Pergunta
Caro Nelson,
De início já agradeço por seus préstimos no quesito: “Qual veículo devo adquirir?”.
Suas conclusões são mágicas e com certeza eliminam qualquer dúvida sobre qual a melhor compra.
Estou saindo de um Corsa 2003 Completo 1.0 (Mod. Novo) e confesso estar completamente tendencioso a um C3 1.4 Flex. Isto porque, além dos opcionais do carro, ainda temos o fator preço que, com certeza encanta qualquer consumidor na faixa dos 40 mil. Há dias venho vasculhando e reunindo opiniões sobre o automóvel e obtive mais opiniões negativas do que positivas. Mas pelo nível dos compradores (percebi pela forma que se expressão) deste veículo acho um tanto quanto estranho que eles possam ser “possíveis compradores” enganados por vendedores ou se, simplesmente se apaixonaram pelo carro como eu.
Dentre tantos e tantos sites que li, obtendo informações, achei o seu um tanto quanto imparcial e bem amparado de informações, por isto resolvi perguntar.
Na verdade, gostaria que você colocasse em meu lugar, C3 tê-lo ou não tê-lo?
Alexandre Tona
Resposta
Caro Alexandre,
Incialmente agradeço em elogios em relação aos nossos trabalhos. É este tipo de reconhecimento que faz com que a gente ainda mantenha o projeto considerando alguma opotunidade futura para o mesmo.
Vejamos o seu caso:
# Citroen C3, sim ou não ???
Existe uma consultoria publicada em nossa homepage que outro Cliente internauta questionava a compra do mesmo versus a compra de um VW Fox. Depois de algumas considerações o mesmo acabou optando pelo modelo francês, não que o modelo VW seja pior ou melhor é que realmente a relação custo / benefício, ao modelo, oferecida pela montadora acaba justificando em parte tal decisão. Verifique esta consultoria já publicada, veja os prêmios que o modelo já ganhou em outros mercados bem mais competitidos e você passará a perceber a justificativa para o mesmo sucesso em terras locais.
Pelos números acumulados de 2006 temos o seguinte cenário para o Citroen C3:
# Dezembro 2005: 1.519 unidades emplacadas
# Dezembro 2006: 2.414 unidades emplacadas (alta de 58,29% em relação ao mesmo período anterior)# Consolidade 2005 Citroen C3: 12.811 unidades emplacadas
# Consolidade 2006 Citroen C3: 22.162 unidades emplacadas (alta de 72,99% em relaçao ao mesmo perído anterior)O que estes números representam:
# O veículo está numa ascendente de vendas, ou seja, sucesso absoluto em nosso mercado.
# Parte deste sucesso é com certeza justificado pela agressividade comercial com que a montadora tem trabalhado. A versão de motor 1.4 repleta de acessórios foi oferecida ao mercado numa excelente relação de custo / benefício durante parte do exercício 2006 e para este início de 2007 tal estratégia ainda continua.
Ter um não ter um modelo Citroen C3:
O que vou escrever a partir de agora não pode parecer tendencioso, até porque já ouvi comentários de que trabalho para a montadora e isto não é verdade.
Sou proprietário de um modelo Citroen C3 Exclusive ano 04, modelo 05.
Importante ressaltar que não comprei o mesmo por uma escolha de mercado e sim por uma oportunidade comercial. Particularmente gosto de veículos maiores os chamados Sport Utilities mas preciso de um veículo menor, com menores custos operacionais, menor consumo de combustível, menores riscos, um veículo para o dia a dia. Um parente próximo possuía o mesmo há dois anos, com menos de 9 mil kms e estava comprando um outro veículo. A revenda autorizada concorrente oferecer R$ 9.000,00 há menos que que este valia no mercado e acabei ficando com o mesmo por um valor intermediário entre a cotação do mercado e a oferta indecente da revenda concorrente. O veículo era bem novo e com procedência. Conhecia o histórico do mesmo e neste caso representava uma excelente oportunidade comercial.
Importante ressaltar que este parente próximo já era proprietário deste segundo modelo C3 e só não permaneceu com o mesmo pois ficara encantada com a oferta de um novo modelo disponivel em nosso mercado, agora importado do México. Caso contrário, um novo Citreon C3 faria parte de sua intenção de compra, visto que, o mesmo troca de carro a cada dois anos.
Anterior a este veículo eu possuía uma VW Saveiro modelo Super Surf ano 03 que estava com 70 mil kms. Excelente veículo, zero problemas durante todo este tempo de utilização e uma comercialização bem facil na hora da revenda. Aquilo que já é tradicional de um modelo VW, motor AP, 1.6.
Minha impressão sobre o Citroen C3: já rodei uns 6.000 km com o veículo. Satisfação total. O veículo tem motor 1.6 a gasolina e numa média exclusiva de estrada chego a rodar uns 14km/l de combustível.
Espaço interno muito bom para um veículo de sua categoria, bem porta malas (a profundidade do mesmo garante a colocação de malas grandes), bom acabamento interno (importante ressaltar que este meu modelo Exclusive é dotado de bancos de couro, originais de fábrica), boa dirigibilidade, etc, etc. Manutenção pós-vendas:
Nem tudo é alegria:
Meu pai já foi proprietário de um veículo da marca (Citroen Xsara) e os serviços de pós-vendas na cidade de São Paulo deixavam a desejar. Até um tempo ahtás as revendas autorizadas da marca na cidade de São Paulo e imediações pertenciam ao mesmo grupo e isto acaba prejudicando em parte o consumidor. Desconheço se esta situação ainda permanece e com certeza um sucesso de vendas da marca acaba representando uma melhor situação neste quesito. Mais veículos vendidos, mais peças de reposição na prateleira, mais pessoal treinado, mais clientes satisfeitos, mais revendas autorizadas, etc, etc.
O meu veículo veio com um barulho estranho na banco traseiro. Como sou meio chato na manutenção dos veículos tratei logo de resolver o problema até porque estava ha poucos dias do término da manutencção extendida contratada para o mesmo.
Procurei um revenda autorizada da marca fora do eixo São Paulo visto que me desloco para o interior paulista diariamente. Comentei sobre a experiência de meu pai na revendas autorizadas de São Paulo e fui informado que tal situação não ocorria naquela localidade.
Deixei o carro para reparo e ao final do dia fui buscar o mesmo.
Não me cobraram nada, mas o defeito não fora resolvido. Depois de um quarteirão o banco traseiro continuava fazendo barulho.
Resolvi tentar uma solução:
Avaliando o problema percebi que havia uma folga entre o suporte do banco e um pivo onde o mesmo é apoiado. O banco traseiro é bipartido, ou seja, possui uma parte fixa (1/3 e 2/3) apoiada no assoalho do porta malas e na outra extremidade uma parte apoiada. Este apoio estava com um folga fazendo com que o mesmo fizesse barulho, mesmo estando preso na parte superior.
Com uma mangueira de borracha, fiz uma espécie de “embuchamento” para este apoio externo do banco (em ambas as extremidades) e o barulho sumiu. A revenda autorizada da marca havia passado graxa em todos os poucos de contato acreditando que tal solução fosse resolver tal problema de barulho.
Talvez os novos veículos já até sejam dotados deste tipo de solução, mas o que é inadimissível, que eu proprietário do veículo seja responsável pela soluções de problemas que a revenda autorizada da marca não conseguiu resolveu ou nem sequer diagnosticar. Aquela “folga” entre o pino externo do banco (parte inferior do encosto traseiro) e o apoio do mesmo com certeza é um fator de barulho interno no veículo durante o rodar do mesmo.
Como fica aquele proprietário que não tem condições, não tem tempo, não tem interesse, não tem ferramentas para realizar tal serviço. Com certeza ficará insatisfeito com o veículo, considerando inclusive a venda futura do mesmo ou até a compra de um modelo concorrente.
O mercado de automoveis não pode ser considerado somente pela comercialização do veículo. Os serviços de pós-vendas são tão importantes quanto a venda e representam o sucesso de uma marca, a fidelização dos seus Clientes, o cresimento de sua participação em um mercado tão competitivo.
Os recem chegados (franceses e japoneses, por exemplo) teriam maiores dificuldades nestes quesitos (menos modelos disponiveis, menos revendas autorizadas) mas também teriam mais oportunidades de tratar os Clientes com um apelo de exclusividade, mas facilidades de “conquistar” os seus Clientes.
No meu caso em específico ainda não fui conquistado mesmo que esteja plenamente satisfeito com o meu Citreon C3. O que isto representa ??? Representa que quando precisar de algo, vou me dirigir aquele mecânico de confiança e a revenda autorizada deixa de fazer um relacionamento com seu Cliente.
Ainda assim acho que comprar um Citroen C3, nos dias de hoje, representa uma das melhores opções de compra no mercado dos compactos Premium.
Vamos nos falando,
Atenciosamente
Nelson LRC Bastos
Site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento