Pergunta
Acabei de comprar uma Blazer 98 em exelente estado de conservação, tem “apenas” 35.000km está realmente muito boa.
As minhas perguntas são:
1ª) Posso trocar a suspenção traseira pela da 2001 que é menos dura e mais estável em curvas?
2ª) Que tipo de pneu seria o mais indicado para rodar 90% na cidade?
Como sempre, ficarei extremanente agradecido pela vossa opinião que para mim é lei, vcs dizem e eu faço, acreditem.
Podeiram colocar a ficha técnica dela para mim com o consumo?
Eis os dados: Blazer Executive 4.3 V6, 1998, câmbio Manual, verde.
Heder B. Vieira
Resposta
Caro Heder,
Inicialmente agradecemos os elogios e a confiança em relação ao nosso projeto. Ficamos muito honrados com suas considerações.
Desejamos a você muita sorte e sucesso com o seu novo veículo.
Alterações na suspensão: infelizmente aspectos mecânicos não fazem parte de nosso escopo e o pouco que as vezes escrevemos são informações decorrentes de leituras e revistas e publicações especializadas. Neste sentido pouco podemos te ajudar em seu plano de mudanças de suspensão.
O que podemos dizer com certeza que mexer em alterações técnicas dos veículos (originalidade) sem o acompanhamento e homologação por parte do fabricante, representa viver perigosamente. A GM introduziu mudanças nos sistemas de suspensão da linha Blazer, representando melhorias no veículo. Na maioria das vezes este tipo de alteração diz respeito a uma geração de uma família de veículo, ou seja, dificilmente você irá conseguir introduzi-la em seu veículo num trabalho realizado fora da montadora ainda que este seja feito em revenda autorizada da marca. Talvez uma consulta junto a revenda autorizada para conhecer os itens distintos e as dificuldades de instalação, representaria a melhor estratégia inicial.
Veja algumas informações técnicas referente ao seu veículo:
Blazer 4.3 V6 1998 Executive:
Descrição: Utilitário Esportivo
País de origem: Brasil
Motor: 4.3 MPFI
Posição: dianteira longitudinal
Combustível: gasolina
Alimentação: injeção eletrônica Multipoint
Número de cilindros: 6 em “V”
Cilindrada total: 4.299 cm3
Taxa de compressão: 9,2 : 1
Potencia máxima: 180 CV a 4.200 rpm
Torque máximo: 34,7 kgfm a 2.600 rpm
Consumo cidade: 6,8 km/l
Consumo estrada: 10,0 km/l
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 seg
Velocidade final: 180 km/h
Rodas: aro 15” de alumínio
Freios: sistema hidráulico de duplo circuito, com auxílio a vácuo, sendo a disco na dianteira e a tambor autoajustável na traseira, com ABS
Suspensão dianteira: independente, com braços articulados, barra de torção e estabilizador, amortecedores hidráulicos
Suspensão traseira: eixo rígido, com feixe de molas, semi-elípticas de dois estágios e estabilizador, amortecedores hidráulicos
Tanque: 72 l
Comprimento: 4,608 m
Largura: 2,012 m
Altura: 1,596 m
Peso total: 1.850 kg
Opcionais para o modelo com motor 4.3 l: piloto automático e câmbio automático
Garantia: 2 anosFonte das especificações técnicas: Publicação Anual 98/99 – Guia de Compras Auto Data (Jipes, Picapes & Vans)
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
Site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento