Pergunta
Estou interessado em adquirir um veiculo MB classe A ano 2000 semi automático.
Eu li varias opiniões a favor desse veiculo no site, mas gostaria de saber a diferença entre o modelo nacional e importado e saber se existe alguma diferença entre o modelo citado e o modelo mais novo 2003/ 2004 e tambem a satifação do publico e manutençao do modelo semi automatico.
Um abraço,
Rodolfo P. Bertoncini
Resposta
Caro Rodolfo,
Não entendemos muito a questão do MB Classe A importado versus o MB Classe A nacional. Vale lembrar que a linha MB Classe A oferecida em nosso mercado sempre foi produzida em Juiz de Fora – Minas Gerais, ou seja, não temos veículos desta família importados.
Ano 2000: a Revista Carro número 81 de julho de 2000 traz o lançamento no mercado local do novo MB Classe A com motor 1.9 (125CV de potência)
Esta sem dúvida representa a grande mudança oferecida pela montadora em sua linha Classe A, desde o seu lançamento. Neste mesmo momento a montadora também passou a oferecer o seu modelo Classe A 1.6 com um motor um pouco mais potente, agora com 102CV (antes era 99CV).
Sua intenção de compra é para um veículo Classe A ano 2000, ou seja, o mesmo pode ter um motor 1.6 de 99CV ou 102CV. Como o este lançamento ocorreu no meio do ano, acredito que os veículos ano 2000, modelo 2001 já possuam a motorização 1.6 de maior potência. Se o veículo pretendido for ano 00 / modelo 00 deve pertencer ao grupo 1.6 de 99CV.
Esta diferença de potência em relação ao motor 1.6 não fará diferença nenhuma. Na verdade os 99CV eram oferecidos inicialmente por uma estratégia de impostos. Carros até 100CV pagavam uma certa alíquota de IPI e por isso muitas montadoras mantinham os seus produtos neste limite de melhor regime. Num outro momento do mercado os carros 1.0 pagavam menor IPI e tudo que era diferente disto pagava o mesmo IPI. Aqueles motores menores que podiam oferecer mais potencia, tiveram a sua oferta realizada. O modelo Brava da Fiat também foi lançado com 99CV e na seqüência a montadora passou a oferece-lo com 106CV utilizando o mesmo motor.
Modelo semi-automático: um dos diferenciais da família MB Classe A em nosso mercado diz respeito ao câmbio semi-automático. Na verdade neste caso você precisa trocar de marchas como em outro veículo manual qualquer, mas o mesmo não dispõe de embreagem. Como a linha Classe A sempre foi repleta de acessórios, equipamentos e modernidades e este tipo de solução de cambio semi-automático representava um forte apelo comercial. Infelizmente o mercado não percebeu as vantagens deste tipo de utilização e o mesmo não tece o sucesso esperado. Outras grandes montadoras (GM e Fiat) também chegaram a disponibilizar veículos com tal solução de câmbio semi-automático, mais devido ao aumento de preços nos veículos e a baixa procura por tal recurso, deixaram de oferecer tal solução.
A Mercedes-Benz sempre acreditou neste tipo de diferencial, até porque o seu modelo Classe A sempre foi repleto destes, que chegou a lançar a versão 1.9 com câmbio automático. Se observamos o segmento onde o modelo Classe A atua (faixa de preço / segmento de mercado) o mesmo representava um dos poucos veículos disponíveis no mercado com tal equipamento. Hoje em dia, outras montadoras já oferece a solução de câmbio automático em carros do segmento médio, mas não há como negar um certo pioneirismo da Mercedes-Benz nesta oferta em nosso mercado.
E por falar em pioneirismo talvez este seja o grande trunfo do modelo MB Classe A, pois desde o início de seu lançamento o mesmo era dotado de vários diferencias tecnológicos que faziam do modelo um verdadeiro “compact premium”. Infelizmente no momento de seu lançamento o nosso mercado confundia carro pequeno com carro popular e esperávamos deste pequeno Mercedes-Benz valores próximos os nossos chamados carros populares. Não era possível, até porque o mesmo era dotado de uma serie de equipamentos únicos, eletrônica embargada, sistemas de segurança, tecnologia, modernidade, amplo espaço interno, etc, etc. Até hoje me pergunto porque o carro não chegou a decolar em números de vendas, pois nitidamente o produto atendia todas as premissas de um veículo de sucesso. A fábrica de Juiz de Fora foi projetada para produzir 70 mil unidades / ano. Em seu melhor exercício produziu 12 mil unidades e em 2004 (acumulado até julho) foram emplacados 2.862 modelos MB Classe A . Se compararmos com o mesmo exercício 2003 as vendas diminuíram em 25%, ou seja, em 2003 este número estava em 3.865 unidades emplacadas.
Como a sua intenção de compra não é para um veículo 0 km, esta redução do volume de vendas já não preocupa tanto, quanto seria numa intenção de compra de um veículo 0 km.
Modelo 2000 versus os modelos mais novos 2003 e 2004: A Mercedes-Benz sempre adotou uma estratégia de oferecer sempre mais em sua linha Classe A, buscando sempre aquela estratégia de que seu produto oferece uma das melhores relações de custo / benefício do mercado. Quando paramos para analisar tal cenário percebemos uma verdade, ou seja, os veículos Classe A sempre foram dotados de mais diferenciais, mais acessórios, mais equipamentos em relação aos veículos concorrentes. Infelizmente esta percepção demorou um pouco para ser notada e como o veículo já não tem aquele apelo de novidade e muito do mercado automotivo é movido por tal argumento, as vendas nunca decolaram.
Outro fator que dificultou bastante as vendas foi a possibilidade da linha Classe A (manufatura) ser descontinuada em nosso País. Como as vendas nunca alcançaram os números inicialmente previstos, sempre existiu aquele ameaça de fechamento e no mercado de veículos ninguém compra um carro passível de termino de produção. Hoje a montadora declara que a família Classe A permanece em produção e deve dividir a fabrica de Juiz de Fora com outro novo modelo, um veículo mundial que será principalmente exportado ao mercado americano. Com certeza diante deste cenário de vendas internacionais os números de produção serão atendidos. Bom para o Brasil que passa a contar com um segundo MB pequeno disponível em nosso mercado, bom para os atuais e futuros proprietários da linha Classe A que terão continuidade na operação de seus veículos.
Curiosamente a Mercedes-Benz lançou no mercado europeu a geração II da linha Classe A . Os executivos da Companhia estão rindo a toa, pois o sucesso do novo modelo (elevado volume de vendas) surpreendeu a todos. O mesmo é um pouco maior que o nosso produto e apresenta também outras novidades tecnológicas. Esta geração II da família Classe A não será produzida em terras locais.
Satisfação do publico: um dos diferenciais do modelo diz respeito a satisfação do publico. Além da compra de um veículo da marca Mercedes-Benz você passa a ser tratado como um proprietário Mercedes-Benz. Neste cenário atendimento diferenciado sempre foi uma das premissas da rede autorizada. Evidentemente estamos falando de um veículo repleto de tecnologia e isto acaba também representando maiores custos de manutenção.
Recentemente uma publicação especializada divulgou os aumento de custos de manutenção de nossos carros populares. Aqueles carburadores foram substituídos por bicos injetores, aqueles escapamentos, foram substituídos por sistemas de catalizadores, ou seja, são componentes que em sua grande maioria, tem preços muito mais caros. O que isto significa. Que não compensou este avanço tecnológico da industria. Evidentemente que não. Os carros atuais são mais econômicos, são mais resistentes, são mais seguros, demandas menos manutenções, mas quando precisam seus componentes ainda custam mais caros. Pense em itens até então disponíveis em carros top de linha (direção hidráulica e ar condicionado). De itens de conforto passaram a ser considerados como itens de segurança e necessários e a medida que a industria automotiva populariza cada vez mais estes itens (produção em larga escala) existe uma tendência de redução de custos.
O modelo MB Classe A é dotado de uma série de equipamentos e diferencias e por isso tem os custos de manutenção associados a tal cenário. Com certeza a manutenção deste modelo será mais cara que os modelos populares de nosso mercado, mas nada que inviabilize a sua intenção de compra. Qualquer um desses modelos considerados como compact premiu…….
A sua inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Caro Nelson,
fiquei muito satisfeito com as informações e dúvidas prestadas.
Estou divulgando o site para amigos e torcendo muito pela alavancagem do site porque acho um projeto diferenciado para o ramo automobilistico.
Rodolfo