Pergunta

Gostaria de saber se é possível conver um Xsara Exclusiva 00/00 2.0 para álcool?
Se a resposta for sim, quanto custa isto?
Quem faz?
Terei prejuízos no meu motor,

Lauro Parente

Resposta

Caro Lauro,

Aspectos mecânicos não representam o foco de nosso projeto e isto pode ser verificado pelas consultorias publicadas em nosso site. Ainda assim neste caso vamos a algumas considerações:

# Somos meio contrários a mexer na originalidade dos veículos, quando o processo não tem acompanhamento e homologação por parte da montadora.

# No seu caso em específico o veículo é um modelo importado e teoricamente sofreu aquele chamado processo de tropicalização ou nacionalização, ou seja, foi adaptado para as nossas condições de combustível (gasolina), estradas de rodagens, temperaturas, etc, etc. Com certeza os franceses jamais pensaram que seu veículos poderiam rodam com o combustível a álcool, ou seja, não existe nada no seu veículo preparado para tal cenário.

# Quando o veículo bi-combustível foi lançado aquelas antigas montadoras locais (GM, Ford, Fiat e VW) já sabiam que teriam uma vantagem comercial em relação aos newcomers (recém chegados Franceses e Japoneses) pois viveram a era do carro a álcool e a implementação de um modelo bi-combustível seria mais fácil. Tanto é verdade que até hoje estes recém chegados ainda não lançaram os seus modelos bi-combustível. Os franceses já anunciaram que ao final de 2004 e início de 2005 alguns modelos já serão dotados da solução bi-combustível. Ainda assim existe muito trabalho a ser realizado. Imagine o que você tenciona fazer com o seu veículo. Não seria uma boa estratégia, considerando ainda uma desvalorização futura na hora da revenda. Ainda que não estejamos diante de uma solução bi-combustível e sim uma transformação para álcool o raciocínio dos trabalhos de engenharia necessários neste processo são os mesmos.

Talvez as empresas especializadas neste tipo de conversão atestam que é possível este tipo de procedimento, mas como falamos desde o início sempre recomendamos prudência quando o assunto é mexer na originalidade do veículo, principalmente quando estamos falando da parte mecânica do mesmo.

Se realmente você precisa de um veículo a álcool talvez fosse melhor considerar uma solução “made in Brasil”, ou seja, um veículo original a álcool ou estas opções bi-combustível disponíveis em nosso mercado.

Se nos permite uma opinião: somos contrario a sua intenção futura………..

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Caro amigo Lauro,

Ficamos muito contentes com o seu retorno ao nosso projeto bem como a sua satisfação em relação ao nosso serviço. No dia de ontem respondemos ao seu questionamento visando um atendimento mais rápido. Pesquisamos um pouco mais o assunto e achamos algumas informações e posicionamentos importantes sobre o mesmo. Como pretendemos publicar esta consultoria, pois o assunto é de interesse geral, aqui vão mais algumas informações adicionais a sua pessoa:

Veja o que encontramos em matéria publicada no Jornal Diário de São Paulo de 07 de setembro de 2002:

“Fábricas reprovam transformação:

As montadoras de automóveis são contra qualquer tipo de transformação no motor do veículo (gasolina para álcool) já que uma adaptação bem feita exigiria a troca de muitos componentes, ficando inviável para o proprietário. O melhor segundo elas seria comprar um veículo movido a álcool, original de fábrica.

A conversão do motor a gasolina para álcool com a troca do chip também é condenada pelos fabricantes porque não levam em consideração a diferença de taxa de compressão, as especificações da central eletrônica e da ignição digital e a proteção de componentes do sistema de alimentação, tais como tanque, dutos, bomba elétrica, bicos injetores que ficam em contato com o álcool.

Devido a taxa de compressão mais alta, em torno de 11:1 ou 12:1. os motores dos carros a álcool trazem pistões, anéis de cilindros, válvulas e comandos específicos para o uso do álcool”.

Ainda que a posição pareça exagerada da montadora buscando a venda de novos veículos movidos a álcool, com certeza uma conversão com bom resultado não será obtida com a simples troca de um chip ou algo parecido.

Perceba que no seu caso o cenário ainda é pior pois estamos diante de um veículo importado e com certeza em sua concepção de projeto jamais foi considerado que seria utilizado com um novo tipo de combustível, o álcool em questão.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
Site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Muito obrigado mais uma vez.
Já a segunda vez que consulto vcs e nas duas fui muito bem atendido. Na primeira um amigo que me indicou.

Na época estava comprando um carro, e estava em duvida entre o C3 e a Perua Palio… vcs me alertaram que ela mudaria, comprei o C3 e estou bastante feliz.

Quanto a resposta de hoje, mesmo não sendo o foco de vcs, como afirmaram. A resposta foi muito boa. Tomei minha decisão… vou esperar um pouco e comprar um carro flex.

Muito obrigado mesmo… recomendo o site para todo mundo que conheço, e fico admirado com a rapidez das respostas.

Abraço
Lauro