindros, motores V6 ou V8, tradicionais veículos consumidores de combustível. Ainda assim tenho ressalvas em relação a tal processo.

Se você observar algumas de nossas consultorias publicadas no site, perceberá que aspectos mecânicos não são o nosso forte, até porque não temos esta competência (ainda). O assunto questionado envolve um pouco de aspecto mecânico e você pode achar muito conservadora a nossa posição.

Ainda assim achamos que a conversão de um carro 1.0, o qual roda apenas 1.600 km / mês, meio arriscada. Ainda assim a decisão é sua. Em relação as ressalvas do motor Renault 1.0 16V frente ao 1.6, não tenho conhecimento técnico para opinar. Já ouvi algo junto a outros potencias Clientes de conversão de motores 1.0 para GNV.

Nos desculpe se diminuímos as suas intenções de conversão.

Estamos aqui para ajudar os nossos Amigos Internautas….

A inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
Site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson,

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e pronto atendimento, posso garantir que todas as informações aqui prestadas serão de grande serventia para minha escolha no veiculo que melhor irá se adequar a minha necessidade.

Hoje mesmo já participei a todos amigos do meu meio profissional esta excelente ferramenta de consulta que este site.

Todos estão bem impressionados e certamente irão utilizar seus serviços.

Um grande abraço.

Carlos José Vieira Machado Pereira