Pergunta

Por favor, ouvir dizer que os motores Zetec da Ford não podem ser retificados, é verdade?
Então quantos mil km o motor Zetec pode durar?
Pergunto isso pois estou interessado em um Focus Sedan 2.0 16v 2001 COMPLETO, impecável, inclusive com banco de couro, por R$ 29.990,00.
Peço sua opinião sobre esse veículo.
Muito obrigado.
Agradeço sua compreensão e rumo ao Prêmio iBEST 2005.
Um grande abraço, e parabéns pelo seu ótimo trabalho.

Marcelo Vivela

Resposta

Caro Marcelo,

Esta semana é a semana dos motores Ford sem a possibilidade de retífica. Você já é a terceira pessoa que nos pergunta isto….Vejamos.

Aspectos mecânicos não são o forte de nosso projeto e você pode atestar isto em nossas consultorias já publicadas. Ainda assim em relação aos seus questionamentos podemos passar algo baseado em leituras de revistas especializadas.

Os motores Ford que não permitem retífica são aqueles motores instalados nos primeiros modelos Fiestas, ainda importados. Nestes veículos em caso de necessidade a Ford executa uma espécie de troca, ou seja, você dá o seu motor e recebe outro. A operação seria legal se não fosse o custo elevado envolvido na mesma, de valor muito mais elevado quando comparado a uma retífica parcial utilizando peças disponível no mercado paralelo.

Mecânica Zetec Rocam: esta mecânica presente na maior parte do portifólio Ford atual (linha Fiesta, linha Focus, linha EcoSport) estreou em nosso mercado na família Escort.

Na época o motor da família AP VW representava a melhor solução de engenharia disponível em nosso mercado quando o assunto era economia / performance / durabilidade. O Zetec Rocam 1.8 da Ford de 115CV chegou fazendo estragos nesta popularidade VW, ou seja, performava mais e gastava menos.

Tanto é verdade que a montadora mantem o mesmo ainda disponível em todo a sua linha de produtos. Você acha que a Ford venderia com sucesso os seus carros, configurados com um motor que não permite trabalhos de retífica. Pura lenda…….

Quanto tempo este motor dura: a pergunta é difícil de ser respondida mas a industria automotiva mundial declara que a maioria de seus motores para este segmento de veículos está dimensionado para rodar uns 200 mil kms sem a necessidade de algum tipo de retífica. Os motores diminuíram de tamanho, as ligas utilizadas nos mesmos são mais duráveis e resistentes, os lubrificantes apresentam melhores propriedades de ação, etc, etc, ou seja, tudo contribuiu para a maior vida de um motor.

Não é história de motorista de táxi: já fui proprietário de uma Parati 1986 e rodei com a mesma mais de 160 mil kms sem precisar de retífica ou algo relacionado. Depois vendi a mesma e desconheço o futuro que o veículo teve.

Ainda que estejamos falando de um motor de um fabricante concorrente, vale apenas como exemplo do que é possível.

Evidentemente a vida útil de um motor está diretamente relacionada a maneira de dirigir, ao programa de manutenções preventivas recomendado pelo fabricante, qualidade do combustível, etc, etc. Um motor deste mal tratado pode durar apenas 20 mil kms e bem tratado pode chegar aos 200 mil kms. Tudo irá depender do proprietário do veículo e o fabricante atesta isto.

Focus Sedan: quanto estamos nos referindo ao segmento dos sedans médios sempre pensamos em Toyota Corolla e Honda Civic e no passado a GM Vectra disputava as primeiras posições de vendas neste segmento.

O Fiat Marea Sedan, bem como o Ford Focus Sedan sempre apareceram como coadjuvantes neste segmento. Com certeza não é por problemas relacionados a aspectos mecânicos e talvez algo relacionado ao design do veículo que com certeza não agradou a todos.

O Focus Hatch tem um apelo maior quando tratamos o design e até podemos dizer que o mesmo representou um certo pioneirismo em termos de design. Atualmente vemos carros com design menos expressivo e vendendo em maior quantidade (Honda Fit, Toyota Fielder, entre outros).

De certa forma o mercado automotivo é meio movido a novidades e talvez este seja a maior justificativa para o baixo volume de vendas da família Focus em nosso mercado. Ainda que ambos os modelos apresentem sinas de um design moderno, já sabermos que o veículo sobre com o peso de um projeto mais antigo. A situação é atestada pelo fato da Ford já ter lançado uma outra família Focus em mercados mais competitivos (mercado Europeu).

Somente como exemplo, em 2004 (até setembro) enquanto a Ford emplacou 12.418 modelos Ford Focus (hatchs e sedans) a Toyota emplacou 27.005 Toyotas Corolla Sedans e a Honda emplacou 15.014 Hondas Civic.

Quando analisamos o mesmo modelo Ford Focus no mesmo período em 2003 a linha Focus tinha emplacado apenas 10.440, ou seja, o modelo este ano vendeu 18,95% há mais, representando que o mercado ainda está comprador para o modelo.

Preço do veículo: verifique a cotação do mesmo nos sites abaixo indicados:

www.fipe.com.br
www.molicar.com.br

No site molicar você tem a possibilidade de inserir algumas características do veículo garantindo um resultado ainda mais apurado. Não desperdice oportunidade, pois neste site são penas 5 cotações ao dia.

Imprima os resultados e utilize os mesmos em suas tratativas comerciais futuras caso haja alguma desvantagem a sua pessoa.

Conclusão: se o veículo mencionado estiver em bom estado, com procedência e com preço dentro de uma faixa de mercado representa uma boa opção de compra. Não deixe de ler algumas de nossas consultorias já publicadas sobre a compra de veículos usados. As mesmas contribuirão ainda mais em sua decisão final de compra.

Vamos nos falando e agradecemos os votos na Programa Ibest 2005, ainda que nas parciais de resultados já divulgados os sites das grandes montadoras e Organizações (Embraer / Varig) aparecem nas primeiras posições, situação bastante normal.

Nossa participação neste tipo de evento representa muito mais uma maior divulgação de nosso projeto, do que intenções de estarmos nas primeiras posições do ranking.

Não temos carros piscando ou algo do gênero.

Temos algumas consultorias automotivas publicadas (somente textos) que ajudam muitos de nossos Clientes Internautas em suas compras futuras de seus veículos.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Companheiro,

Muito Obrigado. Você me ajudou à tirar essa dúvida da minha cabeça. O pessoal parece que inventa tudo pra acabar com a Ford.
Pelo que pude perceber, você me afirma que o Focus é um bom carro, mais que não agrada a todos devido ao seu design.
Não estou certo?
Mais é um carro bom, de mecânica, durabilidade?
CONSULTORIA – Mesmo sendo gratuita, foi ótima, você respondeu rapidamente e foi direto ao ponto.
Conheci o site através de mecanismos de busca.
Já está salvo nos meus “Favoritos”.

Agradeço a preocupação e desejo muito sucesso ao site.
Marcelo Vilela.