Pergunta

Olá,
Estou pensando em trocar meu carro por um Fiat Stilo 1.8 16V.
Porém, navagendo na Internet, encontrei um site dedicado apenas a consumidores insatisfeitos com a Fiat, com dezenas de manifestações negativas relacionadas ao Stilo.
Muitos dos problemas que os usuários relatam se repetem, alguns insolucionáveis, o que leva a suspeitar de falhas graves no projeto do veículo.
Ficaria satisfeito em ouvir sua opinião.
Obrigado.
Celso.

Resposta

Caro Celso,

Aspectos mecânicos na verdade não são o forte de nosso projeto e devido a isto fica difícil opinarmos com mais propriedade sobre este assunto.

Sempre leio estas publicações especializadas e jornais que trazem as chamadas colunas onde os consumidores reclamam de seus veículos e posso ser sincero em dizer que o modelo Fiat Stilo não me parece o campeão de aparições.

Estamos diante de um veículo mundial da montadora, sendo inclusive lançado inicialmente e com muito sucesso junto ao mercado Europeu. Só isto já seria um atestado para qualificar o mesmo. Vender veículo na Europa não é para qualquer um, a qualidade exigida, bem como a concorrência mais acirrada acabam justificando a qualidade do produto.

Na Europa a VW lançou o Golf Geração V (o nosso é da geração IV) e um dos motivos desse lançamento diz respeitos aos novos (não tão novos) lançamentos de modelos no mercado Europeu (Fiat Stilo, novo Astra, novo Ford Focus, Peugeot 307, Citroen C$, etc, etc).

No Brasil o Fiat Stilo foi lançado em 2002. Teoricamente veio concorrer em um mercado (Hacths médios) onde a Fiat já atuava com o modelo Brava. Na Europa um modelo substituiu o outro e não demorou muito para o mesmo se repetir em terras locais.

O maior rival da Fiat neste setor sempre foi o VW Golg. Enquanto o modelo VW ultrapassa o volume de vendas anuais em mais de 32 mil unidades, o modelo da Fiat sempre esteve na casa de 10 mil unidades / ano.

Algo precisava ser feito:

Vejamos alguns números do mercado, considerando estes dois modelos de maior concorrência entre si:

Ano 2002:

VW Golf: 27.973 unidades vendidas
Fiat Brava: 5.909 unidades vendidas
Fiat Stilo: 8.166 unidades vendidas (com apenas três meses de oferta no mercado)

Neste momento percebemos que o novo modelo da Fiat veio para ganhar, pois em três meses de oferta já ultrapassou o seu irmão mais velho e numa conta proporcional de vendas ao ano todo ficaria bem próximo do VW Golf, um feio histórico para a Fiat.

Ano 2003:

Fiat Stilo: 16.536 unidades emplacadas
VW Golf: 15.326 unidades emplacadas

Pelo exercício 2003 a Fiat conseguiu o seu objetivo, ultrapassar o seu principal concorrente no segmento dos Hatchs médios, ainda que o modelo VW tenha perdido significativo market share.

Ano 2004: (até setembro):

Fiat Stilo: 7.069 unidades emplacadas (menso 39% em relação ao igual período de 2003)
VW Golf: 10.572 unidades emplacadas (menos 10,76% em relação ao igual período de 2003)

Infelizmente a alegria da Fiat durou pouco, nos segmento dos Hatchs médios. Ambos os modelos perderam partcipação, ainda que o modelo VW tenha sido menor.

O que justifica tal cenário: o lançamento de outros novos veículos com expressivos volumes de vendas talvez sejam uma explicação (Ford EcoSport, Honda Fit, Toyota Corolla, Toyota Corolla Fielder, Citroen C3, Peugeot 307, entre outros).

Ainda que os modelos acima mencionados estejam em outros segmentos do mercado, muitos deles tem preços sugeridos aos veículos Fiat Stilo e VW Golf.

Aquele apelo de produto novo (Fiat Stilo) já não existe mais, e infelizmente a industria automotiva local e mundial vive um pouco da emoção de um novo modelo.

A Fiat tem tentando algumas estratégias comerciais para colocar o seu produto Stilo na mídia e tentar alavancar as vendas do modelo. Nos últimos tempos lançou um modelo que possui tecnologia de telefonia sem fio e mais recentemente lançou uma versão especial (serie especial) assinada pelo piloto de provas de F1 Michael Schumaker. Ainda que representes veículos top de linha em seu portifólio de produtos e que vale neste tipo de estratégia é ser divulgado na mídia, estar presente, fazendo com que potencias compradores do modelo sejam despertados.

Será que vai dar certo. Não sabemos. O VW Golf mesmo sofrendo com a síndrome de veículos com altos custos de apólices de seguros, consegue melhor resultado para a montadora.

Não estamos falando que você deveria mudar de posição e comprar o carro da VW. Particularmente neste disputa acho que até ficaria com o Fiat Stilo, por tratar-se de um veículo mais novo, um projeto mais novo. Se o Golf geração V estivesse disponível em nosso mercado a briga seria mais acirrada.

Também não acredito que este resultado da Fiat seja decorrente de problemas mecânicos ou de projetos relacionados ao veículo. Conforme lhe falei, pouco vejo consumidores reclamando de veículos, frente a outros modelos de mercado, campeões de reclamações.

Infelizmente não encontro as justificativas para tal cenário e talvez se tivesse estaria trabalhando para a montadora numa área de estratégia ou algo relacionado. Ainda que o objetivo inicial do projeto do site tenha sido este, ainda não obtive sucesso neste plano profissional futuro e em função disto buscamos a profissionalização do projeto do site.

Conclusão: no mercado dos Hatchs médios, Fiat Stilo, VW Golf e Peugeot 307 são os nossos favoritos. Representam produtos mundiais, carros globalizados e com certeza possuem as premissas mínimas de um excelente veículo (baixo custo de manutenção, baixo consumo x razoável desempenho, bom valor de revenda, apelos de design, etc, etc).

Pode comprar o seu Fiat Stilo sem receios……

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento